segunda-feira, 6 de julho de 2009

[FotoVídeoReport] Campo Pequeno - Morante de la Puebla em grande plano na 4ª Grande Corrida Jornal 24 Horas

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo:
Fotos de Pedro Batalha, Chefe de Fotografia do serviço "Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica":

Aguardada com enorme expectativa, a 4ª Grande Corrida Jornal 24 Horas recebeu um dos “mano a mano” mais aguardados desta época: de um lado António Ribeiro Telles - representante máximo na actualidade do toureio a cavalo lusitano; do outro o matador espanhol Morante de la Puebla – figura máxima na actualidade do toureio apeado andaluz.


Logo após as habituais cortesias, foi anunciada a entrega do “Galardão Prestígio Campo Pequeno 2008” ao Mestre David Ribeiro Telles. Por motivos de saúde, o homenageado não pode estar presente, sendo a distinção recebida pelo seu filho Manuel Ribeiro Telles.


António Ribeiro Telles abriu praça deparando-se com o 1º exemplar do curro Ortigão Costa destinado a este espectáculo: um toiro que não foi fácil com o cavaleiro da Torrinha a ter um comportamento regular, sabendo interpretar as características do seu oponente na cravagem das sortes; Já no seu 2º toiro – e apesar de ter sofrido alguns toques na montada – Telles foi de menos a mais, transmitindo mais emoção ao público, destacando-se na cravagem dos últimos curtos com o toiro a responder com codícia; No seu derradeiro toiro, o cavaleiro da Torrinha enfrentou um exemplar que não transmitiu emoção suficiente, obrigando o cavaleiro a entrar recto no toiro e a conseguir a cravagem de alguns bons ferros, não se livrando de alguns toques na montada.


Morante de la Puebla apresentou-se em Lisboa após ter sido considerado o matador triunfador deste ano na Feira de Santo Isidro em Madrid, criando grande expectativa entre os aficionados. Recebendo o seu 1º oponente à verónica, iniciou-se com um toiro manso a apresentar falta de condições de lide. Na muleta, o matador viu-se obrigado a antecipar a conclusão deste toiro após alguns muletazos soltos e sem história; Perante o 2º do seu lote - um exemplar com 508kg – Morante conseguiu aquecer o público com uma faena bem ligada perante um toiro que investiu e colaborou com nobreza, proporcionando boas séries tanto pela esquerda como pela direita; Perante o derradeiro exemplar da noite - um toiro com 528kg de peso - o matador andaluz recebeu-o à verónica e com lances templados. Na muleta concretizou uma faena vistosa ao centro da arena com muletazos templados de grande estética perante um toiro nobre, pronto de investida e a transmitir emoção.


Os Forcados Amadores de Santarém asseguraram as 3 pegas, numa noite onde o lote de Ortigão Costa criou algumas dificuldades ao grupo scalabitano: o Cabo Diogo Sepúlveda fechou a sua sorte ao primeiro intento; António Jesus concretizou a pega do terceiro da noite à primeira; Gonçalo Veloso selou a sua sorte à terceira tentativa para o quinto da noite.

O curro de Ortigão Costa para esta corrida saiu à praça com boa apresentação, tendo apresentado comportamento algo irregular ao longo da noite. Destacaram-se pela positiva os dois últimos exemplares de Morante de la Puebla, com ambos os toiros a não complicarem, mostrando nobreza em praça.

A respeito de vídeos, apresentamos em seguida todas as pegas concretizadas nesta corrida:


Interpretado em estreia pela Banda do Samouco por ocasião da actuação do matador de toiros espanhol em Lisboa, apresentamos em seguida “Morante de la Puebla”, pasosodoble interpretado esta noite durante a lide do 4º toiro da noite:

Mais notícias sobre tauromaquia a todo o momento online aqui, no blog da Banda do Samouco: fique em sintonia connosco!

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.