segunda-feira, 8 de setembro de 2008

[Fiestas de las Angústias 2008] Grande Festejo de Rejoneadores na Praça de Toiros de Ayamonte

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo:
(fotos e vídeos da corrida em breve)
Inserido nas Fiestas de las Angustias, ocorreu na tarde deste Sábado o “Gran Festejo de Rejones”, uma corrida de rejoneio na Praça de Toiros de Ayamonte. Em praça apresentaram-se António Domecq e Leonardo Hernandez sendo que, ao contrário do que foi sendo anunciado, nenhum membro da família Moura se apresentou em praça. Foram lidados 6 novilhos-toiros de Joaquim Buendia, num espectáculo taurino animado musicalmente pela Banda do Samouco.

António Domecq esteve bem no seu primeiro toiro: um exemplar com pouca força que cumpriu. Cravou boas bandarilhas apesar de ter consentido bastante nos momentos da reunião; com o rojão de morte cravou uma boa estocada ao segundo pinchazo. 1 Orelha;
No seu segundo enfrentou um toiro mais disponível, apesar de não apresentar a mesma codícia para o cavalo que apresentou ao peão de brega. Soube perceber o toiro proporcionando uma lide de qualidade: A finalizar cravou uma estocada de efeito quase fulminante. 2 Orelhas;
O último toiro – o qual saiu com muita pata – foi pronto a investir fazendo-o com nobreza, humilhando-o na altura da jurisdição. Foi uma lide desligada do toiro caracterizada por uma colocação traseira da ferragem curta. Concluiu ao primeiro intento com meia estocada. Duas orelhas.

Leonardo Hernandez enfrentou o seu primeiro toiro com codícia: perseguiu o seu cavalo tendo assim o cavaleiro rematando as suas sortes e recriar-se na cara do toiro, ladeando-o em terrenos apertados. A lide teve o seu ponto alto na cravagem de 3 palmitos de violino e um par de bandarilhas também de palmitos. Cravou uma estocada inteira e mereceu a distinção final com 2 orelhas.
O 4º toiro da tarde foi de menor apresentação e trapio. Nos curtos, o rejoneador cravou um bom ferro com uma tira ao piton contrário, destacando-se nos curtos com a cravagem de um bom ferro numa lide onde o toiro com ligação se foi adrenando depois das sortes. Rematou a lide com as “rosas”. Cortou duas orelhas com grande insistência do publico para cortar também o rabo.
O último toiro da tarde – lidado debaixo de chuva – saiu com codicia. Nos curtos esteve bem na cravagem. Foi uma lide com ligação a qual terminou com uma estocada e triunfo assinalado com 2 orelhas.

A Banda do Samouco seguirá com várias actuações nos próximos dias: antes da Feira da Moita - que decorrerá entre 15 e 20 de Setembro - actuará na monumental Praça de Toiros do Campo Pequeno já esta 5ª Feira dia 11 na Corrida da Revista “Caras”, espectáculo que será transmitido em directo pela SIC, facto que assinala o regresso do canal televisivo do grupo Impresa às transmissões televisivas de espectáculos tauromáquicos após longo interregno.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.