quarta-feira, 8 de outubro de 2008

[Festas do Império de São Carlos 2008] Cerimónia da Coroação


Em resultado da deslocação da Banda do Samouco até à ilha Terceira no decorrer da última semana de Setembro, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com avança agora com uma reportagem multimédia acerca da Coroação, a qual inclui fotos e vídeos de alguns momentos musicais protagonizados pela Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e pela Banda Filarmónica da Sociedade Musical e Recreio da Terra-Chã, num acontecimento repleto de beleza e singularidade que teve lugar no último Domingo de Setembro na localidade de São Carlos.

A Coroação é um acto religioso que se realiza em devoção ao Divino Espírito Santo, um dos traços mais marcantes nas devoções populares dos Açores. A irmandade do Divino Espírito Santo do lugar de São Carlos constituiu-se na sequência do milagre da protecção divina perante a grande actividade vulcânica que se desenvolveu na segunda metade do século XVIII no interior da Terceira, fazendo expelir lava em diversas direcções, alterando a fisionomia de vastas áreas da ilha.

Para já apresentamos a fotoreportagem com dezenas de momentos captados durante a manhã do passado dia 28 de Setembro: Coroação, Missa e nomeação do Procurador para o ano de 2009 são os momentos retratados no vídeo que o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida:

O serviço informativo online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense vai apresentar mais notícias sobre as festividades na localidade de São Carlos: para além do Concerto de Sábado à noite, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com está a preparar mais um vídeo sobre a cerimónia da Coroação e um especial "Banda do Samouco - Fora de Serviço", onde alguns momentos de animação musical protagonizados por músicos da Banda do Samouco e não só estarão em destaque. Mais novidades entrarão no blog dentro em breve: fique em sintonia com o blog da banda, pois vai certamente valer a pena.

1 comentários:

Elisabete disse...

A Coroação em louvor do Divino Espirito Santo é uma das maiores tradições da Ilha Terceira.
A de S. Carlos surge como forma de agradecimento ao Espirito Santo por não ter deixado chegar a este lugar, as lavas de um vulcão que surgiu em 1791. A fé das pessoas levou-as a colocar coroas do Espirito Santo no lugar proximo das casas, para que as lavas ali parassem e não atingissem as pessoas. Hoje nesse local existe o Império de S.Carlos, onde se presta louvor ao Divino, todos os anos na ultima semana de Setembro.
Este ano assim se fez e a coroação saiu à rua muito bem acompanhada ao nível musical!

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.