domingo, 5 de agosto de 2007

[Guimarães 2007] 4ª Grandiosa Corrida de Toiros Nocturna

Ana Sofia Oliveira assina mais uma crónica tauromáquica, desta feita a partir da cidade de Guimarães:

Acabou há minutos a 4ª Grandiosa Corrida de Toiros Nocturna na Praça de Toiros Ricardo Chibanga, situada no parque das hortas na cidade-berço.
Com lotação esgotada, esta Corrida foi abrilhantada pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Brito Paes (em substituição de Patrícia Pelen) e o jovem Gaston Santos (em lugar de Paulo Jorge Ferreira), assim como pelos grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Pelos Académicos de Elvas. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense foi a escolhida para abrilhantar musicalmente este espectáculo.

1º Toiro - Joaquim Bastinhas
Lide: Por decisão do Director da Corrida, a Banda de Música não tocou na lide deste cavaleiro;
Volta de agradecimentos: Cavaleiro e Forcado não se dirigiram à arena.
Joaquim Bastinhas preparava-se para uma lide de triunfo na corrida das Festas da cidade de Guimarães. Começando com um bom ferro comprido arrancou aplausos da assistência. Despois do 1º ferro, o toiro fechou-se nas tábuas, desinteressando-se completamente do cavalo. Depois de várias por parte do cavaleiro para levar o toiro para o centro da arena, só com a ajuda do bandarilheiro conseguiu cravar 3 ferros curtos. Joaquim Bastinhas não teve sorte no 1º toiro que lhe calhou.
Forcados Amadores de Lisboa com pega consumada à segunda tentativa, com grande esforço por parte do grupo.
Não houve volta à arena.

2º - António Brito Paes
Lide: "Paquito Chocolatero"
Volta de Agradecimentos: "Los Miuras"
Com um exemplar gravito da ganadaria Vila Galé, António Brito Paes não fazendo uma lide deslumbrante conseguiu satisfazer o público que encheu por completo a praça. Cravando 2 ferros compridos muito bem executados, foi ao som do imponente pasodoble "Paquito Chocolatero" que o cavaleiro conseguiu tirar o toiro das tábuas, cravando os ferros de melhor qualidade. Este jovem cavaleiro mostrou grande classe e arte.
Forcados Académicos de Elvas peagram o toiro ao segundo intento, numa pega vistosa com destaque para o forcado da cara que demonstrou enorme garra.

3 - Gastón Santos
Lide: "Torero Cale" - Solos de Pedro Carvalho na 1ª voz e José Fontes na 2ª voz
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Gastón Santos, um dos melhores da noite na arena, levou ao rubro a assistência. Com ferros compridos muito bem colocados, entrou nos terrenos do seu oponente sem medo, entregando-se completamente à faena. Nos curtos, os ferros foram cravados com grande segurança. A pedido do público, o cavaleiro cravou mais dois ferros, um deles de palmo, ambos bem executados. Gastón mostrou-se assim no seu único toiro da noite no seu melhor.
Amadores de Lisboa com pega executada à primeira tentativa. Apesar da força do toiro e da má reunião do forcado, o mesmo segurou-se bem não saindo da cara. Pega muito aplaudida.

4 - Joaquim Bastinhas
Lide: "España Cañi" - Solo de Pedro Carvalho
Volta de Agradecimentos: Idem, a pedido do cavaleiro
Ao seu melhor nível, Bastinhas conseguiu empolgar a assistência, com ferros executados de forma exemplar. Rematou a sua lide com um par de bandarilhas ao estilo que já nos habituou. Despediu-se com chave de ouro na praça de Guimarães.
Académicos de Elvas muito bem a primeira tentativa, com forcado da cara segurando muito bem o seu oponente no momento da reunião.

5 - António Brito Paes
Lide: "Nerva" - Solo de Valter Vila Cova
Volta de Agradecimentos: "Mi Huelva"
O jovem cavaleiro começou confiante nos compridos, seguindo a sua lide em grande estilo, concretizando ferros que suscitaram aplausos bem audíveis da numerosa assistência. Nota alta para o jovem cavaleiro.
Pega conjunta feita pelos dois grupos de forcados, com um elementos dos Amadores de Lisboa na cara. Ao terceiro intento concretizaram-na de forma razoável, com o toiro a conseguir levar todos os forcados às tábuas, repleto de bravura.
No final da corrida, todos os membros da organização da mesma, cavaleiros, forcados, ganaderos e um representante da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense dirigiram-se ao centro da arena, concluindo uma noite agradável de toiros na cidade de Guimarães, repleta de aficionados.

Ainda sobre esta Corrida de Toiros, o Http://bandadosamouco.blogspot.com partilha com os seus leitores o pasodoble "Chiclanera", executado na volta de agradecimentos do Cavaleiro Gaston Santos:

Ocorre neste momento um magnífico espectáculo de fogo de artifício no largo República do Brasil, contornado por uma das principais artérias do centro da cidade e a escassas centenas de metros do local onde se situa a mais antiga das 7 maravilhas de Portugal. Aconselhamos vivamente a todos os nossos leitores uma visita às Festas Gualterianas, pois estas acolhem múltiplos motivos de interesse, não só por ocasião das festas da cidade mas também pelo facto da cidade de Guimarães ser bastante rica em pólos de atracção cultural, reforçado ainda mais pela nomeação para Capital Europeia da Cultura no próximo ano de 2012.
Acerca desta noite, destacamos toda a animação que se vive nas principais artérias da cidade,assim como a excelente iluminação durante aquela que está a ser uma excelente noite de verão, onde milhares de visitantes se deslocaram à cidade berço.

O http://bandadosamouco.blogspot.com tomou conhecimento nesta mesma noite de um projecto de WebTV desenvolvido na cidade de Guimarães que merece aqui destaque: www.gmrtv.pt é um projecto on-line que iniciou as suas emissões há pouco mais de um mês e cujo principal objectivo passa por promover a imagem de Guimarães, a sua região, cultura e costumes, numa parceria estabelecida com o Município vimaranense. Aceda aqui ao excerto em vídeo onde a gmrtv.pt entrevista Joaquim Bastinhas e... Manuel Cajuda, treinador do Vitória de Guimarães.

1 comentários:

Anónimo disse...

Não sou amigo de touradas mas seguios na procissão do nosso Santo.Boa músicalidade e sonoridade para o acto. Espero-os para 2008 para continuarem a fazer-nos companhia com a vossa bopa música.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.