domingo, 6 de janeiro de 2008

[FotoVídeoReport] Banda do Samouco na “Cabalgata de Reyes” de Alosno, Huelva - Espanha

A época 2008 para a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense iniciou-se de forma inédita: 4 meses após a sua deslocação às “Fiestas de las Angústias” em Ayamonte, a Banda do Samouco regressou à Andaluzia no primeiro Sábado do ano para abrilhantar a “Cabalgata de Reyes” em Alosno, localidade situada bem no coração da província espanhola de Huelva. A formação portuguesa fez-se representar ao mais alto nível, tendo marcado presença para além dos músicos, elementos da Direcção da Colectividade assim como o Presidente da Junta de Freguesia do Samouco, Sr. António Almeirim.

Tal como a maioria do povo espanhol, os alosneros celebram o nascimento de Jesus, a passagem de ano e a chegada dos Reis Magos vindos de oriente. A “Cabalgata de Reyes” é o evento onde miúdos e graúdos repartem ilusão e fantasia, onde a alegria, a animação e milhares de quilos de guloseimas e brinquedos são uma constante em todo o cortejo. Porém, em 2008 este evento foi diferente do habitual, com a participação inédita de uma Banda Filarmónica Portuguesa – a Banda do Samouco.

Com uma duração superior a 3 horas, a formação lusitana abrilhantou musicalmente o cortejo, o qual foi presenciado por numerosos populares nas principais artérias de Alosno. A cavalgada de Reis teve na sua recta final os seus momentos mais emblemáticos: já no interior da Igreja de Nuestra Sra. De Gracia, a Banda do Samouco recebeu os elementos mais jovens do cortejo ao som da marcha de procissão “Transfiguração”, onde se deu início à tradicional entrega de presentes aos mais pequenos. No final, os músicos fizeram ecoar o Hino Nacional de Espanha aos 4 cantos deste magistral templo de estilo barroco com transição para estilo neoclássico, reconstruído no Séc XVIII após sérios danos resultantes do terramoto de Lisboa, ocorrido no ano de 1755.

Jamais poderá ser ignorada a total hospitalidade com que a formação samouquense foi recebida pela população e respectivos responsáveis do Ayuntamiento local durante tão importante festejo para todos os alosneros. A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense destaca e agradece também através do serviço http://bandadosamouco.blogspot.com a forma como toda a comitiva portuguesa foi recebida.

Apresentamos em seguida alguns excertos em vídeo da actuação da Banda do Samouco:
- "Cavalgata de Reyes":

- "Transfiguração" na Igreja de Nuestra Sra. De Gracia:

- Hino Nacional Espanhol na Igreja de Nuestra Sra. De Gracia:

Segue-se ainda uma apresentação com fotos da "Cavalgata de Reyes" de Alosno, onde a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense iniciou a época no novo ano:



Tome Nota: Clique aqui e saiba quais as reacções à ida da Banda do Samouco à Andaluzia no 1º Sábado de 2008, assim como ao Concerto de ano novo, efectuado na semana seguinte.

1 comentários:

Divinius disse...

Escuta o som mais puro da tua voz...
:)

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.