sexta-feira, 5 de junho de 2009

[FotoVídeoReport] Grande Corrida "CARAS" - Regresso de Murteira Grave em destaque máximo no Campo Pequeno

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:
Fotos de Pedro Batalha, Chefe de Fotografia do serviço "Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica":


Aguardada com grande expectativa, a Grande Corrida "CARAS" teve casa cheia, com aficionados a comparecerem no Campo Pequeno para testemunhar o regresso da ganadaria Murteira Grave à catedral do toureio equestre.

Abriu praça Joaquim Bastinhas, que neste espectáculo lidou o seu toiro n.º100 pertencente à ganadaria de Joaquim Grave. O "Vagabundo", exemplar com 638kg mostrou-se algo fechado em tábuas, tendo alguns arreões durante esta lide morna. Nota de destaque para os derradeiros ferros de palmo e par de bandarilhas, executados de forma correcta; No 4º da noite, de seu nome "Andorinho" (630kg), o cavaleiro de Elvas revelou pormenores de interesse em praça, mas faltou toiro para alcançar o verdadeiro triunfo.

Luís Rouxinol lidou o 2º da noite: com 600kg, o "Farolim" mostrou codícia obrigando o cavaleiro de Pegões a entrar em terrenos do seu oponente para, com destreza e inteligência, conseguir ferros de elevado nível e assim fechar uma lide conseguida; no 5º da noite (de seu nome "Maleta" com 610kg), Rouxinol deparou-se com um toiro algo distraído. Numa lide de menos a mais, destaque para a fase final da sua actuação onde, já ao som de "España Cañi", o cavaleiro de Pegões empolgou a assistência montado no seu "Mustang" com um violino, um par de bandarilhas e a pedido do público um palmito, todos cravados de forma irrepreensível.


António Brito Paes lidou o terceiro da noite, de seu nome "Chupetillo". Com 590kg de peso, o jovem cavaleiro deparou-se com um exemplar algo distraído. Acabou por ter uma lide conseguida, por entre ferros com cravagem correcta e alguns pormenores equestres de boa nota a sobressairem; O Toiro mais pesado estaria guardado para a derradeira lide da noite: com 686kg, o "explosivo" fez com que o cavaleiro revelasse algm nervosismo em praça, com este facto a afectar a qualidade da cravagem. Uma lide algo apagada com o cavaleiro a não entender as distâncias do toiro.


À passagem de 70 anos de actividade do grupo, os Forcados de Montemor - capitaneados por José Maria Cortes - apresentaram-se no Campo Pequeno para pegar 6 toiros Grave e estiveram muito bem: com a pega no 2º toiro ao 2º intento e a derradeira a ser consumada à 3ª tentativa, todas as outras sortes foram fechadas à primeira, destacando-se a pega com João Cabral na cara do toiro concretizada no 3º exemplar da noite, premiada com 2 merecidas voltas ao ruedo.




O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida e por ordem todas as pegas:

(vídeo com alta qualidade de som e imagem disponível aqui)

O curro da ganadaria Murteira Grave no geral cumpriu, saindo à praça toiros bem apresentados e a dar bom jogo entre tábuas, ajudando ao espectáculo.

A Respeito da Banda do Samouco, mostramos em seguida "Un Buen Par", pasodoble composto por Ledesma & Oropesca, interpretado durante a lide do 3º toiro da noite, lidado por António Brito Paes. O Solo em trompete a duas vozes é interpretado por Miguel Silva na 1ª voz e José Fontes na 2ª voz:

(vídeo com alta qualidade de som e imagem disponível aqui)

Nota de realce para o final da corrida com a volta à arena de todos os elementos dos Forcados de Montemor, cavaleiros e respectivas quadrilhas e o ganadero Joaquim Grave que, sob forte ovação encerraram o 4º espectáculo na temporada 2009 no Campo Pequeno.


(Veja aqui todas as fotos de Pedro Batalha juntamente com a crónica na óptica da SubDirectora Naturales, Patrícia Sardinha)

As grandes emoções voltam ao Campo Pequeno já quinta-feira dia 18 de Junho com uma corrida de promoção de novos valores na qual actuará "Michelito", a grande revelação mundial com apenas 11 anos. Dentro de dias a antevisão completa online aqui, no blog da Banda do Samouco, assim como no serviço luso-espanhol de tauromaquia Naturales.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.