Interpretado em 1ª Audição pelaBanda do Samouco no 3º Aniversário da Reinauguração do Campo Pequeno14 Maio 09 Crónica Taurina com Fotos de Pedro Batalha e Vídeo disponível aqui
Agenda 2010 do Grupo Coral SFPLS
20 Junho 2010 - Concerto de Encerramento de Época na S.F.P.L.S. (convidados: Projecto Saxion) De Outubro a Dezembro - Vários concertos no Samouco, Évora, Setúbal, entre outros pontos do país (Datas brevemente disponíveis) AGENDA 2009: - 8 de Maio - Encontro de Coros na igreja Matriz do Montijo - 24 de Maio - Sines - Encontro de Coros Coral Atlântico - 1 Dezembro - Missa de Aniversário da SFPLS na Igreja do Samouco; - 8 Dezembro - 2º Aniversário do Grupo Coral da SFPLS; - 12 Dezembro - Grupo Coral do Samouco na Basílica do Convento de Mafra; - 19 Dezembro 2010 - Grupo Coral do Samouco na Igreja Matriz de Alcochete; - 20 Dezembro 2010 - Grupo Coral e Banda do Samouco - Concerto Conjunto de Natal
Inserida nas comemorações do 110.º aniversário da Restauração do Concelho de Alcochete, ocorreu este Domingo no Salão Nobre dos Paços do Concelho a sessão solene alusiva à data. No decorrer desta cerimónia, a qual contou com a presença de inúmeras entidades oficiais e cidadãos, a Câmara Municipal distinguiu a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense com a atribuição da medalha D. Manuel I.
Luís Franco, Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, começou por enaltecer todo o dinamismo existente na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, referindo-se à Banda de Música como “expoente máximo da sua actividade, conhecida nacional e internacionalmente com uma presença quase contínua e permanente no Campo Pequeno, que é como se sabe o expoente máximo dos espaços tauromáquicos em Portugal”. Para além da Banda, o presidente do executivo camarário referiu-se à importância da Escola de Música no fomento ao desenvolvimento da Banda Filarmónica e à criação recente do Grupo Coral da S.F.P.L.S., para além de uma breve referência às restantes actividades que são desenvolvidas “por esta colectividade tão identitária e carismática do concelho de Alcochete”, afirmou.
A preceder a entrega da distinção, Cândido Mota começou por fazer uma breve apresentação da colectividade, a qual apresentamos integralmente em seguida:
"Instituída a 1 de Dezembro de 1919, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense é uma Instituição de Utilidade Pública com um imenso historial e experiência na promoção da cultura e da educação musical. Alicerçada na sua Banda de Música, esta ilustre colectividade apresenta um elevado dinamismo, evidente com a estreia do Grupo Coral dirigido por Gisela Sequeira em 2007 e a promoção de numerosas iniciativas de índole recreativa e desportiva na nova sede, bem como o investimento em projectos musicais como a Orquestra Ligeira e o Conjunto Aguarela.
A afirmação da sua Banda de Música em território nacional, com destaque para a participação nas Corridas de Toiros no Campo Pequeno, alia-se à projecção internacional alcançada por terras de Espanha e Açores. A actividade desta Banda de Música foi por isso já publicamente distinguida pelo município de Ayamonte e pela Região de Turismo da Costa Azul. Na vanguarda da comunicação global, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense está ainda apostada em retomar a tradição do famoso Carnaval e na realização de espectáculos de variedades e revista. Manuel Ferreira Teixeira é sócio da colectividade desde a sua juventude. Presidiu à Assembleia Geral e é há 6 anos Presidente da Direcção da Colectividade. O Maestro Sérgio Manuel Nunes de Oliveira dirige há 11 anos a Banda da Sociedade Filarmónica e tem alcançado enorme êxito e sucesso com os seus músicos. A Câmara Municipal de Alcochete presta homenagem à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, aos sucessivos órgãos directivos, músicos e sócios pelo seu contributo para a divulgação e prestígio do município de Alcochete”.
Seguiu-se a apresentação de um trabalho em vídeo com algumas das actividades desenvolvidas na S.F.P.L.S., onde constam também testemunhos na primeira pessoa do Presidente da Direcção da colectividade e do Maestro Sérgio Oliveira. Veja a apresentação aqui.
Após atribuição da Medalha pelo Presidente da Câmara pelo Dr. Luís Franco, Ferreira Teixeira dirigiu-se a todas as entidades e cidadãos presentes. Na sua breve intervenção, enalteceu o orgulho e satisfação no facto desta colectividade se associar às comemorações dos 110 anos da Restauração do Concelho. Em nome do elenco directivo a que preside, agradeceu à Câmara Municipal de Alcochete a atribuição de tão honrosa distinção, a qual resulta do “reconhecimento de todo o exaustivo trabalho executado pela colectividade - muito especialmente pela sua Banda Filarmónica - na divulgação e dignificação do nosso concelho. Vamos continuar a fazer tudo para honrar a Freguesia do Samouco e o concelho de Alcochete”, rematou.
O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ apresenta em seguida dois excertos registados na sessão solene no passado Domingo nos Passos do Concelho:
Película criada propositadamente para apresentação nesta cerimónia:
Nota Introdutória pelo orador Cândido Mota e entrega da Medalha D. Manuel I ao Presidente da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, Sr. Manuel Ferreira Teixeira, feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Dr. Luís Franco:
Em paralelo a tudo o que está exposto nesta notícia, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ quer publicamente apresentar os agradecimentos a todas as pessoas e entidades que viabilizaram a criação deste artigo multimédia.
0 comentários:
Enviar um comentário