sexta-feira, 24 de agosto de 2007

[Crónica] Concurso de Pegas no Campo Pequeno

Crónica por Pedro Rodelo, cronista tauromáquico http://bandadosamouco.blogspot.com/;
Fotos por João Silva, repórter fotográfico http://naturales.blogspot.com/:

A noite de verão que se fez sentir no centro da capital portuguesa ajudou ao serão agradável de toiros que ocorreu esta 5ª feira na Catedral do Toureio em Portugal. Para além de um cartel bastante diversificado, este espectáculo trouxe um outro motivo de interesse: o concurso de Pegas entre os Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Amadores de São Manços e Amadores das Caldas da Rainha. A componente musical foi assegurada pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.
Nas cortesias, respeitou-se um minuto de silêncio em memória do Sr. Francisco Plirú, bandarilheiro natural da cidade do Montijo falecido esta quarta-feira.

1º Toiro - Sergio Domínguez
Lide: Gracia Española (Solo de Miguel Silva)
Volta de Agradecimentos: La Entrada
Perante o primeiro exemplar da Herdade Cunhal Patrício Herdeiros com 508Kg, o jovem rejoneador espanhol começou com um par de compridos com cravagem correcta. Já na ferragem curta e apoiado pelo público, Domínguez arrancou para uma lide limpa, com ferros concretizados de forma eficaz. Confirmou de forma brilhante a sua alternativa.
Os Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete consumaram a sua sorte ao terceiro intento. Na cara, Adriano Nunes bem no momento da reunião, conseguindo uma pega de bom efeito. O http://bandadosamouco.blogspot.com/ registou este momento. Veja aqui o vídeo desta pega;

2º Toiro - Manuel Jorge de Oliveira
Lide: Opera Flamenca (Solo de Pedro Carvalho)
Volta de Agradecimentos: Andújar

Manuel Jorge de Oliveira comemorou esta noite 30 anos de alternativa. Enfrentando um exemplar de 520Kg, começou com um excelente par de compridos. Perante um toiro com temperamento, avançou para uma lide muito agradável nos curtos, cravando ferros de excelente nível que empolgaram o público presente.
Forcados Amadores de São Manços em excelente registo numa pega concretizada à primeira tentativa. Pedro Oliveira na cara do seu oponente seguro do princípio ao fim, com vários ajudas a serem sacudidos da rota do toiro. Veja aqui o vídeo desta pega;

3º Toiro - José Manuel Duarte
Lide: Torero Cale (Solo de Paulo Pancadas na 1ª Voz e José Fontes na 2ª Voz)
Volta de Agradecimentos: Mi Huelva
O cavaleiro escalabitano deparou-se com um exemplar de 571kg na arena, dando início à sua lide com ferragem comprida executada de forma excelente. Não se fixando e adiantando-se sempre à montada, o toiro mostrou-se com sentido. O cavaleiro entendeu isso mesmo da melhor forma, proporcionando curtos ao seu melhor nível. Rematou a sua lide com um ferro de palmo cravado de forma exemplar.
Forcados Amadores das Caldas da Rainha com pega consumada ao primeiro intento. Forcado na cara com uma boa ajuda por parte do restante grupo. Veja aqui o vídeo desta pega;

No intervalo foi feita a homenagem aos 30 anos de alternativa do Cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira, na presença de várias figuras notáveis do toureio.

4º Toiro - Francisco Núncio
Lide: España Cañi (Solo de Pedro Carvalho)
Volta de Agradecimentos: Campanera
Este cavaleiro alfacinha soube tirar o melhor partido do toiro: na ferragem comprida esteve irrepreensível; nos curtos, jogando no terreno do seu oponente conseguiu ferros de excelente efeito, conseguindo desta forma uma lide repleta de brilho.
Aposento do Barrete Verde selou a sua sorte ao segundo intento, com João Cabrita a fechar-se bem na cara do toiro.

5º Toiro - Gastón Santos
Lide: Nerva (Solo de Fábio Cruz)
Volta de Agradecimentos: Paquito Chocolatero
Após ter consumado a sua alternativa no passado dia 19 de Julho no Campo Pequeno (veja a crónica aqui), o jovem cavaleiro mexicano regressa à catedral lisboeta determinado a vencer. Perante um exemplar de 588kg, Gastón esteve razoável na ferragem comprida. Após câmbio de cavalo, decidiu procurar a sua sorte no terreno do seu oponente, conseguindo cravar curtos de forma eficaz, empolgando de forma crescente o público. Nota de grande relevo para o último dos curtos cravados.
Forcados Amadores de São Manços com pega concretizada à primeira tentativa, com encaixe bem concretizado do forcado na cara do toiro e papel deficiente dos ajudas.

6º e último Toiro - Francisco Palha
Lide: Olé Manuel dos Santos (Solo de Pedro Carvalho)
Volta de Agradecimentos: La Puerta Grande
O jovem Vilafranquense começou a sua lide com compridos repletos de estilo e eficácia. Nos curtos e com o público a puxar pelo cavaleiro arrancou para uma lide de altíssimo nível, com ferragem executada com muita garra e de forma excelente.
Forcados Amadores das Caldas da Rainha consumaram a sua sorte ao primeiro intento, com Francisco Rebelo de Andrade na cara do toiro a conseguir uma boa pega, encaixado na cara do seu oponente com segurança.

No final do espectáculo, já com todos os intervenientes na arena foi anunciado a pega vencedora. O prémio para a melhor pega foi atribuído aos Forcados Amadores de São Manços pela sorte consumada no segundo toiro da noite, com o forcado Pedro Oliveira na cara. O próprio recebeu o troféu:
O http://bandadosamouco.blogspot.com/ disponibiliza-lhe aqui o vídeo da pega vencedora deste concurso.

O http://bandadosamouco.blogspot.com/ disponibiliza-lhe de seguida o pasodoble "Mi Huelva" em vídeo, executado esta noite na volta de agradecimentos do cavaleiro José Manuel Duarte. Para ver e ouvir é só clicar em baixo:

Dia 30 de Agosto pelas 21:30, mais um grandioso espectáculo na catedral do toureio nacional: Corrida de Toiros do 101º Aniversário do Sporting Clube Portugal (veja o cartel aqui). Venha ver e sentir a festa brava ao vivo na renovada Monumental Praça de Toiros do Campo Pequeno.

1 comentários:

Anónimo disse...

Um bem haja para o Samouco e em especial da sua banda. Filmem as pegas, que é sempre interessante... aliás, o vosso blog e a página do youtube é a única maneira de um aficionado em Macau poder ver a festa.
Sorte!
De um aficionado pelas terras do oriente....

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.