segunda-feira, 14 de julho de 2008

[FotoReport X Corrida TVI] Marcos Tenório – Alternativa Justificada

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida o relato em profundidade com alguns dos melhores momentos de um grande serão vivido na X Corrida TVI realizada na última quinta-feira na monumental lisboeta, com o olhar sempre atento da cronista Patrícia Sardinha, Directora Adjunta do Serviço Informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica e com fotos pela objectiva de João Silva (www.joaopsilva.com), Chefe de Fotografia do Serviço Informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Quinta-Feira, 10 de Julho de 2008:
Na altura que comecei a olhar verdadeiramente as corridas de toiros, terão passado pouco mais de 15 anos, os cavaleiros de que se falava na altura são nomes que na sua grande maioria, ainda hoje perduram, e sempre, desde então, considerados os ‘cabeça de cartaz’ no que ao toureio a cavalo nacional actualmente diz respeito. Quinze anos volvidos, outros cavaleiros surgiram, e muitos deles com o apelido daqueles que cá já andaram ou ainda andam. Já nos deu herança o Lupi, o Moura, o Caetano, o Salgueiro, o Pinto, os Telles, o Bastinhas, entre outros mais ou menos já descobertos. São estes jovens que vão garantir que os nomes que carregam perdurem mais duas, três décadas no mínimo na história da tauromaquia, e com sorte, eles próprios com a sua descendência voltarão a dar continuidade ao nome, ao toureio e à memória dos antepassados.

Dia 10 de Julho, aos vinte e dois anos, foi Marcos Tenório ‘Bastinhas’, quem deu o passo de entrar para a fase profissional e prosseguir uma carreira e um nome muito popular no mundo do toureio a cavalo. A noite não podia ser mais de festa, com uma casa cheia e direito a transmissão televisiva. No cartel duas famílias toureiras, duas gerações de artistas, Paulo e João Moura Caetano, Joaquim e Marcos Bastinhas. Os grupos de forcados foram os Amadores de Lisboa, os de Alcochete e os Académicos de Elvas e se a noite é de família e amigos, os toiros eram pertencentes a ganadaria de Mª Guiomar Cortes Moura, avó de João Moura Caetano.

O momento da passagem de testemunho, como tantos outros, foi bastante emotivo, com um pai orgulhoso e feliz e um filho encantado e emocionado a quem Joaquim pediu “…muito respeito pelo público…”. E depois dos cumprimentos formais, mais não seria de esperar que Marcos brindasse a sua primeira lide como cavaleiro profissional ao homem que lhe serviu de exemplo e mais do que ninguém o encaminhou nesta vida, seu pai, Joaquim Bastinhas.

O primeiro toiro, o da alternativa, número 304 de nome Colebron com 566 kg, foi recebido por Marcos Tenório ‘Bastinhas’ que o bregou e lhe deixou bem dois compridos. Mudou de montada e voltou a bregar o toiro, parando-o no centro da arena, tentou prender-lhe a atenção, visto que se revelou a rês distraída, mas Marcos vinha disposto, cheio de ganas, e depois de dois ferros compridos, atirou-se por assim dizer com toda a garra para cima do toiro, partindo recto, pondo a voz forte no cite ao toiro e cravando certeiro três ferros curtos bem rematados com o cavaleiro a exibir-se na cara da rês. O público exige-lhe mais um e Marcos corresponde com um ferro de palmo, que depois de algum tempo a situa-lo nos terrenos, efectuou uma passagem em falso, e depois como o ferro caiu, Marcos não desmoralizou, e com o toiro em tábuas recompôs e cravou bem o de palmo. Foi uma brilhante actuação, a de Marcos Tenório, que não obstante o peso do nome que carrega, possui uma postura e um toureio vincado por marca única, sem imitações e mérito próprio. E principalmente não defraudou o pedido do pai, respeitou o público e este acarinhou-o bastante nesta noite.

Paulo Caetano foi o senhor que se seguiu. Um cavaleiro que é todo um catedrático no que ao toureio a cavalo diz respeito, isso vê-se até no seu próprio olhar. Lidou o toiro com o peso de 570 kg, que saiu brusco, cara fechada, mas que não intimidou Caetano que o recebeu com boa brega, deixando-o nos terrenos certos, e deixando dois bons compridos com remates magníficos. Brindou o primeiro curto a Joaquim Bastinhas, sinal de verdadeira educação e amizade. Depois arriscando-se, provocando a rês nas investidas, com ladeios recortados na cara do toiro, deixou-lhe bem o primeiro ferro. Começou a rês por se fechar em querências naturais, e o cavaleiro que sabedoria taurina a tem toda, entrou em terrenos de tábuas para cravar bem o segundo ferro. Aproveitou-se das características mansotas da rês, Paulo Caetano brilhou e encantou com uma quietude, a sacar o toiro das tábuas e a cravar um terceiro ferro curto. No final o público ainda lhe exigiu mais um ferro, mas Caetano sabe quando é o momento certo para terminar em beleza e assim o fez. Foi sem dúvida uma actuação extraordinária a de Paulo Caetano, ele que nos limita a vê-lo duas a três vezes por ano em ocasiões especiais.

Joaquim Bastinhas é Joaquim Bastinhas! Aquele que é considerado o maior caso de popularidade da tauromaquia portuguesa a cavalo, pela sua alegria, pela comunicação com o público, pela singularidade mas também pelo seu valor como toureiro, esteve extasiante esta noite. O toiro de nome Dramático, com 542 kg, quase lançou um drama na arena no final da actuação, mas a isso já lá vamos. Bastinhas começou por esperá-lo à porta dos curros e levá-lo cedo em brega na cola do cavalo. Parou-o e cravou bem dois ferros compridos. Voltou disposto para os curtos, cheio de ganas, e cravou o primeiro curto entregando-se o público à actuação do cavaleiro de Elvas. Sofreu um ligeiro toque, e a quarteio cravou o segundo ferro. Com a rês de curta investida, mas sem dificuldades de maior, Joaquim Manuel e deixa no sitio mais dois curtos. E como não há artista sem público, este exige fortemente ao cavaleiro mais um ferro, na expectativa do par. Mas Joaquim Bastinhas, fazendo-se difícil deixa primeiro um ferro de palmo e depois então remata a actuação com a sua assinatura de marca, o par de bandarilhas. E para quem já o conhece, ultimamente Bastinhas depois de brilhar com o par, apeia-se na arena e vai a pé agradecendo os aplausos, com o que ele não contava desta vez, era que o toiro lhe seguisse os passos e por pouco o drama não aconteceu. Mas longe disso, Bastinhas saiu por cima do percalço e adelante.

A João Moura Caetano coube em sorte um toiro com 516 kg e a sua actuação foi de menos a mais. Com algumas passagens em falso de início, frente a um toiro distraído, que custou a fixar-se nos terrenos e sem se enquadrar nas sortes. Deixou regular um ferro comprido, mas foi nos curtos que a entoação subiu de som com um bom primeiro ferro no sítio. Numa batida ao pitón contrário deixou três ferros, virando a actuação e empolgando as bancadas. Rematou com um ferro de palmo, muito bem. João Moura Caetano, pessoalmente surpreendeu-me por desta feita, e ao contrário do que disse dele na crónica de Évora do passado dia 28 de Junho, não provocar demasiado o público com as exibições de equitador, mas sim com o seu toureio e ferros de boa nota.

Das lides a duo resta sempre pouco a contar. Pela família Caetano, foi o pai quem encaminhou as sortes, preparando-as, e mais ou menos coordenados lá foram cravando a ferragem da ordem. Já os Bastinhas, exibiram-se sobretudo por colocarem os ferros aproveitando a ressalva um do outro e pela alegria evidente de pai e filho.

As pegas por parte do grupo de Lisboa foram efectuadas por José Luís Gomes, cabo do grupo, à primeira sem dificuldade, e Manuel Guerreiro à segunda muito bem, depois de uma primeira tentativa algo precipitada. Pelo grupo de Alcochete, Bruno Branquinho numa boa pega à primeira e o cabo Vasco Pinto, numa segunda tentativa onde o impacto do toiro no forcado foi forte, aguentando-se bem, e depois de um primeiro intento em que faltou ajuda. Já pelo estreante grupo no Campo Pequeno, os Académicos de Elvas, Ivan Nabeiro, irmão de Marcos Tenório pegou muito bem à primeira e David Barradas também à primeira sem problemas.

Apresentamos em seguida alguns dos momentos neste espectáculo, fotografados pela objectiva sempre atenta e oportuna de João Silva (www.joaopsilva.com), chefe de fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia ibérica:

Família Bastinhas na arena


Marcos Tenório Bastinhas


Joaquim Bastinhas


Família Caetano na arena


João Moura Caetano


Paulo Caetano


Forcados Amadores de Lisboa


Forcados Amadores de Alcochete


Forcados Académicos de Elvas

Os grandes espectáculos no Campo Pequeno seguem já esta quinta-feira com a Corrida da União das Misericórdias, onde João Moura Jr. lidará 6 toiros de diferentes ganadarias. Um espectáculo a não perder a partir das 22 Horas.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.