terça-feira, 2 de agosto de 2011

[Banda do Samouco: Passado, Presente e FUTURO] Entrevista a Jorge Taneco, o novo Maestro da Banda do Samouco


Jorge Taneco é o novo Maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Nascido no Samouco em 1950, começou a sua carreira na música aos 15 anos.
Ingressou nos quadros da Banda da Guarda Nacional Republicana aos 18 anos e passado apenas um ano interpretou o concerto de Vivaldi para 2 trompetes com o seu pai, Francisco Domingos Taneco, trompete solista na mesma formação.
Em 1971 integrou a Orquestra Filarmónica de Lisboa e em 1972 foi o primeiro músico a ingressar na Orquestra de Juventudes Musicais Internacionais como 1º trompete. Participou em vários concertos de música de Câmara da RDP.
Durante a década de 70 e parte da década de 80 foi solista na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, integrou a Orquestra Sinfónica da RDP e ingressou nos quadros da Orquestra Filarmónica de Lisboa, formação entretanto integrada como Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos onde o filho Jorge assumiu o papel de 2º Trompete, ao lado do pai Francisco, 1º Trompete solista.
Participou em diversas gravações em estúdio e ao vivo, assim como em programas de TV, entre os quais nas orquestras de vários festivais da Canção com José Calvário.
Entre 1988 e 1991 dirigiu a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, sucedendo na Direcção Musical desta formação ao seu próprio pai, falecido a 23 de Dezembro de 1987.

Na sua primeira entrevista após o regresso à Banda da sua terra na qualidade de Maestro, Jorge respondeu de forma determinada às questões que o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com lhe colocou:

BandadoSamouco: Foi Maestro da Banda do Samouco entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90. Na qualidade de Maestro, como é que o Jorge vê a evolução da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense nos últimos 20 anos?
Jorge Taneco: A evolução é tremenda... diria mesmo abismal!
A banda neste momento tem uma organização e um conjunto de músicos completamente diferente do que existia há 20 anos: do amadorismo passou-se a uma categoria na qual prevalece bastante profissionalismo no trabalho demonstrado, onde a qualidade dos músicos é o que mais se destaca.

BdS: O que considera determinante para aceitar o desafio de voltar a comandar os destinos da Banda do Samouco?
JT: Amor à terra do Samouco, nunca aceitaria convite de mais nenhum lado.
Posso contribuir para o desenvolvimento da mesma, até porque tenho tempo disponível e ideias próprias que, dentro do possível, gostaria de implementar. Volto à Filarmónica da terra que me viu nascer para que, com muito trabalho, a Banda continue a evoluir. O caminho faz-se caminhando!

BdS: Qual o maior desafio que esta Banda enfrenta actualmente?
JT: A natural vocação para pasodobles é uma evidência à vista de todos os que conhecem a Banda do Samouco, mas continua a haver espaço para continuar a desenvolver este estilo musical como muitos outros: reforçar a diversificação de repertório para que possa tocar em qualquer tipo de solicitações ao mesmo tempo que mantém a sua natural apetência para a música típica da festa taurina é sem dúvida um grande desafio!

Após a apresentação do Maestro aos músicos na última quinta-feira no Campo Pequeno, o 1º ensaio da Banda do Samouco com o Maestro Jorge Taneco ao comando acontece hoje, 3ªFeira dia 2 de Agosto, pelas 21:30 Horas na nova sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

4 comentários:

Ferreira Teixeira disse...

Quero expressar o meu agradecimento em meu nome e de toda a direcção pela disponibilidade manifestada pelo maestro Jorge Taneto ao aceitar com muito entusiasmo satisfação e paixão no seu regresso origens para dirigir a Banda Filarmónica da sua terra natal e onde com o seu saudoso pai o grande trompetista Francisco Taneco tiveram uma grande contribuição para o seu desenvolvimento com as suas presenças em anos anteriores Louvável a sua manifestação para contribuir para o seu desenvolvimento. Obrigado Jorge Taneco fico muito feliz por contar consigo e desejo muitas felicidades para o futuro.

Anónimo disse...

Como se costuma dizer!... o regresso do Maestro Jorge Taneco é como a cereja em cima do bolo. Votos de bom trabalho.

Maria Joao Rodelo disse...

Caro Maestro
Quando o cumprimentei nas comemorações do Centenário da Republica, estava longe de imaginar que tão cedo voltaria à direcção da banda do Samouco ! Votos de felicidades e dos maiores sucessoa pessoais e a frente da banda.
Maria João Rodelo

Vera de Jesus disse...

Já há imenso tempo que não deixava um comentário no blog da SFPLS. Hoje fui surpreendida com a noticia de que o meu maestro (falo de há 20 anos atrás) abraçou um grande desafio e regressou á sua (nossa) terra Natal para se tornar novamente o maestro da grande banda do Samouco. Eu pessoalmente sentia-me tão triste quando ia de visita ao Samouco e apenas via sentados nas cadeiras músicos que não conhecia de lado nenhum a quem o Samouco nada lhes diz. A banda do Samouco está de parabéns e quero desejar a todos e em especial ao Grande Senhor Jorge Taneco as majores felicidades. Cumprimentos e saudades daqui da Georgia, Vera de Jesus

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.