terça-feira, 31 de julho de 2007

[Antevisão] A Juventude em Competição no Campo Pequeno

Quatro nomes da nova geração de valores do toureio equestre: Sónia Matias, Ana Batista, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Manuel Lupi vão estar em aliciante competição nesta corrida, que ficará também assinalada pela estreia do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura e da ganadaria Sommer d’Andrade no renovado Campo Pequeno, completando o cartel o Grupo de Forcados Amadores de Évora. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense volta a marcar presença, abrilhantando musicalmente este espectáculo que decorrerá na Catedral do Toureio em Portugal.

Sónia Matias e Ana Batista foram as duas primeiras portuguesas a receber a alternativa de cavaleira-tauromáquica, ambas no ano 2000, rompendo assim com o tabu de que o toureio equestre, praticado por profissionais, era privilégio dos homens. Não só romperam com o tabu, como conquistaram o reconhecimento e o respeito dos seus colegas, e despertaram noutras jovens o gosto pela prática do toureio a cavalo.
Ambas repetem esta temporada no Campo Pequeno. Sónia Matias actuou a 14 de Junho na corrida concurso de ganadarias, na qual lidou o toiro vencedor, tendo rubricado duas actuações muito apreciadas pela crítica. A sua forma de tourear, alegre e comunicativa, faz com que estabeleça grande empatia com o púbico que por ela nutre um carinho especial. Por seu turno, Ana Batista, possuidora de um grande sentido de lide e equitadora muito segura, regressa ao Campo Pequeno 15 dias após uma actuação de grande mérito, em que foi posta à prova toda a sua valentia e decisão para vencer as dificuldades do toiro que lhe coube em sorte.

Também há 15 dias registou Manuel Ribeiro Telles Bastos um importante triunfo no Campo Pequeno, numa actuação em que empolgou a assistência, encontrando toiro em todos os terrenos, bregando e cravando com arte, no respeito escrupuloso pelas regras mais puras do toureio a cavalo, sagrando-se o triunfador da noite.

Quanto a Manuel Lupi, ainda cavaleiro-praticante, demonstrou na noite de 19 de Julho, no Campo Pequeno, que caminha a passos largos para a alternativa e que poderá vir a ocupar um lugar de destaque no contexto dos cavaleiros portugueses. O público valoriza a verdade do seu toureio e a sua entrega.

O Grupo de Forcados Amadores de Évora volta ao Campo Pequeno depois de, na corrida de 14 de Junho, um do seus elementos, António Alfacinha, ter ganho o prémio em disputa para a melhor pega de caras. A completar 44 anos de actividade, a 10 de Agosto, este grupo atravessa um dos melhores momentos da sua carreira.
O Real Grupo de Forcados Amadores de Moura foi fundado em 1971. Teve como cabo fundador António Maria Garcia e estreou-se em Moura, a 9 de Setembro de 1971, pegando um toiro da ganadaria de José Francsico Cruz e Crujo. Apresenta-se nesta corrida no renovado Campo Pequeno.

A ganadaria Sommer d’Andrade, que pasta na Herdade de Fontalva, em Barbacena, no concelho de Elvas, foi fundada em 1919 por José Alves do Rio, com reses da viúva Tamarón. Após falecer, em 1931, a ganadaria foi adquirida, juntamente com o direito ao ferro da Unión de Criadores de Toros de Lídia de Espanha, pelos irmãos Assunção Coimbra que, por sua vez, adquiriram sementais a Juan Belmonte. Em 1959 fica como único proprietário Manuel Assunção Coimbra que introduz na vacada um semental de Atanásio Fernández. José Luis Sommer d’Andrade adquire a ganadaria em 1979 e mudou-lhe o ferro. A sua antiguidade é referente a Madrid (17 de Outubro de 1982), sendo o encaste actual Parladé (Tamarón-Atanásio Fernández).

Um espectáculo a não perder: Campo Pequeno, esta quinta-feira às 10 da noite.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.