terça-feira, 24 de julho de 2007

[Antevisão] Corrida dos Triunfadores no Campo Pequeno

Indo ao encontro das preferências do público, o cartel da corrida da próxima 5ª Feira dia 26 de Julho é composto exclusivamente por artistas que esta temporada já triunfaram no Campo Pequeno. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegura a componente musical desta corrida de toiros mista. Pode consultar as crónicas que o http://bandadosamouco.blogspot.com tem editado ao longo desta época, clicando nos links abaixo indicados para cada um dos intervenientes neste espectáculo.

O cavaleiro João Salgueiro triunfou espectacularmente na IX Grande Corrida TVI no dia 12 Julho com um toureio arrebatador, pleno de garra e emoção, em que dar a vantagem ao toiro foi a tónica das suas duas actuações. Os ferros citados de praça-a-praça, o toureio frontal, as ajustadas reuniões ao estribo e as saídas limpas das sortes fizeram com que os espectadores se rendessem, à classe de João Salgueiro, que confirmou assim o grande êxito que obteve no Campo Pequeno no dia 17 de Maio, data em que actuou pela primeira vez em público o seu filho, João Salgueiro da Costa, hoje seu único alternante.

João Salgueiro da Costa - o representante da quinta geração de cavaleiros tauromáquicos da família Salgueiro - é uma das maiores revelações do toureio equestre das últimas temporadas. O seu gesto de tourear pela primeira vez em público no Campo Pequeno, e logo numa corrida televisionada, foi por muitos aficionados considerado uma insensatez, mas João Salgueiro da Costa encarou com a maior serenidade esse desafio e venceu-o, numa afirmação categórica de intuição, maturidade e classe, que a todos surpreendeu. Foi também a capacidade de correr riscos que levou a empresa do Campo Pequeno a apostar na juventude de Salgueiro da Costa, que demonstrou cabalmente poder vir a ser figura do toureio a cavalo.

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor regressa ao Campo Pequeno depois do êxito aqui alcançado a 17 de Maio. Grupo da maior tradição e prestígio, encontra-se numa fase de grande estabilidade artística, cimentada no alto nível dos seus valores individuais e na grande coesão, do ponto de vista técnico e de camaradagem, entre todos os elementos que o constituem.

Triunfador em 2006 e, como tal, detentor do “Galardão Campo Pequeno”, o matador de toiros José Luís Gonçalves mostrou, na Corrida de 4 de Maio, integrada na primeira feira taurina de Lisboa, que atravessa o melhor momento da sua carreira. Nessa noite alternou com as duas maiores figuras mundiais do toureio, Enrique Ponce e Julián López “El Juli”. Profundidade, temple e estética é o triângulo sobre o qual se baseia a sua concepção do toureio, que hoje em dia reflecte a maturidade de um artista que, de ano para ano, tem vindo a depurar a sua arte. José Luís Gonçalves é, para já, um dos matadores mais artistas da história do toureio em Portugal.

Após um magnífico triunfo no passado dia 5 de Julho em que Eduardo Gallo reafirmou a sua vontade de ser figura do toureio, o matador espanhol volta ao Campo Pequeno. Nessa noite, o público valorizou a entrega do artista para superar as dificuldades que os toiros lhe levantaram. À base de muita técnica, submeteu os toiros ao poderio do seu jogo de pulso, aguentou-lhes a aspereza das investidas, estirou-se em belas tandas quer pela esquerda, quer pela direita, terminando as faenas recreando-se com passes e adornos do melhor gosto toureiro. Pela forma como o público o acarinhou, Eduardo Gallo é já um toureiro com lugar especial no coração dos aficionados portugueses.

Em plano de triunfo vem também ao Campo Pequeno a ganadaria de São Torcato. Já na temporada de 2006, os toiros de S. Torcato proporcionaram grandes momentos no Campo Pequeno e, logo no dia 7 de Janeiro de 2007, na Aula Prática do concurso “À procura de novos toureiros”, esta ganadaria enviou ao Campo Pequeno nove bezerras de excelente qualidade. O efectivo actual a ganadaria de S. Torcato é oriundo de Cabral Ascensão e Oliveiras Irmãos. A ganadaria tem como data de antiguidade 13 de Junho de 2006, em Nisa.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.