sexta-feira, 13 de julho de 2007

[Crónica Tauromáquica] IX Grande Corrida TVI

Crónica conjunta por Ana Sofia Oliveira e Pedro Rodelo:

Lisboa: final de tarde com toda a mística que antecede um serão tauromáquico que promete. Depois de um dia de verão, a noite aqueceu ainda mais para um excelente espectáculo na Catedral do Toureio em Portugal com uma assistência que, mesmo com a transmissão em directo na TVI, não quis deixar de estar presente no grande espectáculo onde se pode assistir ao triunfo de Leonardo Hernandez filho, na confirmação da sua alternativa. João Moura pai apadrinhou e João Salgueiro testemunhou. A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense - sob regência do Maestro Sérgio Oliveira - marcou uma vez mais o seu cunho, abrilhantando o serão com o que melhor sabe fazer: música.

No primeiro da noite, o jovem natural de Córdoba actuou de forma muito agradável: nos compridos esteve bem, mas foi já ao som de "España Cañi" (solo de Pedro Carvalho) que se viu bem solta a sua garra, entrando no terreno do seu oponente arrancando-lhe magníficos ferros. Finalizou a lide do seu primeiro toiro com um par de palmos executados com mestria, catapultando-o para um estrondoso sucesso, bem perceptível na volta de agradecimentos, ao som do imponente "Paquito Chocolatero".
Nos forcados, o Grupo dos Amadores de Vila Franca de Xira esteve muito bem, ao consumar a sua sorte ao primeiro intento com o forcado na cara do toiro muito seguro.

João Moura regressou ao Campo Pequeno perante um exemplar que se bateu bem. Ao som de "Torero Cale" (solos de Pedro Carvalho e José Fontes), o cavaleiro depositou segurança na sua lide conseguindo compridos de bom efeito e curtos eficazes, empolgando a assistência com tamanha garra na sua actuação.
Os Forcados Amadores de Alcochete, na pessoa do seu actual cabo Vasco Pinto, quase consumavam a sua sorte ao primeiro intento. À segunda conseguiram o sucesso numa pega vistosa e consumada sem problemas de maior. Na volta final escutou-se "La Entrada";

No terceiro da noite, João Salgueiro começou muito bem, entusiasmando a assistência para uma lide que prometia. Trabalhando na distância de praça a praça colocou ferros excelentes, tirando partido da bravura do seu oponente. Ao som de "Nerva" (solo de Valter Vila Cova) durante grande parte da sua lide este cavaleiro não desiludiu, deixando bem patente o seu alto nível de qualidade no toureio uma vez mais.
Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense em grande, consumando uma excelente pega à primeira tentativa. A primeira parte terminou ao som do imponente pasodoble "Ecos de Aragón".

A segunda parte começou com João Moura a receber na arena um exemplar da Herdade de Vinhas com 590kg de peso. "Gracia Española" (com solo de Paulo Pancadas) ouviu-se ao longo da lide, a qual ficou aquém das expectativas, visto que o cavaleiro não alcançou o sucesso desejado em tirar o toiro das tábuas. Moura saiu cedo de cena, não sem antes conseguir alguns ferros de boa qualidade. Mostrou desagrado pela sorte macabra de ter recebido um exemplar que coxeou na mão direita, fazendo com que a sua actuação ficasse afectada.
Amadores de Vila Franca: após duas tentativas desfeitas, ao terceiro intento presenteou os espectadores com a sorte consumada de forma sublime, onde a força e garra do forcado na cara do toiro foi apoiada da melhor forma pelo restante grupo. Ao som de "Los Miuras", este forcado recebeu uma das mais entusiásticas e ruidosas salvas de palmas da noite;

O derradeiro de João Salgueiro correu-lhe bem: começando por tentar fixar o seu oponente no cavalo, consegui-o fazer logo nos compridos, conseguindo ferros de excelente efeito. Já nos curtos e ao som de "Una Malagueña" (com solo de Paulo Pancadas), consumou uma lide fantástica, onde aplicou curtos de forma ímpar levando os espectadores a manifestarem ruidosamente o seu agrado. A pedido do público, Salgueiro colocou ainda um palmo, fechando desta forma a sua actuação com chave de ouro.
Os Forcados Amadores de Alcochete - com Rui Baptista na cara - consumaram brilhantemente a sua sorte ao primeiro intento, numa pega que se revelou tranquila;

No derradeiro regresso de Hernandez à arena na noite em que Lisboa se rendeu a seus pés, o jovem calaveiro começou com um pequeno susto ainda nos compridos, mas ao seu terceiro ferro arrancou para uma sessão absolutamente irreverente e imparável: ao som do pasodoble "Olé Manuel dos Santos", o rejoeneador actuou de forma suberba: curtos magníficos que levou o Campo Pequeno ao rubro, numa lide empolgante com sortes extremamente bem desenhadas. Nota máxima para o par de palmos em violino cravados na recta final. Um grande futuro vislumbra-se a cada actuação deste jovem portento, e o Campo Pequeno foi testemunha disso esta noite.
Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense fecharam a sua sorte ao primeiro intento, com grande mérito pela garra demonstrada pelo forcado na cara do toiro.

O http://bandadosamouco.blogspot.com quer partilhar as actuações da Banda de Música com os seus leitores. Porque a época é de Festas na Vila do Samouco, também aqui se assinala esta época não com os 2 vídeos habituais mas com 3 vídeos, registados na passada noite no Campo Pequeno. Assim temos:

1 - "La Entrada"

2 - "Ecos de Aragón"

3 - "Una Malagueña" - Solo por Paulo Pancadas

Antena aberta para as Festas do Samouco, que decorrem desde esta sexta-feira 13 até terça-feira dia 17 na vila do Samouco. O http://bandadosamouco.blogspot.com estará no terreno para trazer até si tudo o que importa saber. Notícias a qualquer momento, com edição permanente neste espaço informativo. Fique atento.

1 comentários:

El Gica disse...

Buenas tardes soy javi y soy de villena-alicante-españa,donde el pasodoble de "la entrada"es de mi pueblo,hay dos pasodobles que toca vuestra banda.que nuestra escuadra perteneciente a la comparsa de andalues nos gusta mucho y que nos gustaria tener las partituras,para sacar ese pasodoble en algunos de los desfiles de nuestras fiestas de moros y cristianos.los pasodobles son "una malagueña" y el otro es"mi hiuelva"por favor si me las pudierais mandar a elgica@hotmail.com,te lo agradeceria mucho...un saludo a vuestra banda que tocais mu bien

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.