domingo, 25 de maio de 2008

[FotoVídeoReport] Moita do Ribatejo - Corrida da Feira de Maio 2008

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:
Fotos por João Silva, Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Com um fim de semana molhado - o que originou inclusive o cancelamento da novilhada popular prevista para a véspera deste espectáculo - São Pedro decidiu ajudar, fazendo com que fosse possível acontecer uma agradável tarde de toiros. Perante meia casa actuaram na praça "Daniel do Nascimento" os cavaleiros João Salgueiro, Vítor Ribeiro e Manuel Lupi, que se apresentou nesta praça após a sua alternativa ocorrida no passado dia 8 de Maio. Os Forcados Amadores da Moita e de Cuba capitaneados respectivamente pelos cabos Fernando Rodrigues e José Horta asseguraram as pegas dos 6 toiros da tarde, num curro da ganadaria de António Silva.

João Salgueiro entrou em praça para lidar o primeiro da tarde. Com cravagem executada de forma correcta, o toiro foi-se fechando em tábuas criando crescentes dificuldades ao cavaleiro e ao natural desenvolvimento do seu toureio; já no derradeiro toiro, Salgueiro voltou a arriscar com invasões ao espaço do seu oponente, sentindo na pele consecutivas negações, não permitindo desta forma que o cavaleiro natural de Valada do Ribatejo rompesse para a emoção.

João Salgueiro

Vítor Ribeiro apresentou-se na Moita decidido a triunfar: o seu primeiro toiro deu jogo desigual, onde as fracas investidas do seu oponente foram determinantes para que o brilho na sua lide se fosse ofuscando; No derradeiro da tarde, o cavaleiro natural da margem sul do Tejo enfrentou alguma mansidão invadindo o espaço do seu oponente com ferragem executada de forma correcta. Nota de agrado para os últimos curtos, onde o melhor de Vítor Ribeiro ficou evidenciado.


Vítor Ribeiro

Manuel Lupi apresentou-se novamente em arenas lusas após a sua fabulosa alternativa no passado dia 8 no Campo Pequeno (veja a crónica multimédia deste espectáculo aqui). Perante um imponente exemplar, o jovem incutiu o seu cunho pessoal onde a qualidade e segurança em praça foram predominantes. Em terrenos do seu oponente foi conquistando sucessivos ferros de excelente nota, com o toiro a encostar-se cada vez mais às tábuas conseguindo criar algumas dificuldades na recta final da lide. No derradeiro da tarde, Lupi aplicou-se uma vez mais, com o toiro a dar jogo desigual impondo sucessivos entraves ao jovem cavaleiro natural da Barroca D'Alva. Ainda assim, o jovem cavaleiro consumou uma lide bastante razoável dadas as condições de toureio proporcionadas pelo curro de António Silva.


Manuel Lupi

Tiago Bernardo, Sérgio Santos e Ricardo Mota pelos Amadores da Moita selaram as suas sortes à primeira tentativa em pegas de bom registo.

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida as pegas deste Grupo de Forcados:


Valter Guerreiro à 1ª, José Maria Rocha à 2ª e José Horta à 1ª consumaram as respectivas sortes em bonitas pegas.

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida as pegas deste Grupo de Forcados:


A respeito da Banda do Samouco, apresentamos nesta que é a 31ª crónica tauromáquica multimédia - a 5ª na época 2008 - 3 excertos da actuação nesta tarde. "España Cañi", "Vitor Ribeiro" e "Nerva" foram os pasodobles escolhidos, os quais contém apontamentos a solo dos músicos Pedro Carvalho, Valter Vila Cova e Fábio Cruz:

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.