quarta-feira, 8 de agosto de 2007

[Antevisão - Campo Pequeno] Corrida de Gala à Antiga Portuguesa - RTP 50 Anos

Na próxima quinta-feira dia 9 de Agosto pelas 21h30, o Campo Pequeno receberá um Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, integrada na comemoração dos 50 anos da RTP.

O cartel é composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Moura Caetano e João Ribeiro Telles. Nos forcados teremos os Amadores de Santarém, Lisboa e Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Pedro Graciosa, José Luís Gomes e Tiago Ribeiro. Serão lidados 6 toiros da ganadaria Ponto Barreiros. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense terá a seu cargo a componente musical deste espectáculo.

Esta será a primeira corrida de Gala à Antiga Portuguesa que se realiza no Campo Pequeno após a sua reinauguração e será precedida pelo cortejo histórico evocativo das Touradas Reais.
No século XVIII, sobretudo no reinado de D. João V, as Touradas Reais atingiram um fausto até então nunca visto. É esse fausto que se evoca na corrida "RTP 50 Anos" através de um cortejo histórico em que desfilarão pela arena do Campo Pequeno a generalidade dos intervenientes neste tipo de funções.
Vestidos à época, apresentar-se-ão o Neto, símbolo da autoridade na arena, os Pajens do Neto, em número de seis, os oito Charameleiros e o Timbaleiro, que constituem o Bando (espécie de arautos, anunciadores da Tourada), os doze Porta-Estandartes das casas nobres cujos representantes participavam na Tourada, os seis Pajens dos Cavaleiros e os dois coches com os seis cavaleiros.
A entrada dos coches na arena é, porventura, o momento culminante do cortejo, pela grandiosidade que o cenário atinge. A figuração por cada coche é constituída por um Cocheiro, um Moço de Tábua, dois Alabardeiros e dois Porta-Guias da parelha de tiro. Atrás dos coches seguem, os cavalos de combate, cobertos por telizes de veludo bordado, conduzidos à mão pelos respectivos Porta-Guias. Recolhido o cortejo, o Neto manda entrar na arena a "Azémola das Farpas", que transporta a ferragem que será usada na "Tourada".
Conduzida à mão pelos forcados, a sua entrada em cena constitui um momento sempre hilariante. Depois da saída da "Azémola das Farpas", o Neto recebe do Director de Corrida as chaves do touril e vai entregá-las ao chefe dos curros. Retira-se o Neto e dá-se início às cortesias ao uso contemporâneo.

A RTP1 transmite em directo este espectáculo a partir das 21 Horas.
Uma grande noite de arte e emoção rigorosamente a não perder.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.