Desde cedo que as gentes vimaranenses consagraram São Gualter como Santo, em reconhecimento da sua simplicidade e entrega e das inúmeras curas operadas aos enfermos que, em desespero, o procuravam. O Santo de devoção popular continua a ser honrado e perpetuado nas já centenárias Festas da Cidade e Gualterianas.
Desde 1906, com interregnos que dificuldades excepcionais bem justificam, as Festas da Cidade e Gualterianas mantêm a sua vitalidade e constituem uma importante atracção festiva de todo o Minho. No primeiro fim-de-semana de Agosto, vimaranenses e forasteiros marcam encontro em Guimarães para, em golfadas de alegria, cor e movimento, emprestarem à cidade uma ainda maior garridice. Em ambiente de festa, ora profana, ora cristã, multidões acorrem a Guimarães para participarem nas diferentes iniciativas que as festas lhes oferecem e que a organização quer vivas e atractivas.
Com 2 intervenções no Programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2008, a Banda do Samouco começará por actuar num concerto inédito que terá lugar Sábado dia 2 pelas 22 Horas no coreto do Jardim da Alameda, em pleno centro da cidade-berço. Domingo dia 3 às 18 Horas terá lugar a tradicional Corrida de Toiros onde estarão em praça os cavaleiros Rui Salvador, António Brito Paes e Tomás Pinto. O prestigiado Grupo de Forcados de Montemor assegurará as 6 pegas da noite, num espectáculo abrilhantado musicalmente pela formação samouquense.
Vai valer a pena ficar em sintonia com este blog, já que vários elementos da equipa do serviço http://bandadosamouco.blogspot.com irão estar em reportagem na cidade-berço no primeiro fim de semana do mês de Agosto.
0 comentários:
Enviar um comentário