sexta-feira, 3 de agosto de 2007

[Crónica] A Juventude em Competição no Campo Pequeno

Crónica por Pedro Rodelo:

A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, em serviço na primeira nocturna de Agosto na Praça de Toiros do Campo Pequeno em Lisboa, testemunhou um bom espectáculo de Toiros onde se mostraram quatro nomes da nova geração de valores no toureio equestre lusitano: Sónia Matias, Ana Batista, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Manuel Lupi, lidando impoenentes exemplares da ganadaria Sommer d’Andrade. O Real Grupo de Forcados Amadores de Moura e o Grupo de Forcados Amadores de Évora marcaram igualmente presença neste espectáculo.

No início das cortesias foi guardado um minuto de silêncio pelo antigo empresário tauromáquico da Praça de Toiros do Campo Pequeno Mário Caniço, recentemente falecido.

1º Toiro - Ana Batista e Sónia Matias
Lide: Por decisão do Director da Corrida, não foi interpretado nenhum pasodoble nesta lide.
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragón"
Sónia e Ana, as duas mulheres responsáveis por inovarem no panorama do toureio equestre português desde que tomaram alternativa no ano 2000 mostraram um bonita sintonia na arena. Começaram com dois belos bales de compridos, cravados com grande estilo e eficácia. Após ambas trocarem de cavalo, Sónia falha o primeiro ferro mas é prontamente aplaudida pelo público em sinal de apoio, tendo-se redimido nos seguintes, todos eles bem executados; Ana Batista conseguiu cravar curtos de razoável efeito, numa lide onde o Director da Corrida entendeu não dar permissão para a Banda de Música tocar.
Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneados pelo cabo José Pedro Rosado em bom registo, com forcado na cara a encaixar bem no seu oponente, concretizando uma pega de belo efeito ao primeiro intento.

2º Toiro - Manuel Lupi
Lide: "Torero Cale" (Solo de Fábio Cruz na 1ª voz e Ricardo Alves na 2ª Voz)
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Manuel Ribeiro Telles Bastos foi o cavaleiro a entrar em praça para lidar o segundo da noite, exemplar que deu entrada na arena com problemas na perna esquerda, tendo-se sido ordenada a sua recolha de imediato.
Manuel Lupi avançou para uma entrada confiante perante o seu oponente, cravando um belo primeiro par de compridos. Já nos curtos, o jovem praticante - bem dentro do terreno do seu oponente - executou ferros repletos de brilho. Boa nota para o jovem cavaleiro.
Real Grupo de Forcados de Moura, capitaneados pelo cabo Pedro Garcia Acabado bem ao segundo intento, concretizando uma pega de excelente efeito.

3º Toiro - Manuel Ribeiro Telles Bastos
Lide: "España Cañi" (Solo de Fábio Cruz)
Volta de Agradecimentos: "El Gato Montéz"
O Jovem cavaleiro começou da melhor forma nos compridos, cravando ferros bem concretizados. Já nos curtos continuou em alta, concretizando ferros de excelente efeito, onde se destaca o último ferro a palmo executado de forma sublime, no qual o público retribuiu sonoramente, manifestando enorme agrado.
Amadores de Évora bem ao primeiro intento, numa pega onde o forcado da cara se encaixou da melhor forma na cara do toiro.

4º Toiro - Sónia Matias
Lide: "Nerva" (Solo de Valter Vila Cova).
Volta de Agradecimentos: "Jesulin de Ubrique"
Começou bem a cavaleira nos compridos, bom ferros a variar entre o razoável e o excelente. Nos curtos e já com o público a pedir para a banda tocar, Sónia embala para um final de lide pleno de brilho, onde o seu estilo e espectacularidade estiveram bem patentes. Finalizou com um ferro de palmo de excelente nível. Nota positiva para a jovem Cavaleira.
Real Grupo de Forcados Amadores de Moura selaram a sua sorte ao primeiro intento, com o forcado na cara do toiro a resistir perante vários ajudas derrubados. Sem dúvida, uma das melhores pegas da noite.

5º Toiro - Ana Batista
Lide: "Gracia Española" (Solo de Paulo Pancadas)
Volta de Agradecimentos: "Mi Huelva"
Ana Batista começou confiante com compridos encaixados com segurança. Após câmbio de cavelo, a jovem cavaleira regressou decidida a carimbar uma grande lide, conseguindo-o arriscando sempre no terreno do seu oponente com curtos que suscitaram aplausos fortes das bancadas. Nota alta para a jovem Cavaleira.
Forcados de Évora no seu melhor com pega à primeira, segura com o forcado na cara do toiro e derrube de vários ajudas.

6º Toiro - Manuel Ribeiro Telles Bastos e Manuel Lupi
Lide: "Olé Manuel dos Santos" (Solo de Pedro Carvalho)
Volta de Agradecimentos: "La Puerta Grande"
Antes do toiro na arena, os cavaleiros já a cavalo cumprimentaram as cavaleiras na trincheira.
A lide conjunta começou com compridos de Telles Bastos seguidos de compridos de Lupi, todos executados de forma excelente. Nos curtos, os dois cavaleiros estiveram sempre em sintonia, sobrevalorizando a qualidade da lide no derradeiro toiro, cravando curtos muito bem executados. Ficou apenas a saber a pouco um ultimo e merecido par de ferros que, mesmo com o pedido do público acabou por não ser autorizado. Nota elevada para ambos os cavaleiros, adivinhando-se um futuro promissor na arte do toureio a cavalo para cada um deles.
Forcados de Moura ao segundo intento, mesmo com cruzamento deficiente entre forcado e oponente concretizaram uma pega de excelente nota, despedindo-se este Real Grupo de Forcados da melhor forma na sua estreia na renovada Monumental Praça de Toiros do Campo Pequeno.

Apresentamos de seguida vídeos relativos a 3 momentos ocorridos neste espectáculo:

1 - Banda do Samouco - Pasodoble "El Gato Montez":

2 - Grupo de Forcados Amadores de Évora:
(pega executada no 5º Toiro da Noite, lidado por Ana Batista)

3 - Real Grupo de Forcados Amadores de Moura:
(pega executada no 4º Toiro da Noite, lidado por Sónia Matias)

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.