sexta-feira, 20 de julho de 2007

[Campo Pequeno] Alternativa do Cavaleiro Mexicano Gastón Santos

Crónica por Pedro Rodelo:

Numa noite com meia casa, a Praça de Toiros do Campo Pequeno assistiu a um espectáculo pleno de altos e baixos. A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurou a componente musical deste espectáculo.

No início das cortesias foi guardado um minuto de silêncio pelo empresário tauromáquico montijense José Lino, recentemente falecido.
Joaquim Bastinhas deu a alternativa a Gastón Santos filho. De notar que este cavaleiro mexicano, tal como o pai, enverga a tradicional casaca portuguesa em vez do tradicional traje curto, como é usual em Espanha e no México.

1º Toiro - Gastón Santos
Lide: "Paquito Chocolatero"
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragón"
1º e 2º Compridos de frente e a castigar o seu oponente. Após mudança de cavalo para os curtos, a cravagem dos ferros foi aceitável, mediante um manso perdido na arena. Em suma, uma lide asseada.
Forcados Amadores do Montijo consumaram a sua sorte ao 6º intento, numa pega razoável, sem grande brilho.

2º Toiro - Joaquim Bastinhas
Lide: "Torero Cale" - Solos de Paulo Pancadas e José Fontes
Volta de Agradecimentos: "La entrada"
Bastinhas começou com 3 compridos em bom plano. Muda de cavalo e crava dois curtos de belo efeito. Após nova mudança de cavalo, crava outro bom curto e um de palmo, e a pedido da assistência crava por último um par de bandarilhas "à Bastinhas", das que empolgam o público com facilidade.
Forcados Amadores das Caldas da Rainha resolveram a sua sorte ao 3º intento, com uma pega de excelente efeito.

3º Toiro - Ana Batista
Lide: "Gracia Española" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "Jesulin de Ubrique"
Perante um manso, a cavaleira apontou 2 ferros compridos. Após mudança de cavalo, crava 4 curtos de boa nota, acabando com um bom ferro de palmo a pedido do público.
Saem os forcados montijenses e logo no 1º intento o forcado da cara sai inanimado da arena. Ao segundo intento, tentaram executar uma pega de comboio que foi desfeita. Pega do mesmo género consumada à terceira tentativa.

No intervalo, a Associação dos Cavalos de Raça Pura Lusitana homenageou o cavaleiro Gastón Santos, grande criador desta raça no México.

4º Toiro - Manuel Ribeiro Telles Bastos
Lide: "Nerva" - Solo de Rúben Supelos
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Após 3 compridos de castigo muda de cavalo e leva a lide de menos a mais, cravando 4 curtos e um ferro de palmo, todos de boa execução. Finaliza a sua lide com mais um curto de excelente efeito a pedido do público.
Amadores das Caldas da Rainha concretizaram a sua sorte ao primeiro intento, numa boa pega.

5º Toiro - Manuel Lupi
Lide: "España Cañi" - Solo de Fábio Cruz
Volta de Agradecimentos: "Mi Huelva"
Com 3 ferros compridos de castigo muda de cavalo. Após 4 curtos com ligeiras cambiadas de bom plano, Lupi muda de cavalo para culminar a sua lide com um ferro de palmo de belo efeito.
Forcados do Montijo fecham a sua sorte ao terceiro intento.
Na volta, o forcado negou-se a acompanhar o cavaleiro, como deveria acontecer muitas vezes.

6º Toiro - Duarte Pinto
Lide: "Olé Manuel dos Santos" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "La Puerta Grande""
Lide iniciada com 2 ferros compridos muito bons. Após mudar de cavalo, crava o primeiro ferro na mão do toiro. Depois de um toque na montada, crava um segundo ferro aceitável e muda de cavalo novamente. Finaliza a sua lide com 3 ferros, 2 deles a pedido do público.
Na derradeira, Forcados das Caldas somam a sua sorte com uma extraordinária pega de poder a poder, concretizada ao segundo intento.

Em resumo: uma corrida mansa, onde se destaca o toiro lidado na alternativa sem condições de lide.

A respeito dos habituais vídeos da Banda do Samouco, temos de seguida dois vídeos de dois solos feitos pelos solistas em trompete Rúben Supelos e Fábio Cruz.

1- Nerva
Solista - Rúben Supelos


2 - España Cañi
Solista - Fábio Cruz

Dia 26 de Julho, a décima Corrida da época no Campo Pequeno para a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense: a Corrida dos Triunfadores. Antevisão dentro de dias neste blog.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mis Mas sinceras felicidades por encontrar una banda con tal precision al interpretar la musica, espero seguir viendo mas presentaciones de esta hermosa Banda
un saludo desde Chile

Alvaro Aguilar
Puerto Octay
X region
Chile

Anónimo disse...

buenos dias me pongo en contacto con ustedes para pedirles un grandisimo favor y es que les hemos escuchado a traves de you tube y nos hemos enamorado del pasodoble una malagueña para tocarlo en las fiestas patronales de nuestro pueblo en alicante españa y les pedimos que sis ustedes pueden hacernnos llegar de alguna manera las partituras para la banda muniipal les quedariamos eternamente agradecidos.les doy mi tlf y e-mail por si quisieran ayudarnos.

mi tlf +34 676620757
mi e-mail dsarrio@dirtec.es

les agradezco la atencion

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.