quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

[Época 2008 - 1º Serviço] Banda do Samouco de regresso a Espanha

Para a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, a época 2008 arranca a 5 de Janeiro próximo: no primeiro Sábado de 2008, a Banda do Samouco estará em Espanha, mais precisamente na localidade de Alosno - Huelva, para o seu primeiro serviço na nova época.

Fonte: ViaMichelin.com
Alosno situa-se a 42 km da capital de província, Huelva. Esta localidade andaluza foi fundada no ano de 1444 quando, por razões ainda não muito claras, os habitantes se transladaram de um lugar chamado “El Portichuelo”, situado a poucos quilómetros de distância. Com a extinção dos senhorios em 1812, Alosno converteu-se em vila, conhecendo desde então anos sucessivos de esplendor e prosperidade, fruto da sua influência na Industria e no Comércio. Desde finais do século XIX até um passado recente, a economia de Alosno baseou-se fundamentalmente na extracção de minério, sector que desde há alguns anos caiu numa crise irrecuperável.

Tal como a maioria do povo espanhol, os alosneros celebram o nascimento de Jesus, a passagem de ano e a chegada dos Reis Magos vindos de oriente. Nesta quadra, destaque-se as diversas reuniões entre populares nas suas casas, onde se colocam os tradicionais presépios feitos com ramas recolhidas dias antes. São típicos os cânticos tradicionais da quadra evocados pelo povo e a “Cabalgata de Reyes”, onde entre miúdos e graúdos se reparte ilusão e fantasia. É precisamente na Cavalgada de Reis que a formação samouquense irá marcar presença.

Quatro meses após ter marcado presença nas Fiestas de Las Angustias 2007 na cidade espanhola de Ayamonte, a Banda do Samouco está de volta à Andaluzia. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com estará em reportagem para lhe contar tudo acerca da presença da sua Banda de Música desde Alosno, trazendo-lhe também pormenores acerca das festividades locais.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.