_JPG.png)
No mês em que se celebra a Queima das Fitas, muitos foram os estudantes que afluíram à Praça de Toiros do Campo Pequeno, numa noite repleta de momentos hilariantes e muito boa disposição. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense não poderia deixar de estar presente, fazendo-se representar com alguns dos seus elementos neste evento, aceitando com muito gosto fazer parte desta festa.
O cartel, o qual marca o regresso das garraiadas à catedral lisboeta depois de alguns anos de interrupção foi bem diversificado. Foram apresentadas neste espectáculo 4 magníficas reses bravas e no final uma quinta... para curiosos.
Cavaleiros:
- João "O Braga": Ao som do pasodoble "Nerva" interpretado por Valter Vila Cova, conseguiu imprimir garra à sua actuação, conseguindo 3 ferros de belo efeito no final. Na volta de agradecimentos ouviu-se o tema "Ayamonte";
- Zé Manel "Chapelli": apesar de algo conturbada a sua relação com o primeiro cavalo que levou à arena, montado no segundo animal e ao som de "Torero Cale", com 1ª voz por Paulo Pancadas e 2ª Voz por José Fontes, conseguiu fazer um par de ferros com brilho. Foi responsável por alguns dos momentos mais hilariantes da noite, recebendo sonoras palmas na volta final à arena ao som do pasodoble "Chiclanera";
- Miguel "Tintelhão" Viana: dificuldades nos primeiros ferros fizeram com que a última parte da sua lide, já ao som do imponente pasodoble "Paquito Chocolatero" fosse arrebatadora, com 3 ferros de belo efeito, um deles cruzado. Ao som de "Ecos de Aragon", arrancou aplausos fortes da assistência;
- Vany: levando a rês empapada na garupa do cavalo, a jovem cavaleira empolgou os presentes. Ao som de "España Cañi", pasodoble com solo de Paulo Pancadas, a audiência teve o momento alto de toureio na noite na presença desta promissora cavaleira, encaixando ferros de belíssimo efeito. Mereceu integralmente a demorada volta final à arena , ao som do pasodoble "La Puerta Grande".
Nos forcados, tanto os Académicos da Universidade Lusíada como a selecção de forcados recrutada para enfrentar as reses bravas estiveram na festa para a festa, proporcionando momentos curiosos.
Em seguida, apresentamos dois vídeos com excertos das pegas dos dois grupos de forcados presentes na praça:
1 - Pega por parte da selecção de forcados:
2 - Pega "a solo" por Jorge Garrão, dos Académicos da Universidade Lusíada:
Por fim, Maurício do Vale anunciou os vencedores dos prémios:
Prémio Coragem: Zé Manel "Chapelli";
Prémio para Lide a Cavalo: Vany;
Prémio melhor pega: Grupo Forcados Académicos da Universidade Lusíada.
Convidou ainda todos os presentes nas bancadas a descer à arena da magnífica Praça de Toiros do Campo Pequeno para medirem forças com a última das reses bravas. Aqui fica o testemunho fotográfico de um final garraiada sem dúvida a repetir em próximas edições.


A próxima actuação da Banda do Samouco na Praça de Toiros do Campo Pequeno ocorre Quinta-Feira - 17 de Maio - pelas 22 Horas, nocturna onde é feita a apresentação do cavaleiro João Salgueiro da Costa (filho de João Salgueiro), naquela que é a corrida onde se celebra o 1º aniversário da re-inauguração da Catedral do Toureio em Portugal.
0 comentários:
Enviar um comentário