sábado, 28 de julho de 2007

[Antevisão] Guimarães: Banda do Samouco nas Festas da Cidade e Gualterianas

Desde cedo, as gentes vimaranenses consagraram São Gualter como Santo, em reconhecimento da sua simplicidade e entrega e das inúmeras curas operadas aos enfermos que, em desespero, o procuravam. O Santo de devoção popular continua a ser honrado e perpetuado nas já centenárias Festas da Cidade e Gualterianas.

Desde 1906, com interregnos que dificuldades excepcionais bem justificam, as Festas da Cidade e Gualterianas mantêm a sua vitalidade e constituem uma importante atracção festiva de todo o Minho. No primeiro fim-de-semana de Agosto, vimaranenses e forasteiros marcam encontro em Guimarães para, em golfadas de alegria, cor e movimento, emprestarem à cidade uma ainda maior garridice. Em ambiente de festa, ora profana, ora cristã, multidões acorrem a Guimarães para participarem nas diferentes iniciativas que as festas lhes oferecem e que a organização quer vivas e atractivas.

Associando a tradição da batalha das flores, do cortejo do linho, da Marcha Gualteriana, do concurso de gado bovino e cavalar, do fogo de artifício, dos cantares ao desafio, da majestosa procissão, aos espectáculos musicais de artistas dos nossos tempos, as Festas da Cidade e Gualterianas honram o Santo que lhes dá o nome e os homens, que as foram concebendo e lhes deram forma.

Inserida no Programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2007 que decorrem entre 3 e 6 de Agosto na cidade de Guimarães, realiza-se mais uma Corrida de Toiros no próximo sábado dia 4 pelas 21:30 Horas, com os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Paulo Jorge Ferreira e Patrícia Pelen. Participam o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e do Grupo de Forcados Académicos de Elvas. A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense abrilhanta musicalmente esta Corrida - a 15ª na presente época para esta formação.

Natural de Elvas, Joaquim Bastinhas fez a sua primeira apresentação pública em Fevereiro de 1969, no Campo Pequeno, com apenas 13 anos de idade. O seu percurso enquanto cavaleiro tauromático dispensa apresentações. Do seu currículo, constam inúmeros prémios;
Paulo Jorge Ferreira nasceu em 1982 tendo feito a sua primeira apresentação em público em 2000, na Azambuja. Do currículo deste jovem já constam inúmeros troféus: Triunfador da 1ª Novilhada das Ramagens em Almeirim 2001; Troféu Revelação da Temporada Jornal "Farpas" 2001; Triunfador da Corrida da Alternativa TV Norte 2002; Troféu Revelação da Temporada em Setúbal 2002 e Troféu Triunfador da Feira de Valverde del Camino (Espanha) 2005;
De origem francesa, Patrícia Pelen iniciou a actividade enquanto cavaleira aos cinco anos de idade, sob os conselhos do pai Gérald Pelen, criador de cavalos. Fez a sua primeiro apresentação em 1994, no dia 12 de Maio. Desde essa altura tem participado em diversas actividades tauromáquicas por toda a Europa.

A tradicional Procissão de São Gualter sairá à rua no Domingo dia 5 Agosto pelas 17 Horas. Destaque-se a presença da Banda do Samouco, que integrará este que é considerado um dos pontos altos nas festividades da cidade de Guimarães.

Fique em sintonia com este blog, já que vários elementos da equipa http://bandadosamouco.blogspot.com irão estar em reportagem na cidade-berço.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.