sexta-feira, 31 de agosto de 2007

[Crónica] Corrida do 101º Aniversário do Sporting Clube de Portugal

Crónica por Pedro Rodelo, cronista tauromáquico http://bandadosamouco.blogspot.com/;
Fotos por João Silva, repórter fotográfico http://naturales.blogspot.com/:

Com lotação praticamente esgotada, a praça de toiros do Campo Pequeno encheu-se de brilho e beleza e para uma noite de fortes emoções na comemoração do 101º aniversário do Sporting Clube Portugal.

Com toiros pertencentes à ganadaria da Herdade de Pégoras, os cavaleiros Joaquim Bastinhas, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles Jr. bem como os forcados amadores de Lisboa, Coruche e Portalegre, capitaneados respectivamente pelos cabos José Luís Gomes, Amorim Ribeiro Lopes e Fernando Coelho marcaram presença na catedral do toureio nacional. Sob orientação do Maestro Sérgio Oliveira, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense encarregou-se da componente musical deste espectáculo.

A anteceder a corrida propriamente dita, teve lugar ao espectáculo de fados "Quatro Cantos", com os fadistas António Pinto Basto, Maria Armanda, Teresa Tapadas e José da Câmara. Este quarteto interpretou temas populares alusivos às Marchas Populares de Lisboa, assim como temas dos fadistas Carlos do Carmo, Rodrigo, entre outros.
Seguiu-se o espectáculo tauromáquico:

1º Toiro - Joaquim Bastinhas
Lide: España Cañi - Solo de Pedro Carvalho
Volta de Agradecimentos: España Cañi (a pedido do cavaleiro) - Solo de Pedro Carvalho

3 Semanas após a Corrida de Gala à antiga Portuguesa - RTP 50 Anos, Joaquim Bastinhas voltou ao Campo Pequeno ao seu melhor nível. No seu primeiro toiro, o cavaleiro imprimiu a energia que lhe é habitual à lide. Com sortes bem preparadas e sempre com uma enorme comunicação entre o cavaleiro de Elvas e o público, este conseguiu uma lide sem reparos de maior, rematada com o típico par de Bandarilhas "à Bastinhas".
Grupo de Forcados Amadores de Lisboa com a sua sorte consumada ao terceiro intento, com forcado na cara do toiro a fechar-se bem. O http://bandadosamouco.blogspot.com registou este momento - veja esta pega aqui.

2º Toiro - João Moura Jr.
Lide: Nerva - Solo de Valter Vila Cova
Volta de Agradecimentos: Los Miúras

Depois de ter tomado a alternativa no dia 3 de Maio deste ano e ter estado presente na 2ª Grande Corrida Jornal 24 Horas no dia 5 de Julho, este jovem cavaleiro voltou ao Campo Pequeno pela 3ª vez nesta temporada decidido a vencer. Irrepreensível na ferragem comprida, foi já nos curtos que levou a assistência ao rubro, concluído uma lide limpa com um ferro de palmo cravado de forma brilhante.
Forcados Amadores de Coruche bem ao primeiro intento, com sorte consumada em segurança. Veja esta pega aqui.

3º Toiro - João Ribeiro Telles Jr.
Lide: Gracia Española - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: Paco Ojeda

Dapois de ter encantado os aficionados que esgotaram o Campo Pequeno e os que seguiram a sua actuação pela TV na Corrida de Gala à antiga Portuguesa - RTP 50 Anos do passado dia 9 de Agosto, este jovem praticante - perante o seu primeiro toiro - entrou seguro na arena. A cravagem nos compridos foi executada sem reparos. Já nos curtos, o jovem conseguiu empolgar a assistência, com ferros executados de forma exemplar. Despediu-se com um violino e um ferro de palmo de excelente nota, levando os espectadores ao rubro.
Forcados Amadores de Portalegre francamente mal, com uma sequência em contínuo de 7 pegas falhadas. Perante o desagrado bem audível da assistência e ordem do Director da Corrida, este grupo abandonou a arena no seu primeiro toiro sem conseguir consumar a sua sorte.

4º Toiro - Joaquim Bastinhas
Lide: Torero Cale - Solo de Miguel Silva
Volta de Agradecimentos: Al Litri
O cavaleiro começou com a ferragem comprida cravada de forma correcta. Curtos eficazes perante um toiro que criou algumas dificuldades, com oscilações na forma de investir. Bom registo no final, no seu já tradicional par de bandarilhas "à Bastinhas". Continua intacta a sua capacidade de conquistar multidões, que se rendem ao cavaleiro, ininterruptamente, há um quarto de século.
Grupo de Forcados alfacinha a consumar a pega à 3ª tentativa, com algumas dificuldades tanto no encaixe do forcado na cara do seu oponente como nos ajudas.

5º Toiro - João Moura Jr.
Lide: Recuerdos - Solo de Pedro Carvalho
Volta de Agradecimentos: Ayamonte
Moura Jr. entrou confiante na arena para concretizar ferros compridos de belo efeito. Na ferragem curta, o jovem esteve irrepreensível levando ao rubro a assistência, a qual foi acompanhando a banda com entusiasmo. Mediante uma atmosfera fantástica, o jovem concluiu a sua lide com um magnífico ferro curto.
Grupo ribatejano de Forcados a concretizar a sua sorte ao 1º intento, numa pega segura.

6º Toiro - João Ribeiro Telles Jr.
Lide: "Vitor Ribeiro" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "La Puerta Grande"
O jovem praticante entrou concentrado, cravando compridos sem reparos. Entendendo o jogo do seu oponente, cravou curtos em sortes frontais. Com o público a acompanhar a Banda de Música, arrancou para um final de lide fantástico cravando uma série de ferros violinos de forma extraordinária.
Forcados de Portalegre a redimirem-se da má prestação na pega anterior: a destreza e determinação do forcado na cara no toiro com bom auxílio por parte dos ajudas construiram uma das melhores pegas da noite. Veja esta pega aqui.

Como habitualmente, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense finalizou o espectáculo com a interpretação do Hino Nacional, numa atmosfera repleta de energia que fez vibrar os presentes na Catedral do Toureio em Portugal.
Uma grande corrida que certamente não defraudou os milhares de espectadores que decidiram passar o serão de uma noite de verão em pleno centro da capital lisboeta, contribuindo para uma noite de ambiente fantástico na renovada monumental lisboeta.

Apresentamos de seguida dois excertos relativos à prestação da Banda do Samouco neste espectáculo.
1 - Pasodoble "Vítor Ribeiro"
Solistas - Paulo Pancadas na 1ª Voz e José Fontes na 2ª Voz:

2 - Padosoble "Ayamonte":
De salientar que a Banda do Samouco apresenta-se precisamente na cidade espanhola que dá nome a este último pasodoble dentro de escassos dias. O http://bandadosamouco.blogspot.com vai estar em terras andaluzas para lhe contar tudo o que importa saber acerca das "Fiestas de las Angustias" - Edição 2007, numa cobertura especial e inédita.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.