sábado, 27 de outubro de 2007

[Campo Pequeno] Balanço da temporada 2007

O número de espectáculos tauromáquicos realizados na Praça de Toiros do Campo Pequeno na temporada de 2007 foi de 23, o que representa um aumento de 53,3% relativamente a 2006.
Nesta estatística figuram apenas os espectáculos previstos nos termos do regulamento, ficando de fora as duas Aulas Práticas, realizadas nos dias 6 e 7 de Janeiro, que marcaram o arranque do concurso “À procura de novos toureiros”.

A actividade tauromáquica no Campo Pequeno iniciou-se logo nos dias 6 e 7 de Janeiro, com as referidas aulas práticas, prosseguindo nos dias 18 e 20 de Fevereiro. No dia 18 retomou-se a tradição dos espectáculos de Carnaval, ao passo que, no dia 20, teve lugar a final do concurso “À procura de novos toureiros”.
Retomada foi também a tradição da inauguração oficial da temporada no domingo de Páscoa, dia 8 de Abril, data em que a empresa homenageou os Campinos e Maiorais das ganadarias portuguesas.

A actividade tauromáquica do mês de Maio arrancou, nos dias 3, 4 e 5, com a realização da primeira feira taurina de Lisboa, que contou com os maiores nomes do toureio a cavalo e a pé, de Portugal e Espanha. No dia 3 de Maio, tomou alternativa João Moura, que saiu em ombros com seu pai e com o rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza. No dia 4 de Maio foi a vez do matador Enrique Ponce sair em ombros, numa noite em que alternou com Julián Lopez “El Juli” e José Luís Gonçalves. O terceiro espectáculo - ocorrido no dia 5 de Maio - foi uma novilhada em que se apresentaram “de luces” os três primeiros classificados do concurso “À procura de novos toureiros”, com o vencedor do concurso homólogo de Madrid. Maio ficou ainda marcado pela estreia em público do cavaleiro João Salgueiro da Costa, na corrida comemorativa do primeiro aniversário da reinauguração do Campo Pequeno, realizada dia 17.
A tradição das garraiadas académicas voltou ao Campo Pequeno, com a realização das garraiadas da Academia de Lisboa, no dia 8 de Maio, e do Colégio Militar, a 26.

No sentido de instituir uma tradição, realizou-se no dia 14 de Junho o 2º Concurso de Ganadarias de Lisboa, ganho pelo toiro da divisa Brito Paes. Na mesma corrida foi também premiada a melhor pega, a qual foi executada por António Alfacinha, do grupo de Évora.

Em Julho, realizaram-se corridas todas as quintas-feiras, registando-se no dia 12, a confirmação de alternativa do rejoenador espanhol Leonardo Hernández e, no dia 19, tomou alternativa o cavaleiro mexicano Gaston Santos. Por seu turno, o matador espanhol Eduardo Gallo, actuou em duas corridas (dia 5 e dia 26).

No dia 9 Agosto, com lotação esgotada, voltou a Lisboa o esplendor das Corridas de Gala à Antiga Portuguesa, na corrida comemorativa dos 50 anos da RTP. No dia 23, a empresa homenageou o cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira, na temporada em que comemorou 30 anos de alternativa e o antigo bandarilheiro João Inácio, há mais de 50 anos colaborador de todas as empresas que exploraram o Campo Pequeno. No dia 30, o Sporting Clube de Portugal comemorou, com uma corrida de toiros, a passagem do seu 101º aniversário.

As corridas à portuguesa de Setembro marcaram o confronto entre gerações e, na mista de dia 20, estreou-se em Lisboa o matador francês Juan Bautista.

No dia 4 de Outubro estiveram em confronto as dinastias Moura e Telles e a temporada encerrou no dia 18, com um festival de beneficência a favor dos deficientes que praticam hipoterapia, equitação adaptada e equitação terapêutica.

Lidaram-se 135 reses, pertencentes a 20 ganadarias das quais 107 toiros, 20 novilhos e 8 vacas.
Pisaram a arena de Lisboa, 17 cavaleiros de alternativa e três rejoneadores, sete cavaleiros praticantes e nove amadores. No que respeita a matadores de toiros, o número foi de 8, sendo quatro espanhóis, três portugueses e um francês. Quanto a novilheiros, apresentaram-se sete portugueses e um espanhol. Relativamente a forcados foram 21 os grupos que pisaram a arena de Lisboa, quatro deles constituídos apenas para a participação em garraiadas académicas.

Na temporada de 2007 foram concedidas duas alternativas de cavaleiro e duas de bandarilheiro (Diogo Vicente e Mário Figueiredo).

No que à Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense diz respeito, esta formação marcou presença ao longo de toda a época na monumental lisboeta, abrilhantando a esmagadora maioria dos espectáculos tauromáquicos ao longo da época 2007. O http://bandadosamouco.blogspot.com acompanhou estes espectáculos, escrevendo crónicas multimédia em todas as corridas (ver links ao longo deste artigo). Este serviço disponibiliza-lhe igualmente algumas dezenas de excertos em vídeo, com alguns momentos protagonizados no Campo Pequeno ao longo desta época. Para ver, por favor clique aqui.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.