segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

[FotoVídeoReport] Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense distinguida com medalha D. Manuel I

Inserida nas comemorações do 110.º aniversário da Restauração do Concelho de Alcochete, ocorreu este Domingo no Salão Nobre dos Paços do Concelho a sessão solene alusiva à data. No decorrer desta cerimónia, a qual contou com a presença de inúmeras entidades oficiais e cidadãos, a Câmara Municipal distinguiu a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense com a atribuição da medalha D. Manuel I.

Luís Franco, Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, começou por enaltecer todo o dinamismo existente na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, referindo-se à Banda de Música como “expoente máximo da sua actividade, conhecida nacional e internacionalmente com uma presença quase contínua e permanente no Campo Pequeno, que é como se sabe o expoente máximo dos espaços tauromáquicos em Portugal”. Para além da Banda, o presidente do executivo camarário referiu-se à importância da Escola de Música no fomento ao desenvolvimento da Banda Filarmónica e à criação recente do Grupo Coral da S.F.P.L.S., para além de uma breve referência às restantes actividades que são desenvolvidas “por esta colectividade tão identitária e carismática do concelho de Alcochete”, afirmou.

A preceder a entrega da distinção, Cândido Mota começou por fazer uma breve apresentação da colectividade, a qual apresentamos integralmente em seguida:

"Instituída a 1 de Dezembro de 1919, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense é uma Instituição de Utilidade Pública com um imenso historial e experiência na promoção da cultura e da educação musical. Alicerçada na sua Banda de Música, esta ilustre colectividade apresenta um elevado dinamismo, evidente com a estreia do Grupo Coral dirigido por Gisela Sequeira em 2007 e a promoção de numerosas iniciativas de índole recreativa e desportiva na nova sede, bem como o investimento em projectos musicais como a Orquestra Ligeira e o Conjunto Aguarela.

A afirmação da sua Banda de Música em território nacional, com destaque para a participação nas Corridas de Toiros no Campo Pequeno, alia-se à projecção internacional alcançada por terras de Espanha e Açores. A actividade desta Banda de Música foi por isso já publicamente distinguida pelo município de Ayamonte e pela Região de Turismo da Costa Azul. Na vanguarda da comunicação global, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense está ainda apostada em retomar a tradição do famoso Carnaval e na realização de espectáculos de variedades e revista.
Manuel Ferreira Teixeira é sócio da colectividade desde a sua juventude. Presidiu à Assembleia Geral e é há 6 anos Presidente da Direcção da Colectividade. O Maestro Sérgio Manuel Nunes de Oliveira dirige há 11 anos a Banda da Sociedade Filarmónica e tem alcançado enorme êxito e sucesso com os seus músicos.
A Câmara Municipal de Alcochete presta homenagem à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, aos sucessivos órgãos directivos, músicos e sócios pelo seu contributo para a divulgação e prestígio do município de Alcochete”.

Seguiu-se a apresentação de um trabalho em vídeo com algumas das actividades desenvolvidas na S.F.P.L.S., onde constam também testemunhos na primeira pessoa do Presidente da Direcção da colectividade e do Maestro Sérgio Oliveira. Veja a apresentação aqui.

Após atribuição da Medalha pelo Presidente da Câmara pelo Dr. Luís Franco, Ferreira Teixeira dirigiu-se a todas as entidades e cidadãos presentes. Na sua breve intervenção, enalteceu o orgulho e satisfação no facto desta colectividade se associar às comemorações dos 110 anos da Restauração do Concelho. Em nome do elenco directivo a que preside, agradeceu à Câmara Municipal de Alcochete a atribuição de tão honrosa distinção, a qual resulta do “reconhecimento de todo o exaustivo trabalho executado pela colectividade - muito especialmente pela sua Banda Filarmónica - na divulgação e dignificação do nosso concelho. Vamos continuar a fazer tudo para honrar a Freguesia do Samouco e o concelho de Alcochete”, rematou.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ apresenta em seguida dois excertos registados na sessão solene no passado Domingo nos Passos do Concelho:
Película criada propositadamente para apresentação nesta cerimónia:
Nota Introdutória pelo orador Cândido Mota e entrega da Medalha D. Manuel I ao Presidente da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, Sr. Manuel Ferreira Teixeira, feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Dr. Luís Franco:

Em paralelo a tudo o que está exposto nesta notícia, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ quer publicamente apresentar os agradecimentos a todas as pessoas e entidades que viabilizaram a criação deste artigo multimédia.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.