segunda-feira, 20 de setembro de 2010

[Antevisão] Corrida de Homenagem a José João Zoio este Sábado pelas 17 Horas na Praça de Toiros do Montijo


A praça de toiros Amadeu Augusto dos Santos no Montijo receberá no próximo Sábado dia 25 de Setembro pelas 17 Horas a corrida de homenagem nacional em memória de José João Zoio. Sairá à praça um curro de 6 toiros com peso e trapio (fotos dos exemplares a lidar disponíveis aqui) para ser lidado por 12 cavaleiros que actuarão a duo, 3 grupos de forcados, isto além de 6 cavaleiros que terão a sua participação de honra nas cortesias (ver cartel acima e alteração no mesmo aqui). A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurará a componente musical deste espectáculo.

A ligação de José João Zoio à Banda do Samouco remonta há pelo menos 30 anos, num episódio que o próprio relatou recentemente a maestro, direcção e alguns músicos samouquenses 4 dias antes de nos deixar. Reproduzimos em seguida parte da notícia na qual se incluem as palavras emocionadas do saudoso Zé João, tal e qual as escutámos:

Campo Pequeno - Madrugada de 28 de Agosto de 2009, 1 Hora e 30 Minutos:
Nas imediações da praça lisboeta, músicos e maestro preparam o regresso a casa após terem abrilhantado musicalmente a corrida do Sporting Clube de Portugal.
José João Zoio dirige-se à Banda do Samouco e procura o maestro. Já à conversa com Sérgio Oliveira, alguns músicos e directores escutam o depoimento emocionado do cavaleiro. Visivelmente bem disposto e inspirado, Zoio afirma que na década de 80 na Praça da Nazaré, existiu um marco na sua carreira que recorda com muita saudade: durante a lide e na preparação de uma das suas sortes, quando se dirigia ao toiro para cravar mais um ferro, o Maestro Francisco Domingo Taneco começou a executar o solo em trompete do pasodoble “La Virgen de Macarena”. Perturbado e deliciado, Zoio mudou de rumo, poisou o ferro ao colo e em plena praça virou-se para a Banda do Samouco aplaudindo-a efusivamente. Emocionado, afirmou que nunca tal coisa se viria a repetir na sua carreira.

Na recta final da conversa e antes da despedida desejou boa sorte à Banda do Samouco: “Para mim, vocês serão sempre os melhores. Boa sorte para vocês!” afirmou, seguindo o seu caminho. Um sentimento de privilégio apodera-se de todos quantos tiveram a sorte de escutar as palavras ditas por aquele senhor.

In serviço de notícias online da Banda do Samouco, 3 de Setembro de 2009
link par notícia completa: http://bandadosamouco.blogspot.com/2009/09/d-jose-joao-zoio-na-memoria-da-banda-do.html


Respondendo afirmativamente à solicitação da família e comissão organizadora que atempadamente contactou a Banda do Samouco, é com enorme honra que a formação samouquense se associa a este espectáculo.

Conheça agora um pouco melhor o percurso deste nobre cavaleiro lusitano, clicando na imagem que apresentamos abaixo:

A todos estes motivos juntam-se muitos outros para que não deixe de comparecer nesta corrida especial e desta forma homenagear José João Zoio, dando o seu valoroso apoio à família do cavaleiro que recentemente nos deixou.

Sábado, 25 de Setembro pelas 17 Horas na Praça de Toiros do Montijo.
Compareça e ajude a embelezar este espectáculo único.

2 comentários:

Anónimo disse...

À muito que eu sabia desta história,pensando sempre que pecava por exagero de quem a contava, com os olhos brilhando,o coração palpitando e a alma cheia , cheia de orgulho de sermos Samouco.Li com atenção a reprodução das palavras do Mestre José João Zoio e não me contive as lágrimas correram pela cara de orgulho e de felicidade por termos uma Banda como a nossa.Tenho o maior orgulho em vocês VIVA A BANDA DO SAMOUCO!!!

Anónimo disse...

São factos destes que nos dão força para continuar.`Muitos dias já cansados não é fácil deixar a família para tocar na nossa Banda mas...vale a pena acreditem! Hoje até a minha família vibrou. Mestre J.J.Zoio onde quer que esteja sei que nos vai escutar e aplaudir assim como a todos que vão participar nesta Grande Corrida.
Um grande bem haja à Família de Mestre J.J. Zoio
Músico da S.F.P.L.S

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.