domingo, 21 de setembro de 2008

[Ilha Terceira - Açores] Banda do Samouco anima Festividades no Império de São Carlos

A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense irá estar presente nas Festas da Irmandade de São Carlos, localidade situada na Ilha Terceira, Açores. Estas festividades decorrem entre os dias 21 e 29 do corrente mês.

Baseado em algumas obras de referência da história local, a irmandade do Divino Espírito Santo do lugar de São Carlos constituiu-se na sequência de uma crise vulcânica que se desenvolveu em 1761 no interior da ilha. Este evento foi o último de notáveis dimensões registado na Terceira, tendo-se prolongado por vários meses: fez expelir lava em diversas direcções, alterando a fisionomia de vastas áreas da ilha.
No final de Setembro de 1762 ter-se-ia feito notar uma densa nuvem de fumo que atingiu a metade sul da ilha de forma notável, desde a encosta da Serra de Santa Bárbara até ao lugar de São Carlos. O povo invocou o Divino Espírito Santo e o fumo dissipou-se pouco depois. Este facto foi tomado como um milagre, assinalado pelos anos adiante com a instituição de uma Irmandade do Espírito Santo e a realização da Festa do Império de São Carlos.

Na deslocação entre os dias 26 e 29 do corrente mês ao arquipélago açoreano, a Banda do Samouco irá actuar por várias ocasiões, com destaque para o concerto de Sábado dia 27 às 22 Horas. O serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense estará em reportagem no local, sendo toda a informação disponibilizada em permanência através do serviço que o caro leitor agora se encontra a visitar. A Comissão de Festas do Império de São Carlos conta também com o seu próprio serviço na Internet, disponível através do endereço http://imperio-sc-2008.blogspot.com: entre múltiplos pontos de interesse, poderá ser consultado o programa completo das festividades locais.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.