quinta-feira, 22 de maio de 2008

[EXPO'98] 10 anos após a inauguração de um dos maiores acontecimentos de sempre em Portugal

22 de Maio de 1998 - um dia histórico para Portugal: era inaugurada a Expo'98:


"Os Oceanos - Um Património para o Futuro" foi o tema da última exposição mundial do século e milénio, a qual serviu igualmente para comemorar os 500 anos da chegada dos portugueses à Índia, numa viagem marítima que mudou a economia mundial, a geografia dos encontros de culturas e a comunicação entre os povos. Grande acontecimento cultural, científico, turístico e humano, a Expo'98 foi também uma festa na qual perto de 2 centenas de nações de todo o mundo marcaram presença naquele que foi também o ano internacional dos Oceanos por decisão da ONU - Organização das Nações Unidas.

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense participou neste evento na terceira semana de Setembro, onde centenas de espectadores presenciaram o concerto que o então e actual Maestro Sérgio Oliveira preparou especialmente para este acontecimento, participação que enobrece ainda mais todo o historial desta instituição.

Em 2008, a memória permanece bem viva: visitar o Parque das Nações é redescobrir o passado sempre de olhos postos no futuro, uma vez que a exposição criou uma nova centralidade na capital portuguesa: numerosos pólos empresariais e habitacionais foram ali entretanto desenvolvidos, em paralelo a todo um conjunto de estruturas criadas para a exposição mas projectadas no futuro.

Precisamente dez anos depois permanece a memória de um grande evento que mudou também a vida na margem sul. A pequena vila do Samouco - situada na margem oposta do Tejo de frente para toda a Expo'98 - viveu dias de grande evolução que mudaram para sempre o dia-a-dia de muitos os que habitam nesta região ou que entretanto decidiram passar a morar do lado de cá: a inauguração da Ponte Vasco da Gama em Março de 1998 foi e continua a ser um marco importante que aproxima as duas margens e que potencia numerosas evoluções à vista de qualquer pessoa que se desloque até à margem esquerda do rio Tejo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi bom relembrar as imagens da Expo'98.
Sem dúvida que a Expo'98 foi um polo de desenvolvimento para a zona oriental de Lisboa, mas também para a margem sul do Tejo, mormente MOntijo e Alcochete.
A Expo'98 ao contrário do que aconteceu com outras exposições mundiais, deixou um marco profundo e de desenvolvimento.
Tal como referiste hoje em dia existe um grande polo empresarial e habitacional. Em breve o campus judicial será instalado.

e como diria alguém... "eu fui muito feliz" na Expo'98

P. Gonçalves

Pereira Afonso disse...

É muito bom lembrar a Expo 98 e as suas imagens, sem dúvida que sim, e eu que sei muito bem do que estou a falar. Assisti a tudo de bom que por aqui se fez desde o início, conhecia estes sapais onde está implantada hoje esta mini cidade, passava algumas vezes pela antiga estrada de calçada que dava acesso a Moscavide desde a Matinha. Que grande reviravolta este local levou.
Hoje vivem no Parque das Nações, jardim à beira Tejo plantado, cerca de dezoito mil pessoas, eu tenho o privilégio de ser um deles desde dezembro de 1999.
Eu também fui muito feliz na Expo 98 como disse um interventor anterior e continuo a sê-lo hoje em dia.
Bem haja amigo NANAMUE Ferreira Teixeira e a sua menina dos olhos, a SFPLS.
Pereira Afonso

Anónimo disse...

Já nem me lembrava da Expo 98 e de vez em quando vou ao Parque das Nações mas ainda bem que há pessoas como o Ferreira Teixeira e a sua equipa para nos obrigarem a lembrar coisas giras.
Abraço
Luís C Duarte da Banda dos Nanamue

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.