sábado, 1 de dezembro de 2007

[Aniversário S.F.P.L.S.] Concerto de Aniversário

O ponto alto das comemorações do 88º aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense ocorreu com o concerto da sua Banda de Música, naquele que foi o 49º e penúltimo serviço no ano de 2007.

Com grande parte do repertório em estreia, vários foram os momentos altos vividos neste espectáculo, o qual contou com a participação especial do Grupo Coral da casa.

No decorrer do concerto, vários foram os momentos de homenagem: pelo esforço, empenho e dedicação demonstrados, a Direcção da S.F.P.L.S. decidiu homenagear o Maestro Sérgio Oliveira, que conduz a Banda de Música desde Abril de 1996:

Dia 1 de Dezembro de 2007 marca a estreia do pasodoble "Banda do Samouco", composto por António Labreca. A Direcção da colectividade entendeu distinguir este também músico da Banda do Samouco premiando o empenho que demonstrou em construir o pasodoble, dialogando com músicos e maestro ensaio após ensaio. O músico entregou à colectividade a partitura do tema de sua autoria, tendo recebido uma placa alusiva a este acontecimento.

E porque os alunos não esquecem os seus professores, a estreante Núria Maia entregou ao seu monitor António Dolores um ramo de flores em sinal de agradecimento pelo esforço que também o seu tutor desempenhou:

Por último, por iniciativa dos músicos da Banda foi distinguido Pedro Rodelo, músico e mentor do projecto http://bandadosamouco.blogspot.com/, pelo empenho na divulgação da colectividade via Internet:

Já próximo do final, os mais de 30 elementos do Grupo Coral comandados pela Maestrina Gisela Sequeira subiram ao palco e interpretaram o tema "Saudação" (letra de Prim Margal e Arranjo de António Onofre) em conjunto com a banda de música.

Tal como no início da sessão solene, o concerto terminou após a interpretação do "Hino da Sociedade".

Apresentamos em seguida 5 excertos em vídeo de temas interpretados neste concerto:
"Variazioni in Blue" de Jacob de Haan:

"Banda do Samouco" de António Labreca:

"Ammerland" de Jacob de Haan:

"Saudação" - Letra de Prim Margal e Arranjo de António Onofre - participação especial do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:

"Hino da Sociedade F. P. L. Samouquense" - Arranjo de António Onofre:

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ irá mostrar muito em breve a apresentação multimédia projectada na sala Francisco Domingos Taneco durante a interpretação do tema "Ammerland" De Jacob de Haan, apresentação que resume em pouco mais de 3 minutos 365 dias de trabalho em todas as actividades da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

5 comentários:

Anónimo disse...

Para os distraídos: "O PASODOBLE BANDA DO SAMOUCO" da autoria de ANTÓNIO LABRECA já tem 5 estrelas no YOU TUBE.
Belo pasodoble, pela intrepertação e óptima regência.
Só me apetece dizer uma coisa "DEUS QUER, O HOMEM FAZ A OBRA NASCE" onde é que eu já ouvi isto!

Anónimo disse...

Para os ainda mais distraídos, o tema "SAUDAÇÃO" da autoria do saudoso Prim Margal tem várias votações de 5 estrelas e inclusive mais visionamentos que qualquer outro vídeo do dia de aniversário, pasodoble "Banda do Samouco" incluído.
De parabéns estão muito para além de músicos compositores de pasodobles os verdadeiros músicos da casa (os que seguram há muitos anos o pesado fardo de muitas dezenas de serviços por ano), a actual Direcção e acima de tudo todos quantos lutaram desde o início dos anos 80 por uma sede condigna como a que actualmente existe, fruto do esforço de uma equipa muito grande de pessoas: essas sim merecem a maior das distinções.
Samouqueiros como eu são gente atenta, coerente e que se orgulha dos 88 anos de história desta casa.
Tenho dito.
Parabéns SFPLS!

Anónimo disse...

Gostei muito do "Banda do Samouco". Já compravam era uns pratos novos...

Anónimo disse...

Penso que foi uma das mais belas festas de aniversário. Será justo destacar o desempenho de todos os elementos da banda e muito especialmente o seu maestro pelo esforço desenvolvido para nos deliciar com os maravilhosos temas (grande parte deles em estreia) incluindo a sempre especial “Saudação”. Quero manifestar a todos: maestro e músicos os meus sinceros parabéns. Para o autor do pasodoble “Banda do Samouco” António Maria, o seu nome ficará para sempre ligado a esta colectividade pelos melhores motivos.
Pela minha parte foi uma honra e grande satisfação participar como um dos responsáveis no primeiro dia do mês da música. Uma palavra de apreço para toda a Direcção, associados, grupo coral, convidados, cozinheiras, para o pessoal do adorno e pessoal do vídeo que nos proporcionou magníficas imagens.

Ferreira Teixeira

Anónimo disse...

Li atentamente os dois primeiros coment�rios e segundo a minha modesta opini�o creio n�o poder existir compara�o poss�vel. A "SAUDA��O" � muito velhinha, � algo de que muito nos orgulhamos h� j� quase 20 anos e que nos lembrar� sempre o nosso GRANDE AMIGO E SAUDOSO PRIM MARGAL. O "PASODOBLE" "BANDA DO SAMOUCO "acabou de nascer e pelo que ouvi n�o me restam d�vidas que levar� ainda mais longe o nome da nossa BANDA e do SAMOUCO. Quanto � actual DIREC��O e aos que lutaram desde a d�cada de 80 pela sede nova, n�o posso estar mais de acordo. Eu mesma senti na pele e ainda hoje sinto a atribula�o dessas "lutas", mas muito sinceramente creio que valeu a pena.
Termino refer�nciado o PEDRO RODELO. Sem ele estes nossos desabafos seriam imposs�veis. Pelo �ptimo trabalho desenvolvido e pelo muito que com o mesmo m�rito certamente ir� desenvolver os meus sinceros parab�ns.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.