domingo, 18 de maio de 2008

[Depoimento] "De Espanha para Portugal, de Sevilha para o Samouco"

São múltiplas as reacções ao trabalho que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense tem vindo a desenvolver nas suas actuais 12 actividades na área da música, desporto e recreio: Desde as Aulas de Salsa até ao Hip Hop, passando pela Escola de Música e nunca esquecendo a fortíssima aposta no Grupo Coral desta casa, as reacções não se fazem esperar, havendo mais de 400 comentários provenientes de 21 países online, divididos entre blog e canal de vídeo, número este que exclui as múltiplas reacções presenciais que os elementos da Direcção recebem de forma constante dentro e fora da Vila do Samouco.

Porém, há mensagens que merecem natural destaque: pelo seu teor, pela forma clara com que as ideias são expressas, pelo que transmitem. A mensagem que apresentamos de seguida refere-se ao trabalho que a Banda do Samouco tem desenvolvido de forma contínua, em especial ao longo do último ano.

Rafael Fernández Aguilar escreve-nos a partir de Sevilha e dirige-se até nós através do serviço Naturales - Correio de Tauromaquia Ibérica: ao desconhecer o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com e a forma de nos fazer chegar o que pensa (comentários ou pelo email bandadosamouco@gmail.com) acerca da nossa Banda de Música, dirigiu-se ao Director do serviço tauromáquico luso-espanhol. Prontamente o Sr. Eugenio Eiroa (Director do Naturales) fez-nos chegar a mensagem que passamos a reproduzir na íntegra:

Queridos amigos :
Somos muchos ya los españoles que sentimos especial satisfacción al comprobar que, cada vez más, artistas y agrupaciones portuguesas son llamados - y en algunos casos, como el vuestro, repitiendo año tras año - a protagonizar momentos importantes de nuestras Fiestas. Me llena de orgullo saber que volveis también en 2008 a Ayamonte, donde tan queridos sois. Por encima de la enorme calidad musical que vuestra Banda tiene, destacaría que vuestra calidad humana es tal que os hacéis querer allá donde vais. Haceis grande a Portugal fuera de sus fronteras, pero demostrais que los portugueses son nuestros verdaderos hermanos. El resto, de Francia para arriba, primos como mucho y a veces ni eso. Enhorabuena por lo mucho y bueno que haceis, sois y representais.
Os vi actuar en Ayamonte en el 2007 y pienso acercarme este año también. Un buen pasodoble español interpretado por una gran Banda portuguesa es algo sublime, realmente sublime y que emociona...
Que Dios os bendiga, amigos.
Rafael Fernández Aguilar, desde Sevilla (España)

Para a Banda do Samouco mensagens como estas são especialmente importantes: encaramos este depoimento como um incentivo ao desenvolvimento de mais e melhor trabalho, responsabilizando-nos cada vez mais por tudo aquilo que já desenvolvemos e queremos continuar a desenvolver.

A Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense agradece publicamente ao Sr. Rafael Aguilar e a todos os que nos fazem chegar o que pensam acerca da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Iremos continuar a fazer tudo o que está ao nosso alcance para não defraudar as expectativas que são criadas não só em relação à sua Banda de Música mas também em todas as actividades que esta instituição de utilidade pública desenvolve em prol da riqueza sócio-cultural na freguesia do Samouco, no concelho de Alcochete, e acima de tudo por toda a região onde nos inserimos e por Portugal.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.