terça-feira, 16 de setembro de 2008

[FotoVídeoReport] Feira Taurina da Moita - Grandiosa Corrida da Mulher

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo;
Fotos de João Silva (www.joaopsilva.com), Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Na noite desta segunda-feira e perante meia praça forte, ocorreu na Praça de Toiros Daniel do Nascimento o primeiro de vários espectáculos taurinos, integrados na feira taurina da vila da Moita do Ribatejo.
Em praça, o toureio no feminino: as cavaleiras Sónia Matias, Ana Rita (em substituição de Ana Batista) e Joana Andrade.
As pegas da noite foram asseguradas pelo Aposento do Barrete Verde, Amadores de São Manços e Amadores de Cuba, capitaneados respectivamente por João Salvação, Rui Piteira e José Horta. Foram lidados 6 toiros: 3 de Rio Frio e 3 de José Samuel Lupi. A Banda do Samouco foi a responsável pela animação musical deste espectáculo.

No primeiro da noite, Sónia Matias esteve bem: actuando com segurança, cravou ferros de bom recorte animando o público presente; no seu derradeiro toiro voltou a ter uma lide conseguida, mas com o seu oponente a obrigar a cavaleira a ter que se aplicar, em resultado das sucessivas arrancadas de manso, procurando-se adiantar ao cavalo.

Sónia Matias

Ana Rita apresentou-se na feira taurina da Moita, tendo começado com uma boa lide, onde sobressaiu maturidade em praça aliada a alguns bons pormenores; No 5º da noite, a jovem defrontou um toiro que no seu geral cumpriu: concretizou uma lide com cravagem de bons ferros, alguns deles de excelente recorte.

Ana Rita

Joana Andrade teve no 3º toiro da noite uma lide de menos a mais: começou a cravagem dos compridos em terrenos apertados, tendo sofrido inclusive alguns toques na montada. Melhorou na recta final com curtos de bom nível; O último toiro revelar-se-ia o melhor toiro da noite, com a jovem cavaleira a saber tirar partido: conseguiu empolgar a assistência com cravagens executadas de forma exemplar, numa lide de elevado nível.

Joana Andrade

A noite para a forcadagem foi de grau de dificuldade variável.
Por parte do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, as sortes foram concretizadas ao 2º e 4º intentos respectivamente, numa noite algo complicada para a formação alcochetense:

Os Amadores de São Manços selaram ambas as sortes ao primeiro intento:

Os Amadores de Cuba concretizaram as suas pegas à 2ª e 1ª tentativas:

Os 6 toiros lidados na noite: 3 de Rio Frio e 3 de José Samuel Lupi, primaram pela boa apresentação e no geral cumpriram.

A respeito da Banda do Samouco, dois pasodobles em seguida são apresentados na íntegra:
- Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete", de António Maria Catalão Labreca (interpretado nas cortesias):

- "Ecos de Aragón":

As crónicas a respeito da Feira Taurina da Moita regressarão para relatar os principais factos da grandiosa corrida a pé desta quarta-feira, onde estarão presentes os matadores Pedrito de Portugal, Javier Conde e Uceda Leal para 6 toiros de Conde Cabral. Um espectáculo a não perder a partir das 22 Horas na Monumental Daniel do Nascimento.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.