quinta-feira, 31 de maio de 2007

[Depoimento] "Passado, Presente e Futuro" por António Bravo

Através do email bandadosamouco@gmail.com, o senhor António Bravo, iniciado musicalmente nesta casa em tenra idade, fez-nos chegar o seguinte depoimento que se passa a reproduzir na íntegra:

Acerca da recente actuação da Orquestra Ligeira do Exército nas novas e excelentes instalações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, venho por este meio agradecer publicamente à Direcção desta Instituição a excelente recepção e o acompanhamento logístico condigno prestado à Orquestra Ligeira do Exército Português (da qual sou membro), aquando da sua deslocação à Vila do Samouco no dia 27 de Abril de 2007. De facto o Sr. Capitão João Oliveira, Maestro da Orquestra Ligeira do Exército Português, e todos os elementos da mesma referiram a forma como tinham sido muito bem tratados pela Direcção da Colectividade. Os meus sinceros parabéns!

Em maré de agradecimentos, quero tornar pública a minha opinião sobre os seguintes assuntos:

Quero agradecer à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense a oportunidade que me deu ao facultar a aprendizagem de Teoria Musical e de Trombone na sua Escola de Música no ano de 1983.
Graças ao monitores Armando Rodelo, "Quim da Julinha", Luís Lemos, Manuel Lemos e por último uma pessoa a quem devo muito e que para mim é como um irmão mais velho: o meu Amigo José Vespeira ("Zé do Preto"), pude ter uma formação musical que me possibilitou o ingresso no Exército como músico profissional. A todos o meu muito obrigado e que não me levem a mal todos os outros mas ao Zé nunca hei-de poder pagar o que ele fez por mim.
Muito obrigado Sr. José Vespeira!

Gostava também de agradecer ao Sr. Caiano e à sua Direcção o investimento feito num miúdo adquirindo um Trombone de Varas, instrumento que era na altura novidade nas Bandas Filarmónicas da região (excepção feita ao excelente músico Montijense António Onofre que o executava com inigualável mestria), pois o Trombone de Pistões era o instrumento em uso na altura. Penso que foi graças ao sentido de visão e empenho do Sr. Caiano e restantes membros que compunham a Direcção de então que a Sociedade deu um passo gigantesco no rumo da evolução e do progresso. Foi também graças a esta Direcção que se fundou a Orquestra Ligeira do Samouco.

Por fim o meu eterno obrigado ao Samouquense FRANCISCO DOMINGOS TANECO, Músico excepcional, Trompetista virtuoso, autodidacta, e um Embaixador da Vila do Samouco por todo o nosso Portugal!
Graças ao "Sr. Taneco" a Banda do Samouco alcançou um altíssimo reconhecimento quer a nível nacional quer a nível internacional.
Maestro dedicado e exigente defendeu sempre o trabalho, a competência e o empenho como ferramentas na prossecução dos mais altíssimos desígnios para a Banda do Samouco.
Foi graças ao Maestro Francisco Domingos Taneco que:
- foi criada uma escola de musica organizada e com resultados comprovados;
- foi elevado o nível artístico da Banda do Samouco a patamares altíssimos;
- foi fundada a Orquestra Ligeira do Samouco.

Muito devo a este Senhor da música em Portugal: foi ele que me incentivou sempre a estudar, a querer mais e melhor e a ambicionar ser músico profissional!
Foi por sua vontade que a Banda do Samouco adquiriu dois Trombones de Varas no ano de 1985. Foi também pela sua influência que no dia 30 de maio de 1986 concorri à Orquestra Ligeira do Exército Português tendo ficado aprovado e onde ingressei no dia 20 de Outubro do mesmo ano.
Infelizmente Francisco Domingos Taneco partiu prematuramente e eu - um jovem - fiquei sem uma das minhas maiores fontes de inspiração. Esteja onde estiver Sr. FRANCISCO DOMINGOS TANECO o meu MUITO OBRIGADO!

Foi com muito orgulho e satisfação que actuei integrado na Orquestra Ligeira do Exército Português no dia 27 de Abril de 2007 naquela que foi a minha casa. Fiquei naturalmente feliz por ver uma sala cheia e contribuindo tal facto para alcançar aquele que é o objectivo da O.L.E.: a interacção entre a população civil e o Exército Português através da música.
Uma palavra à Direcção: Continuem com estas iniciativas culturais pois a população - com destaque para os sócios - bem o merecem.

Uma última palavra para o principal mentor do projecto http://bandadosamouco.blogspot.com.
Pedro: sem o teu trabalho este meu depoimento não teria sido realizado. Espero que continues a ser a pessoa que eu conheço e contraria aquele que é o espírito vigente de uma sociedade de consumo onde ninguém faz nada sem esperar algo em troca!
O "Tio Alfredo", teu Avô, trombonista da Banda e Avô ou Tio de todos nós, tem em ti um continuador da missão de altruísmo e de espírito de ajuda que sempre fomentou no seio da família musical Samouquense. Força, Continua!

António Bravo (Baião) - 30 de Maio de 2007


Pode enviar o seu depoimento tal como este nosso leitor fez para o mail bandadosamouco@gmail.com. Os mesmos serão alvo de análise por parte da equipa deste Blog e serão certamente publicados neste espaço.

1 comentários:

Anónimo disse...

Baiao acredita que estas tuas palavras tocaram no coraçao de muita gente e nos olhos também.

Obrigado por estas palavras.

Beijinho

Tânia

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.