quarta-feira, 18 de julho de 2007

Último dia nas Festas Populares do Samouco

Apesar de uma noite mais fria que as anteriores se ter feito sentir na vila do Samouco, esta foi uma das mais quentes e animadas. Com largadas no final da tarde como rampa de lançamento, a actuação de Rui Bandeira e Romana culminada com um espectáculo multimédia de pirotecnia na praia do Samouco fizeram o fecho de uma das edições das Festas do Samouco mais concorridas dos últimos anos.

Alguns momentos da última largada das Festas do Samouco - Edição 2007:
Primeiro com Rui Bandeira, depois com Romana (sem esquecer a passagem dos elementos da Associação das Festas Populares do Samouco pelo palco principal onde foram muito aplaudidos), ocorreu já na praia do Samouco o fecho das Festas Populares - Edição 2007. Eis alguns momentos destes espectáculos que presentearam todos os que se dirigiram à vila na derradeira noite de Festas Populares:
Estão de parabéns os principais mentores deste acontecimento: todos os elementos da Associação das Festas Populares do Samouco comandados pela Srª. Maria de Fátima Vieira, sem os quais nenhumas das emoções vividas em especial ao longo da última semana seriam possíveis. É preciso que se dê o devido valor a esta equipa que prepara as festas desde Setembro/Outubro, trabalhando incansavelmente em prol da alegria e satisfação de milhares de pessoas.

E para o ano há mais se Deus quiser!

7 comentários:

Anónimo disse...

Será que o Sr. Presidente da Colectividade me pode esclaracer o seguinte? Este Blog é da Sociedade ou é do Samouco em Geral? É que ultimamente notícias da casa nem vê-las enquamto que de outras entidades há algumas

Sociedade F.P.L. Samouquense disse...

Tem a palavra o Sr. Presidente da Direcção:

Antes de mais, o projecto http://bandadosamouco.blogspot.com é um projecto virado para as actividades desenvolvidas na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, sem que o mesmo não se iniba de mostrar o que à sua volta se passe, com destaque para o que nas Festas Populares do Samouco , nas quais esta Colectividade colaborou de múltiplas formas em várias ocasiões e actividades.

Sendo a S.F.P.L.S. uma associação realmente integrada na vida socio-cultural da vila, envolvendo centenas de pessoas da terra e não só nas suas actividades, faz todo o sentido fazer-se eco das Festas no seu todo, pensando não só nos nos habitantes do Samouco mas também em todos aqueles que se encontram ausentes da vila e que consultam o blog da S.F.P.L.S. de forma assídua, em busca de noticias da sua terra, da sua Sociedade. Foi este o critério seguido no bandadosamouco.blogspot.com aquando do planeamento da cobertura das actividades a decorrer durante as Festas populares.

Este critério será usado sempre que se justifique.

Quanto a notícias da casa, elas estão expostas no blog à medida que vão sucedendo.

Penso ter sido suficientemente esclarecedor no esclarecimento das dúvidas de alguém que se recusou identificar.

Ferreira Teixeira
Presidente da Direcção da S.F.P.L.S.

Anónimo disse...

Em parte concordo com o Sr.Ferreira Teixeira mas, certamente os que estão ausentes também gostariam de ver excertos do concerto dado pela Banda no dia da abertura, a charangada na noita de sábado especialmente quando fizeram homenagem à Nª.Senhora etc. Natutalmente faria mais sentido já que o blog e da Sociedade do Samouco.Portanto tenho que concordar também com o sr.(ª) anónimo(ª)

Anónimo disse...

Na sequência do comentário feito pelo leitor J. M. Santos, venho na qualidade de Coordenador Geral do http://bandadosamouco.blogspot.com afirmar o seguinte:

No meu contexto: o de músico da Banda e Charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, jamais alguma actividade terá maior importância que ocupar o lugar de músico em ambas as formações. Fi-lo precisamente nas duas ocasiões que nomeia no seu comentário: Concerto da Banda e Homenagem à Nª Senhora. Assim como nas actividades que a Colectividade desenvolve, a falta de recursos humanos também neste blog é muitas das vezes uma realidade. Nem todas as actividades podem ser apresentadas neste espaço da forma que se idealiza. É bom que todos se lembrem que, se andarmos "um par" de meses atrás, nada disto sequer existia.
Ainda assim tenho boas notícias para si: dentro em breve, contamos apresentar neste espaço filmagens tanto do concerto como da homenagem, visto alguém em nome deste blog ter falado com pessoas que registaram em vídeo ambos os momentos.

Pedro Rodelo

Anónimo disse...

Gostaria no entanto que alguém explicasse no entanto, se este blog de facto serve os interesses da SFPLS como dito acima pelo Sr. Presidente e pelo Exmo Sr Coordenador.

Lendo uma das noticias mais abaixo(Festas do Samouco - 1º concurso de Borladeros), conseguimos encontrar a seguinte frase:

"Queremos ainda dedicar este nosso prémio a uma pessoa em particular: à Dona Emília. A "Ti'míla" (e restante família) acolhe o nosso borladero há uma série de anos na sua casa e é quem mais nos "atura" até às tantas da manhã, dias a fio por altura das festas. A energia que transporta nas suas 70 Primaveras são algo que queremos louvar. Obrigado!"

Gostaria de perguntar qual foi o Borladero que a SFPLS construiu e com o qual ganhou o primeiro prémio?

Ora, compreendo que hajam alguns elementos da banda, no entanto, não ali estavam em representação da mesma mas sim a titulo particular.

Mais uma vez este espaço peca pela falta de isenção e neutralidade.

Sem com tudo isto querer descurar da senhora que segundo dizem tanto ajuda, apenas critico o uso deste espaço para usos pessoais ou mesmo da parte de alguns elementos da banda.

Sociedade F.P.L. Samouquense disse...

Formada por Samouqueiros e não só, na Banda do Samouco os seus elementos vestem verdadeiramente a camisola da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, transpirando com as divisas da colectividade aos ombros. Como colectivo, a Banda tem uma representação muito forte e permanente nas festas da sua terra, inclusive sem ser em serviço.

Observações como as que foram feitas no comentário anterior, ainda para mais vindas de alguém que se recusa identificar, não merecem a nossa concordância: não estamos cá para ser isentos nem neutros: a Sociedade faz-se de pessoas audazes e com garra, que investem o seu tempo em prol do progresso e desenvolvimento desta instituição, que também é de utilidade pública. A união entre todos os que desenvolvem todo o tipo de actividades que esta casa acarreta é uma evidência aos olhos de quem nos observa no terreno, de quem contacta presencialmente connosco, de quem nos lê. É a nossa forma (determinada) de estar. Este espaço faz eco disso mesmo. Diferenciamo-nos de muitos por tudo isto.

Anónimo disse...

Acho que o Sr Anónimo só está a destabilizar...penso tratar-se de um Montijense disfarçado de Samouqueiro....e gente dessa não é bem vinda!! ou são da casa...ou então fiquem á entrada..
Excelente reportagem...da Festa, da Banda e de tudo o que diz respeito á vila mais castiça de Portugal

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.