segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Comemorações do 89º aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense


Viveu-se esta segunda-feira um dia memorável no Samouco: a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense completou 89 anos.

O dia começou cedo: logo após a alvorada, músicos da Banda percorreram algumas artérias da vila cumprindo a tradição de dar as boas vindas aos novos músicos: Raquel de 11 anos em clarinete, Rúben de 13 anos em trompete, Tiago de 15 anos em trombone e respectivas famílias em suas casas.

Pelas 11H30 a missa em sufrágio aos sócios, músicos e maestros já falecidos: com Direcção e elementos da Banda - entre os quais os 3 estreantes - presentes em representação da colectividade , 4 músicos no instrumento de Clarinete - entre os quais o Maestro Sérgio Oliveira - juntaram-se para interpretar após a acção de Graças o tema "Avé Maria" de Shubert, num momento de sublime harmonia que tocou todos os presentes, pároco incluído.

Após o almoço, a Banda do Samouco romou ao cemitério para depositar uma coroa de flores, acto simbólico em memória de todos quantos estiveram ligados à colectividade.

Em seguida - e a anteceder o concerto da Banda, decorreu nas instalações da colectividade a sessão solene: perante uma sala cuidadosamente decorada e repleta de gente, discursaram o Presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, Sr. Manuel Ferreira Teixeira; o Presidente da Junta de Freguesia do Samouco, Sr. António Almeirim; o representante do Governo Civil de Setúbal, Sr. Mário Cristovão; José Manuel Rodriguez Martín, primeiro tenente de Alcaide em representação do Ayuntamiento de Ayamonte e por fim o Dr. Luís Franco, Presidente da Câmara Municipal de Alcochete.

Após os discursos foram oferecidos dois instrumentos: um clarinete ao músico Luís Vargas (importante oferta que liberta um instrumento para a Escola de Música e fornece alguma ajuda à mais de dezena e meia de aprendizes que actualmente estão na Escola de Música na classe de palhetas) e um Bombo de Concerto (que vem colmatar as fortes carências no naipe da percussão da Banda), ofertas feitas respectivamente pela Câmara Municipal de Alcochete e pela Junta de Freguesia do Samouco.

Contrariamente ao que estava programado, por motivos de saúde a Maestrina do Grupo Coral Gisela Sequeira não pode comparecer nesta cerimónia, fazendo com que os temas de abertura do concerto nesta tarde não pudessem ter sido interpretados. Acerca do Concerto pela Banda do Samouco, vários pontos altos foram acontecendo: a presença da Escola de Dança da União Desportiva e Recreativa das Pontes, sob orientação do professor Alberto Rodrigues e do monitor Paulo Tiago Martins foram uma surpresa que suscitou uma agradável reacção no público: 3 pares de dançarinos animaram de forma ímpar 4 dos temas que a Banda apresentou neste serão, onde a classe, o requinte e o profissionalismo foram a tónica dominante. Nota de realce para a estreia de "Ecos Españoles", um pasodoble original de Pascual Marquina com arranjo na composição e solo na interpretação do trompetista Pedro Carvalho, que se estreia desta forma como compositor, no dia em que completa 20 anos ao serviço da Banda do Samouco, oferecendo a partitura do seu trabalho à colectividade.
No final - e com 80 músicos em palco - foi interpretada a Homenagem à Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense em conjunto com a Banda e Grupo Coral. A "Saudação" tem música de António Onofre e letra de Prim Margal. E diz assim:

Foi em data gloriosa
Que ficaste na História
Nesta Terra orgulhosa
Por ver em ti a vitória

És berço de bons artistas
Baluarte de cultura
O teu labor dá nas vistas
Jamais alguém te segura

- REFRÃO -

Em dias de Festa
Quem é que não presta
A sua homenagem
À Banda que passa
Tocando com raça
A sua mensagem
Em Dezembro nasceu
Sobre as Trevas cresceu
Procura grandeza
Teu querer é poder
É condão de vencer
És bem Portuguesa

A marchar garbosamente
Desde um passado seguro
Com orgulho no presente
Olhos postos no futuro

No caminho percorrido
O teu palmarés encerra
Por tornares conhecido
O bom nome desta terra

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense agradece publicamente a todos quantos nos honraram com a sua presença nesta ocasião tão especial para esta colectividade.

1 comentários:

Anónimo disse...

Quero aqui deixar os meus votos de que completam muitos ais aniversários como aquele que ontem se viveu nessa grande colectividade, ao sócios, ao directores e á parte que me toca aos músicos e maestro os meus parabéns por manterem o bom nível da banda do Samouco. Abraço a todo o pessoal da banda.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.