segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

[FotoReport] A Estreia do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Perante casa cheia e apadrinhados pelo Grupo Coral Luísa Todi, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense fez a sua estreia oficial este Domingo, na nova sede da colectividade.

Ao início, o Presidente Ferreira Teixeira começou por manifestar a honra e satisfação de toda a Direcção na apresentação oficial do Grupo Coral da casa, referindo que esta formação surge fruto de um desejo antigo: ”já o saudoso músico e maestro Francisco Domingos Taneco tinha manifestado em tempos o forte desejo de ver um Grupo Coral dinâmico nesta casa”, afirmou. Destacou a união, o espírito de sacrifício, a atitude e a perseverança existentes em cada um dos mais de 30 elementos, fazendo votos para que o excelente trabalho desenvolvido pela exigente professora Gisela Sequeira corra pelo melhor. Agradeceu ainda à jovem maestrina o seu empenho com muito profissionalismo, o qual contribui de forma relevante para o desenvolvimento cultural desta instituição e da vila do Samouco.

Após a interpretação do primeiro tema da tarde, a coralista Maria Judite Caetano proferiu algumas palavras, salientando a concretização deste projecto musical o qual teve início a 2 de Outubro de 2006. Destacou o facto de nenhum dos coralistas possuir formação musical prévia, pelo que a persistência, dinamismo e profundo conhecimento da maestrina Gisela Sequeira foram fundamentais para a concretização deste projecto, mesmo atravessando situações complicadas.
A coralista Ana Coelho acendeu uma vela na árvore de natal presente na sala Francisco Domingos Taneco, simbolizando o nascimento do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.
O papel de Ferreira Teixeira foi enaltecido no discurso da coralista, visto que o Presidente da colectividade abraçou desde o primeiro momento este projecto de forma a transformar este sonho em realidade. “Tudo isto não teria sido possível sem o empenho da restante equipa directiva e sem a colaboração dos elementos da Banda de música da casa”, frisou.
O companheirismo e dedicação de Fátima Cardoso - sempre presente e disponível para colaborar com o Grupo Coral e com a colectividade - foi alvo de destaque: comandou muitas horas de trabalhos de decoração natalícia em toda a nova sede, pintou as gravatas dos coralistas e a própria doou o Quadro “Rosas”, do qual resultaram receitas que reverterão na compra de um piano que em breve estará na colectividade. Já na recta final do seu discurso, Maria judite Caetano referiu-se à honra e responsabilidade de estar em palco com o Grupo Coral Luísa Todi, o qual é também dirigido pela maestrina Gisela Sequeira e conta já com 46 anos de actividade.

Gisela Sequeira, numa breve intervenção, referiu-se ao repertório interpretado a 2, 3 e 4 vozes nesta estreia, o qual resulta de uma aprendizagem e evolução sólidas, visto que “nenhum dos elementos do grupo coral samouquense recebeu formação musical ou cantou em coro previamente”. Dia 9 de Dezembro de 2007 representou também a entrada de 4 novos coralistas: José Sousa (Tenor), Albertina Maceira (Contra Alto), Rosa Lobo (Soprano) e Marisa Palma (Soprano).

Apresentamos de seguida vídeos de ambas as actuações:
Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:
Clique aqui e veja os 9 vídeos que esta formação interpretou na sua estreia;

Grupo Coral Luísa Todi:
Clique aqui e veja 4 dos temas que esta formação interpretou na sua actuação;

Após a actuação do Grupo Coral Luísa Todi, Ferreira Teixeira – na qualidade de Presidente da Direcção da S. F. P. L. S. entregou ao Presidente do grupo coral convidado uma pequena lembrança, a qual regista a passagem desta formação pela colectividade samouquense. Sob regência da Maestrina Gisela Sequeira, seguiu-se a actuação em conjunto de todos os elementos de ambos os grupos corais com o tema “Noite Feliz”. Veja o vídeo aqui.


O nascimento do Coro misto da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense veio preencher uma lacuna cultural na vila do Samouco, representando um desafio para a Maestrina e coralistas e o realizar de um sonho para muitos membros associados. É objectivo deste Grupo Coral interpretar todo o tipo de repertório, desde o clássico ao popular, de forma a estar apto a responder a solicitações sócio-culturais para além dos calendarizados concertos anuais. Neste momento, o coro é formado por 35 elementos de ambos os sexos, existindo uma óptima dinâmica de trabalho e ambiente social. A Direcção do grupo está desde a sua formação a cargo da Maestrina Gisela dos Santos Sequeira.

1 comentários:

Anónimo disse...

merecem toda a sorte do mundo.
parabéns!

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.