domingo, 29 de julho de 2007

[Crónica] Corrida à Portuguesa em Setúbal

Crónica por Ana Sofia Oliveira:

Inserida nas festividades da cidade, teve lugar este sábado na Praça de Toiros Carlos Relvas em Setúbal, uma Corrida de Toiros à Portuguesa.

Nesta corrida foram lidados toiros de Francisco Luís Caldeira para os cavaleiros Tito Semedo, Francisco Cortes, Marco José, Filipe Gonçalves, Gilberto Filipe e Duarte Pinto. Os Forcados Amadores da Moita, Montijo e Setúbal efectuaram as respectivas pegas. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, sob regência do Sr. Luís Lemos, assegurou a componente musical deste espectáculo.

1º Toiro - Tito Semedo
Lide: "Nerva" - Solo de Valter Vila Cova
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragon"
Com o cavalo a negar-se às ordens do cavaleiro, os compridos não começaram da melhor forma para Tito Semedo. Após câmbio de cavalo, o jovem teve dificuldades em assumir o comando da lide, não conseguindo entrar da melhor forma no terreno do seu oponente. Foi já mais próximo do final que o cavaleiro conseguiu cravar os melhores ferros, culminando a sua lide com um violino de bom efeito.
Após duas reuniões deficientes na cara do toiro, o Grupo de Forcados Amadores da Moita consumou a sua sorte ao terceiro intento, numa pega que resultou um pouco frouxa. Num ataque final de bravura, destaque-se o rabejador que mesmo colhido não desistiu, arrancando palmas bem audíveis da assistência.
Volta de agradecimentos resumida a uma ida ao centro da arena por parte do cavaleiro e forcado;

2º Toiro - Francisco Cortes
Lide: "Paquito Chocolatero"
Volta de Agradecimentos: "Jesulín de Ubrique"
Demonstrador de grande classe em toda a sua lide, este jovem cavaleiro começou com 2 bons compridos. Após mudança de cavalo, concretixou uma lide tranquila, plena de segurança, culminando-a com um ferro de palmo muito bem executado.
Apesar do toiro não seguir a sua trajectória normal já com o forcado encaixado na cara do seu oponente, os Forcados Amadores do Montijo concretizaram a sua sorte à primeira tentativa, sem problemas de maior;

3º Toiro - Marco José
Lide: "Torero Cale" - Solo de Paulo Pancadas na 1ª Voz e Rúben Supelos na 2ª Voz
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Este cavaleiro protagonizou uma das melhores lides da noite. Começando com 2 belos compridos, foi já montado no segundo cavalo que este jovem concretizou ferros extremamente bem colocados. Após pedido insistente do público, finalizou a sua prestação com excelente violino, executado de forma exemplar.
Os forcados Amadores de Setúbal consumaram a sua sorte ao primeiro intento, numa pega espectacular: destaque-se a garra do forcado na cara do toiro, assim como a ajuda por parte do grupo;

4º Toiro - Gilberto Filipe
Lide: "España Cañi" - Solo de Rúben Supelos
Volta de Agradecimentos: "El Gato Montez"
Após sofrer uma aparatosa colhida imediatamente após a cravagem do seu primeiro comprido, o jovem cavaleiro concentrou-se arrancando para numa lide de qualidade, na qual concretizou ferros de belo efeito, destacando-se na execução dos curtos.
Amadores da Moita com a sua sorte concretizada à primeira tentativa, numa pega vistosa e plena de garra;

5º Toiro - Filipe Gonçalves
Lide: "Gracia Española" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "La Entrada"
Após o 1º ferro falhado, o jovem cavaleiro coloca o seu 1º comprido, contudo sem conseguir evitar o contacto com o seu oponente. Volta a falhar 2 ferros para cravar com dificuldade os 2 compridos seguintes. Após câmbio de cavalo, crava 2 curtos de excelente nota. Já ao som do pasodoble "Gracia Española", executa um par de curtos com muita garra, demonstrando o seu melhor toureio aos presentes. Conclui a sua prestação com um violino e um ferro de palmo, ambos executados de forma eficaz. Em resumo, este jovem demonstrou grandes oscilações na sua lide, fruto de alguma insegurança na arena.
Forcados Amadores do Montijo muito bem, com reunião a ser consumanda com sucesso à primeira tentativa. Destaque-se a garra do forcado na cara do toiro que mesmo com os 1º e 2º ajudas a serem varridos se manteve encaixado, proporcionando uma das melhores pegas da noite;

6º e último Toiro - Duarte Pinto
Lide: "La Puerta Grande"
Volta de Agradecimentos: "Ayamonte"
O jovem praticante cravou dois belos ferros compridos, fazendo prever uma boa lide. Nos curtos, apresentou-se seguro cravando ferros de qualidade, sempre no terreno do seu oponente. Uma noite que se revelou tranquila e de bom toureio para este jovem.
Forcados Amadores de Setúbal concretizaram a sua sorte ao primeiro intento, apesar das dificuldades do forcado da cara na hora na reunião com o seu oponente. Pega difícil mas bem concretizada.

O http://bandadosamouco.blogspot.com partilha de seguida com os seus leitores parte do espectáculo onde a sua banda de música participou. Apresenta-se de seguida parte do solo do pasodoble "Torero Cale", com o músico Paulo Pancadas a interpretar o solo na 1ª voz, ocorrido na lide do 3º Toiro da noite.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.