sábado, 8 de agosto de 2009

[VídeoReport] Banda do Samouco no Campo Pequeno - Quando fazer música vale a pena

Vídeo de Guimarães - Gualterianas 2009: Corrida de Toiros com Banda do Samouco + EXTRA disponível em alta qualidade aqui

Diferente da habitual forma de apresentar os vídeos neste serviço online, os 2 excertos da Banda do Samouco que apresentamos em seguida merecem uma abordagem especial.
Os ingredientes estão lá: ambiente festivo com praça cheia, entusiasmo e juventude transbordantes, a que se soma toda a aficion na arena.

Ao interpretar "Maria Leopoldina Guia" (lide no 1º toiro de Tiago Carreiras), muitos dos músicos da Banda do Samouco sentiram um forte arrepio na pele enquanto interpretam o pasodoble de António Labreca. Tente perceber porquê neste vídeo:


No toiro seguinte e perante um pasodoble bem diferente, uma sensação semelhante acontece nos músicos: "Ecos Españoles" (lide no 2º toiro de Luís Rouxinol) foi registado de uma perspectiva nunca dantes apresentada neste serviço:

Ambos os vídeos revelam formas diferentes de algo que não é nada fácil ocorrer num espectáculo de toiros: harmonia com total interacção entre os intervenientes no espectáculo.

A inspiração de grandes compositores nasce de momentos como este.
O estímulo para músicos se superarem está intimamente ligado com tudo isto.
É isto que nos move na Banda do Samouco: a capacidade de nos reinventarmos em busca de mais e melhor nasce de breves momentos como estes: que nunca se esgotem!

4 comentários:

Ferreira Teixeira disse...

Mais uma magnifica actuação da Banda do Samouco com a habitual virtuosidade dos trompetistas que juntamente com todos os músicos interpretam com muita qualidade e excelência todos os temas. Parabéns para todos e particularmente ao maestro e dizer-lhes que é um prazer escutá-los ..

Anónimo disse...

Maria Leopoldina Guia:
uma grande fadista,
uma grande senhora,
um grande compositor,
uma grande banda!

Obrigada Banda do Samouco... obrigada de verdade pela magia que espalham ao fazer-nos lembrar de forma tão simples e bonita essa grande senhora do Fado!

Anónimo disse...

À Maria Leopoldina e ao Balé: que suas almas descansem em paz na eternidade

Anónimo disse...

A musica é a mais sublime das artes, e aqui está a Banda do Samouco para demonstrar tudo aquilo que vale, força e coragem para mostrar a muita gente o que valem. São os melhores.
Viva a Grande Banda do Samouco.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.