quarta-feira, 17 de outubro de 2007

[FotoVídeoReport] "Nanamue" - Almoço Convívio na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Realizou-se no passado sábado na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense um almoço convívio de ex-combatentes da Força Aérea Portuguesa, deslocados há quase 4 décadas por terras de Moçambique.

Sr. Ferreira Teixeira, na condição simultânea de membro do grupo "Nanamue" - outrora presente em terras de África ao serviço da nação portuguesa - e agora Presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, começou por receber os cerca de 140 convidados nas novas instalações da Colectividade na vila do Samouco, conjuntamente com vários outros elementos da Direcção desta instituição.

Após ter distribuído uma garrafa de vinho a todos os participantes - recordação com edição limitada que perpetuará este encontro no futuro - o anfitrião fez um breve discurso de boas-vindas no qual frisou o prazer de proporcionar a recordação de momentos vividos com alegria e emoção, mas também com incerteza em terras africanas. "Gostaria de ter a certeza que, após este encontro, todos nos recordássemos quem era quem, pelo que passámos, o que fizemos e aquilo que nos fizeram também", afirmou Ferreira Teixeira. A saudade apoderou-se de muitos dos presentes quando o trompetista José Fontes - elemento da Banda de Música - tocou durante o minuto de silêncio em memória de quem já partiu precisamente o tema "Hino do Silêncio", marcando desta forma um momento muito sentido e significativo na vivência de todos os "Nanamue".

Após o almoço e já na sala "Francisco Domingos Taneco" deu-se lugar à actuação do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Sob regência da professora Gisela Sequeira, esta formação interpretou 3 números do seu repertório, finalizando a sua actuação com o Hino Nacional. Em seguida, foi interpretado o fado "Mueda - Terra de Guerra", por 4 coralistas: Mário Sobral, Lurdes Mata, António Ribeiro e José Machado (pode ler o poema desta canção clicando aqui). Em seguida, Lurdes Mata interpretou de forma sublime "Poema de Mar", poema composto pelo saudoso Prim Margal. A concluir a sessão de fado, a coralista Fernanda Vila Cova interpretou um lindíssimo fado "à capela", deixando a assistência rendida ao seu talento. Por último, elementos da Banda de Música da casa subiram ao palco para interpretar vários pasodobles, aos quais muitos dos presentes não resistiram a dar um pezinho de dança. A título de exemplo, o http://bandadosamouco.blogspot.com deixa em seguida a oportunidade de escutar um dos temas interpretados nesta tarde de seu nome "Campanera", num registo realizado há escassos dias na última actuação da Banda de Música na Praça de Toiros do Campo Pequeno, em Lisboa (para ver o vídeo, por favor clique aqui).

Deixamos em seguida alguns registos fotográficos e em vídeo do que se foi passando durante este dia, também ele singular nesta colectividade:
Discurso de boas-vindas por Manuel Ferreira Teixeira:

"Hino do Silêncio":

Almoço:


Grupo Coral:



Vídeos do Grupo Coral:
"Venid a sospirar al verde Prado":

Hino Nacional:

Fado "Mueda - Terra de Guerra" com Mário Sobral, Lurdes Mata, António Ribeiro e José Machado:

Lurdes Mata em "Poema de Mar", com letra de Prim Margal:

Fernanda Vila Cova, num tema de fado:

Representação da Banda de Música:



Pasodoble "Nerva":

Pasodoble "Campanera":

E porque os "Nanamue" possuem uma forte, contínua e participada presença na Internet, o http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta aos seus leitores alguns dos links onde é possível conhecer melhor este grupo de amigos, assim como ver com maior detalhe muito do que se passou no Samouco neste Sábado de convívio:
- Site Geral "Nanamue": http://www.nanamue.com/indexB.htm
- Fotos do almoço de 13 de Outubro de 2007 no Samouco (enviadas por Cristiano Dias):
(os ficheiros são um pouco pesados: por favor aguarde até que as fotos lhe apareçam no monitor)
- Livro de Visitas / Fórum de opinião "Nanamue": http://www.a-free-guestbook.com/guestbook.php?username=nanamue

A Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso a Labor Samouquense espera ter proporcionado um excelente convívio recheado de boas recordações e muita alegria. A todos os que tornaram possível a realização deste evento, muito obrigado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Reportagem impecável da festa Nanamue.Cumprimentos ao Presidente Ferreira Teixeira.

Anónimo disse...

Amigo Pedro também leva um abraço pelo seu trabalho

Anónimo disse...

Que bela tarde de sábado nessa bonita terra Samouco do Ribatejo.
Gostei muito de almoçar com velhos amigos e ex-companheiros de inúmeras aventuras. É de se louvar iniciativas deste género porque nós que defendemos a Pátria não devemos ser esquecidos. Obrigado por tudo Sr Presidente Ferreira Teixeira. Uma tarde a não esquecer e quiçá a repetir-se. Um grande abraço do vosso amigo Cabo Trindade

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.