quarta-feira, 17 de setembro de 2008

[Antevisão] Feira Taurina da Moita - A Homenagem a Maria Leopoldina Guia

A digníssima senhora Maria Leopoldina Guia, grande fadista e aficionada, será homenageada a título póstumo no decorrer do espectáculo tauromáquico desta quinta-feira na Praça de Toiros Daniel do Nascimento, o qual terá início às 22 Horas.

Maria Leopoldina Guia cedo se iniciou na vida artística: o seu talento começou a revelar-se ainda em criança com a participação em teatros infantis onde cantava e representava. Por influência de quem mais tarde viria a ser o pai dos seus filhos, o "Balé", iniciou-se cantando o fado, tendo gravado aos 20 anos o seu primeiro trabalho. Durante toda a sua vida colaborou em iniciativas de beneficência dirigidas a Clubes de Futebol, Grupos de Forcados, Escolas, Misericórdias, Lares de 3ª Idade, entre outras instituições.
Em 1993, a Câmara Municipal de Alcochete atribuiu-lhe por unanimidade a Medalha de Mérito Cultural do Concelho no decorrer da homenagem que lhe foi prestada pelo Aposento do Barrete Verde de Alcochete. No ano 2000 foi também homenageada na vila da Moita - localidade onde residiu cerca de 30 anos - durante as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Ao longo da sua carreira gravou vários trabalhos, nos quais a alma de grande fadista esteve sempre em evidência. Desde 2006 que deixa uma imensa saudade reflectida naquilo que sempre foi a sua vida: a família, os amigos, os toiros, a música e tantas e tantas actividades onde se foi envolvendo de coração.

Forcados do Aposento do Barrete Verde dedicam a sua derradeira pega a "Balé" na primeira nocturna na Feira Taurina da Moita deste ano, ocorrida na passada 2ª Feira

A homenagem será feita na arena no decorrer do intervalo do espectáculo com o pasodoble taurino intitulado “Maria Leopoldina Guia”, da autoria do músico e compositor António Maria Catalão Labreca, interpretado em primeira audição pela Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.