terça-feira, 17 de julho de 2007

[Antevisao] Alternativa do cavaleiro mexicano Gastón Santos no Campo Pequeno

Na próxima quinta feira dia 19, será concedida a alternativaao cavaleiro mexicano Gastón Santos Ward, que 53 anos depois repete o gesto de seu pai, quando nesta mesma praça recebeu a alternativa, das mãos de mestre João Núncio. A Gastón Santos pai, que ao longo da sua carreira ímpar voltou a tourear em Portugal por várias ocasiões e com êxito, se deve a introdução do toureio a cavalo no México, segundo a tradição portuguesa, tanto na indumentária dos cavaleiros como nos arreios e no próprio arranjo das montadas.

Conquistado por Portugal e pelo povo português, Gastón Santos nutre também pelo cavalo lusitano uma profunda admiração que o levou a importar para o México éguas e garanhões das melhores procedências e fez dele um dos criadores de cavalos desta raça de maior nomeada em todo o mundo. A sua admiração pelo toureio a cavalo vai ao ponto de ter enviado por mais de uma vez o seu filho a Portugal para estagiar com mestres portugueses de equitação, e com eles aprender e refinar os pormenores que fazem a identidade e marcam a diferença desta arte, ímpar no mundo.
Gastón filho iniciou a sua carreira a 15 de Agosto de 2001, em San Buenaventura. Leva toureadas 177 corridas, que constituem a sua aprendizagem até se submeter à prova de alternativa, perante o exigente público de Lisboa e preservar, a partir de 19 de Julho de 2007, na sua pátria, o legado de uma arte que o seu progenitor tanto tem acarinhado e ajudado a difundir.

A cerimónia de alternativa terá por padrinho Joaquim Bastinhas, um dos cavaleiros mais apreciados pelo público, cuja presença neste cartaz, reveste ainda de um outro significado: o de apoiar uma nova geração de valores do toureio equestre, uns já com créditos firmados, caso de Ana Batista, que ele próprio “doutorou”, outro em ascensão fulgurante, Manuel Ribeiro Telles Bastos e duas jovens promessas que caminham a passo seguro para a alternativa: Manuel Lupi e Duarte Pinto, qualquer deles já triunfadores no renovado Campo Pequeno.

Nos grupos de forcados teremos o grupo de forcados amadores do Montijo e das Caldas da Rainha.
O Grupo de forcados amadores o Montijo foi fundado em 1964. Além das centenas de corridas pegadas em Portugal, o grupo actuou dezenas de vezes em Espanha e França e alguns dos seus elementos integraram selecções de forcados que se exibiram na Indonésia, Canadá, Califórnia, México, Venezuela e Colômbia. A temporada de 2003 marcou uma profunda remodelação no grupo. Além da mudança de cabo, a sua constituição foi radicalmente alterada, tendo entrado muitos jovens e valorosos forcados que auguram um promissor futuro ao G. F. A. Montijo. Tem como actual cabo Ricardo Figueiredo, forcado com fortes raízes na vila do Samouco.
O grupo de forcados amadores das Caldas da Rainha, capitaneado por Nuno Vinhais, apresenta-se nesta data no Campo Pequeno, na sequência do triunfo obtido nesta praça, em 2006. É um dos grupos mais jovens em actividade, fundado em 1993, e tem vindo a conquistar o seu espaço no panorama tauromáquico português, à base de galhardia, valor e amor-próprio.

À ganadaria de Manuel Assunção Coimbra pertencia o toiro triunfador da temporada de 2007 no Campo Pequeno, de nome “Torrichado”. A ganadaria foi fundada em 1983, tendo como antiguidade 23 de Maio de 1988, na praça da Nazaré. Oriunda de Manuel Conde, tem como encaste actual Parladé, com base em cruzamentos de reses procedentes de Tamarón, Conde de la Corte e Atanásio Fernandez. Pasta na Herdade do Marmeleiro, no Chouto (Chamusca).

Abrilhanta este espectáculo a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, comandada pelo Maestro Sérgio Oliveira. Sem dúvida, um espectáculo a não perder.

Agradecimento especial à equipa do Naturales - Correio de Tauromaquia Ibérica - com destaque para o jornalista Paulo Pereira - pelos detalhes fornecidos para a antevisão de mais uma grande corrida na Catedral do Toureio em Portugal.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.