sábado, 18 de outubro de 2008

[FotoVídeoReport] Garraiada Académica do Caloiro no Campo Pequeno

Crónica e Fotos por Pedro Rodelo:

A Praça de Toiros do Campo Pequeno abriu portas para o 20º e último espectáculo na temporada 2008, numa noite onde o espírito académico se uniu à festa brava perante uma fortíssima moldura humana presente na primeira praça do país.

Em noite de festa, foram 5 os jovens cavaleiros em praça: Francisco "Seabra", António "Mim" Garcia, João "Caldeira", João "El Ganhaito" e Gonçalo "Veloso". Na forcadagem, 5 grupos académicos: Universidade Lusíada, Universidade Católica (curso de Direito), Instituto Superior de Agronomia, Instituto Superior Egas Moniz e Universidade Autónoma. Com a presença de vários músicos, a Banda do Samouco animou musicalmente este acontecimento, repartindo alguns momentos musicais com elementos de uma das tunas presentes em praça.

Início do Espectáculo - Cortesias

Francisco “Seabra” recebeu a primeira rés brava da noite: sobressaíram bons pormenores na arena, fruto da técnica que o jovem cavaleiro demonstrou de forma constante na sua lide; António “Mim” Garcia começou por executar uma sorte gaiola, ao que se seguiu uma lide razoável, ainda que com alguns percalços; João “Caldeira” recebeu uma rés que entrou em praça com muita pata, obrigando o jovem a aplicar-se logo de início. Por entre compridos, curtos e violinos, a ferragem foi concretizada de forma correcta, onde a técnica e a inteligência do jovem prevaleceram; João “El Ganhaito” deparou-se com algumas dificuldades nos primeiros ferros: após ter tirado a cabeçada do seu cavalo conseguiu alguns ferros de boa nota, conseguindo fazer face às dificuldades evidentes para controlar a montada, ainda que não tenha evitado algum desnorte na arena; Gonçalo “Veloso” protagonizou a cavalo uma lide com bons apontamentos. A meio libertou-se do cavalo e já de capote toureou a rés brava por entre verónicas e chicuelinas demonstrando alguma técnica no toureio apeado. Já no final da sua lide mais uma surpresa: dois pares de bandarilhas com cravagem aceitável.



Momentos registados com alguns dos intervenientes na arena

Quanto à forcadagem - e porque as imagens valem bem mais que mil palavras - o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida as 5 sortes consumadas nesta noite:

No final do espectáculo foram atribuídas distinções:
- Melhor cavaleiro: João “Caldeira”;
- Melhor pega: Universidade Católica (curso de Direito);
- Melhor claque: Instituto Superior de Agronomia.


Entrega das distinções ao melhor cavaleiro e ao melhor Grupo de Forcados

A animação prosseguiu com o arraial académico em ambiente de festa perante caloiros, veteranos e demais público presente em praça com o cantor Leonel Nunes e o DJ Cenoura, muito populares no meio académico.

Pormenor da noite em que a juventude marcou forte presença no Campo Pequeno

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.