quinta-feira, 24 de julho de 2008

[Antevisão] Guimarães: Banda do Samouco nas Festas da Cidade e Gualterianas 2008

Guimarães, como todo o Minho, é palco de festas populares que têm lugar principalmente no Verão. As Gualterianas são as Festas maiores em toda a região e na edição de 2008 decorrem entre os dias 1 e 4 de Agosto.

Desde cedo que as gentes vimaranenses consagraram São Gualter como Santo, em reconhecimento da sua simplicidade e entrega e das inúmeras curas operadas aos enfermos que, em desespero, o procuravam. O Santo de devoção popular continua a ser honrado e perpetuado nas já centenárias Festas da Cidade e Gualterianas.

Desde 1906, com interregnos que dificuldades excepcionais bem justificam, as Festas da Cidade e Gualterianas mantêm a sua vitalidade e constituem uma importante atracção festiva de todo o Minho. No primeiro fim-de-semana de Agosto, vimaranenses e forasteiros marcam encontro em Guimarães para, em golfadas de alegria, cor e movimento, emprestarem à cidade uma ainda maior garridice. Em ambiente de festa, ora profana, ora cristã, multidões acorrem a Guimarães para participarem nas diferentes iniciativas que as festas lhes oferecem e que a organização quer vivas e atractivas.

Associando a tradição da batalha das flores, do cortejo do linho, da Marcha Gualteriana, do concurso de gado bovino e cavalar, do fogo de artifício, dos cantares ao desafio, da majestosa procissão, aos espectáculos musicais de artistas dos nossos tempos, as Festas da Cidade e Gualterianas honram o Santo que lhes dá o nome e os homens, que as foram concebendo e lhes deram forma.

Com 2 intervenções no Programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2008, a Banda do Samouco começará por actuar num concerto inédito que terá lugar Sábado dia 2 pelas 22 Horas no coreto do Jardim da Alameda, em pleno centro da cidade-berço. Domingo dia 3 às 18 Horas terá lugar a tradicional Corrida de Toiros onde estarão em praça os cavaleiros Rui Salvador, António Brito Paes e Tomás Pinto. O prestigiado Grupo de Forcados de Montemor assegurará as 6 pegas da noite, num espectáculo abrilhantado musicalmente pela formação samouquense.

Vai valer a pena ficar em sintonia com este blog, já que vários elementos da equipa do serviço http://bandadosamouco.blogspot.com irão estar em reportagem na cidade-berço no primeiro fim de semana do mês de Agosto.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.