sexta-feira, 5 de outubro de 2007

[Crónica] Campo Pequeno - Confronto entre Dinastias e Gerações

Crónica por Pedro Rodelo, cronista tauromáquico http://bandadosamouco.blogspot.com/;
Fotos por João Silva, repórter fotográfico http://naturales.blogspot.com/:

O Campo Pequeno engalanou-se para receber um espectáculo tauromáquico com um fortíssimo cartel, naquele que era um confronto de dinastias e gerações há muito aguardado. João Moura e João Moura Jr. com António Ribeiro Telles e João Ribeiro Telles Jr. proporcionaram um excelente serão. Os Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e de Coruche, capitaneados respectivamente por Vasco Dotti e Amorim Ribeiro asseguraram as pegas perante um curro da Ganadaria de Romão Tenório. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense marcou o seu cunho neste espectáculo, interpretando um leque bastante variado de pasodobles perante uma vasta moldura humana que praticamente esgotou a renovada monumental lisboeta. A RTP transmitiu em directo este espectáculo.

João Moura iniciou a sua lide com ferragem comprida cravada com segurança e de forma bem vincada. Com perfeito entendimento do seu adversário, foi já ao som de "Opera Flamenca" (solo de Pedro Carvalho) que o cavaleiro de Monforte cravou uma série de curtos ao piton contrário, somadas a remates com as típicas piruetas e ladeios na cara do seu oponente.


Com uma actuação dentro do seu estilo mais típico, António Ribeiro Telles começou por não conseguir a cravagem inicial em sorte gaiola. O cavaleiro da Torrinha cumpriu sem romper para o êxito. Já ao som do pasodoble "Nerva" (solo de Valter Vila Cova), nota mais para os 2 ferros de palmo cravados na recta final da sua lide.


João Moura Jr.
recebeu o seu oponente de 634Kg à porta gaiola com este a não se ligar à montada de imediato. Ultrapassadas algumas dificuldades nos 3 primeiros ferros, foi já ao som de "España Cañi" (solo de Miguel Silva) que o jovem de Monforte rasgou para o êxito: com ferragem curta cravada de forma excepcional, o jovem imprimiu o seu timbre pessoal com remates e adornos ladeados junto às tábuas, deixando toda uma praça em delírio.


Recebendo o seu adversário na porta dos curros, João Ribeiro Telles Jr. começou por cravar um comprido de belo efeito após demorada e impetuosa entrada do seu oponente em praça. Com o toiro a não facilitar, o jovem da Torrinha teve que se aplicar para conseguir rasgar para o triunfo. Conseguiu-o já na recta final - ao som do pasodoble "Torero Cale" (solos de Pedro Carvalho na voz principal e José Fontes na 2ª voz) - cravando uma sequência de ferros violino, palmo, curto e palmo que levaram o público a aplaudir ruidosamente o jovem de pé.


Moura pai e Moura filho
enfrentaram o 5º da noite. Com uma lide regular, o entendimento entre o jovem e o veterano das arenas aconteceu em perfeita simbiose. Já ao som de "Forcados do Aposento Barrete Verde de Alcochete" (solo de Miguel Silva), destacaram-se os curtos e os ferros de palmo (um deles cravado em violino por Moura Jr.) de elevado nível cravados por ambos os cavaleiros.

A família Telles mostrou um perfeito e bonito entendimento dentro de praça. Perante um toiro complicado e descaído para as tábuas, António e João cumpriram sem que tivessem a vida facilitada. Nota mais para a recta final, onde ao som de "Gracia Española" (solo de Paulo Pancadas) cravaram curtos de boa nota. Finalizaram a lide com 2 palmos plenos de garra, os quais empolgaram a numerosa assistência.

O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira apresentou-se nesta noite de forma inspirada. Com todas as sortes seladas ao primeiro intento respectivamente por Pedro Castelo, Ricardo Patusco e Ricardo Castelo, estiveram em excelente registo.

O http://bandadosamouco.blogspot.com disponibiliza a última das 3 pegas da noite deste grupo, com o forcado Ricardo Castelo na cara do toiro. Clique aqui e veja esta pega no Youtube, ou se preferir veja-a em seguida:

O Grupo de Forcados Amadores de Coruche tiveram vida um pouco mais complicada. Com pegas concretizadas respectivamente por António Macedo à 1ª, Alberto Simões à 3ª e Nuno Feijoca à 2ª tentativa, apresentaram-se em grande nível.

O http://bandadosamouco.blogspot.com disponibiliza a primeira das 3 pegas da noite deste grupo, com o forcado António Macedo na cara do toiro. Clique aqui e veja esta pega no Youtube, ou se preferir veja-a em seguida:

O http://bandadosamouco.blogspot.com disponibiliza em seguida 3 excertos de actuações da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, todos eles registados neste espectáculo. Assim temos:

Pasodoble "Forcados do Aposento Barrete Verde de Alcochete"
Solista em trompete: Miguel Silva:

Pasodoble "Campanera":

No final do Abono 2007, e depois de numerosos espectadores solicitarem presencialmente ou através de comentários online ao http://bandadosamouco.blogspot.com a inserção deste vídeo, finalmente lançamos o pasodoble executado nas cortesias de todas as corridas em que a Banda do Samouco actua.
"Campo Pequeno" é um tema original de Carlos Alberto Moniz:

O abono 2007 no Campo Pequeno acabou mas as notícias relativas a tauromaquia estão muito longe de terminar neste espaço informativo. Fique em sintonia, pois vai valer a pena.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.