sexta-feira, 16 de maio de 2008

[FotoVídeoReport] 2º Aniversário da Reinauguração do Campo Pequeno

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:
Fotos por João Silva, Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

A Praça de Toiros do Campo Pequeno recebeu esta quinta-feira a 1ª Corrida Vidas / Correio da Manhã, onde se assinalou o 2º aniversário da reinauguração da monumental lisboeta com mais de meia casa.

Em praça estiveram os cavaleiros João Salgueiro e João Salgueiro da Costa, os matadores espanhóis António Ferrera e Eduardo Gallo. O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa assegurou as 3 pegas numa noite em que foram lidados sete toiros da ganadaria de Falé Filipe, que se estreia no Campo Pequeno. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense abrilhantou musicalmente este espectáculo.
Banda do Samouco

No que diz respeito ao toureio a cavalo, João Salgueiro abriu o espectáculo deparando-se com um oponente trabalhoso entre tábuas. Com ferragem cravada de forma correcta, o cavaleiro mostrou bom toureio na arena, especialmente no último par de curtos.

João Salgueiro

João Salgueiro da Costa entrou em praça com dois bons compridos. Perante um oponente que se foi encostando às tábuas, o jovem praticante sentiu algumas dificuldades ao cravar a ferragem curta, tendo ainda assim concluído de forma bastante razoável a sua lide a solo.

João Salgueiro da Costa

Pai e filho voltaram à arena para lidar em conjunto o quinto exemplar da noite. Numa tónica de elevado dinamismo, conseguíram passar o entusiasmo da arena para o anfiteatro, fazendo com que o público manifestasse ruidosamente o seu agrado, em especial na ferragem curta onde o jovem João Salgueiro da Costa esteve excepcionalmente bem.

A respeito do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, Francisco Mira, Gonçalo Maria Gomes e João Lucas consumaram as suas sortes ao 4º, 1º e 1º intentos respectivamente, em pegas onde fortes derrotes foram frequentes.

Amadores de Lisboa

A respeito das lides a pé, o matador António Ferrera apresentou-se no Campo Pequeno no dia seguinte ao triunfo na Feira de Santo Isidro em Madrid, onde cortou uma orelha no seu último toiro. O matador começou a lide do terceiro da noite com vários lances à verónica, encaixando em seguida 2 pares de bandarilhas. Em seguida, a Direcção da corrida interrompe a lide para alguns momentos depois dar ordem para iniciar a faena de muleta. O toiro ao segundo passe cai e aí a Direcção da corrida volta a intervir dando ordem de recolha do toiro, perante o espanto de toureiro e muitos dos aficionados presentes;
Já perante o seu derradeiro exemplar, Ferrera começou por dar uns passes de capote, encaixando em seguida 3 pares de bandarilhas de forma correcta. Ao executar sucessivos derechazos, o toiro não correspondeu, tendo inclusive caído algumas vezes. O matador dá o tudo por tudo para agradar o público, mas foi bem notória a falta de matéria prima para que saísse da praça Lisboeta bem sucedido.

António Ferrera

Eduardo Gallo regressou à catedral lisboeta após assinaláveis sucessos na época 2007 nesta praça. No seu primeiro começou com um passe de tonteio seguido de algumas verónicas. Após o toiro ser bandarilhado pelos seus subalternes, Gallo brinda ao público iniciando a faena com ajudados por baixo seguidos de derechazos. Ao mudar de mão, o matador arranca com uma série de bons naturais, seguidos com alguns passes de peito de boa qualidade. Já na recta final da faena recorre novamente a naturais de bom recorte, terminando com vários passes de bonito efeito;
O derradeiro exemplar da noite entrou com muita garra em arena, tendo sido bandarilhado por Alvaro Oliver de forma brilhante. Com uma crescente decaída na investida, Gallo - por entre alguns passos naturais e de peito - acabou por concretizar uma faena bastante meritória, atendendo ao jogo oferecido pelo seu oponente.
Eduardo Gallo

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida um excerto da Banda do Samouco com os pasodobles "Paquito Chocolatero" e "Jesulin de Ubrique":

A título excepcional, apresentamos as 3 pegas da noite executadas pelos Forcados Amadores de Lisboa, capitaneados pelo Cabo José Luís Gomes:

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.