sexta-feira, 27 de julho de 2007

[Crónica] Campo Pequeno - Corrida dos Triunfadores

Crónica por Pedro Rodelo:

Indo ao encontro das preferências do público, o Campo Pequeno reuniu alguns dos artistas que já nesta temporada triunfaram na Catedral do Toureio Portuguesa. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, sob regência do Sr. Luís Lemos assegurou a componente musical desta corrida mista. Participaram os cavaleiros João Salgueiro, João Salgueiro da Costa (pai e filho respectivamente), e os matadores José Luís Gonçalves e Eduardo Gallo, para um Curro de toiros da Ganadaria de São Torcato. O Grupo de Forcados Amadores de Montemor, capitaneados pelo cabo Rodrigo Corrêa de Sá, asseguraram o par de pegas da noite.

1º Toiro - João Salgueiro
Lide: "Nerva" - Solo de Valter Vila Cova
Volta de Agradecimentos: "El Gato Montez"
Toiro imponente a dar jogo cerrado nos compridos, com o cavaleiro a castigar o seu oponente. Depois de cambiar de cavalo esteve bem nos curtos, conseguindo investir no terreno do seu oponente, conquistando ferros de excelente efeito.
Grupo de Forcados Amadores de Montemor bem: com sorte consumada ao primeiro intento, conseguiram uma pega brilhante.

2º Toiro - José Luís Gonçalves
Lide: "Gracia Española" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "La Entrada"
Após 3 pares de bandarilhas muito bem encaixados, o matador teve uma lide em grande estilo: pleno de segurança e com passes firmes demonstrando domínio total perante a cara do toiro, o público acompanhou com palmas o pasodoble "Gracia Española" que a Banda do Samouco ia interpretando, intercalando-as com insistentes olé's. Culminou o seu primeiro toiro com um ferro muito bem colocado. Uma lide de muito bom nível.

3º Toiro - Eduardo Gallo
Lide: Por decisão do Director da Corrida, não foi interpretado nenhum pasodoble nesta lide.
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragón"
A cravagem das bandarilhas suscitou assobios vindos das bancadas, atendendo à falta de brilho na execução das mesmas. A lide deste jovem matador tem início perante um exemplar de máxima bravura, com o toureiro a conseguir impor o seu jogo. Ainda que lhe tenha saltado o capote a meio de um dos passos de classe que efectuou, esta promessa do toureio mundial conseguiu uma lide bastante razoável mas sem música, gerando alguns protestos entre alguns dos espectadores que discordaram sonoramente da decisão do Director da Corrida.

4º Toiro - João Salgueiro da Costa
Lide: "Torero Cale" - Solo de Paulo Pancadas na 1ª voz e Fábio Cruz na 2ª voz
Volta de Agradecimentos: "Jesulín de Ubrique"
O Jovem praticante começou com dois ferros compridos extremamente cerrados e bem encaixados, sempre no terreno do seu oponente. Após troca de cavalo, falha o 3º ferro mas consegue um 4º de belo efeito. Com o público a puxar pelo cavaleiro, este entusiasma-se e embala para uma magnífica líde, culminada com curtos cravados de forma brilhante. Nota elevada para este jovem cavaleiro, apenas 2 meses após ter feito a sua primeira apresentação.
Forcados Amadores de Montemor ao melhor nível: forcado na cara a encaixar-se muito bem, numa pega diferente pela cambalhota que o toiro deu com o forcado sempre seguro na cara deste. O http://bandadosamouco.blogspot.com registou esta pega e partilha-a aqui com os seus leitores.

5º Toiro - José Luís Gonçalves
Lide: "Ese Es El Mio" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Após 3 pares de bandarilhas bem executados, na sua lide voltaram-se a ouvir ole's, fruto da maturidade que este matador não hesitou em mostrar a todos os presentes. Numa lide consistente e ritmada, este matador brindou o público com passes bem vincados intercalados com pausas, quer na cara, quer inclusive de joelhos de costas para o seu oponente. Terminou a sua lide com o ferro capital muito bem colocado.
No geral, José Luís Gonçalves sai esta noite do Campo Pequeno com nota elevada.

6º Toiro - Eduardo Gallo
Lide: "Una Malagueña" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "Ayamonte"
Precedido com três pares de bandarilhas executados de forma deficiente, o matador entrou na arena seguro. Sempre encostado ao toiro executou o seu trabalho de forma tranquila, e com os passos rasgados que já vêm caracterizando o seu estilo, presenteou a assistência com uma lide sem sobressaltos. Assim, este jovem matador veio novamente ao Campo Pequeno mostrar o porquê de ser uma das principais apostas nos cartéis das melhores praças espanholas e francesas.

Como habitualmente, o http://bandadosamouco.blogspot.com partilha alguns momentos do espectáculos onde a sua banda de música participa. Hoje partilhamos dois desses momentos, ambos ocorridos no 4º Toiro da noite, lidado pelo jovem João Salgueiro da Costa: a excelente pega pelos Forcados Amadores de Montemor e o pasodoble "Jesulín de Ubrique", interpretado pela Banda do Samouco na volta de agradecimentos.

1 - Forcados Amadores de Montemor - 2ª pega da noite:

2 - Pasodoble "Jesulín de Ubrique":

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.