domingo, 27 de julho de 2008

[FotoVídeoReport] Corrida à Portuguesa na Praça Carlos Relvas, Setúbal

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:
A Monumental Praça de Toiros Carlos Relvas em Setúbal recebeu uma grandiosa corrida à portuguesa, a qual aconteceu no primeiro dia da Feira de Santiago que a capital sadina recebe até ao próximo dia 10 de Agosto.

Perante mais de meia casa actuaram os cavaleiros Rui Salvador, Sónia Matias e Gilberto Filipe para 6 toiros da ganadaria de Jorge Mendes, com os Amadores de Montemor e de Setúbal a assegurar as pegas da noite. Sob orientação do Maestro Sérgio Oliveira, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense teve a seu cargo a componente musical deste espectáculo.

Rui Salvador iniciou a noite com uma lide morna na qual mostrou alguns detalhes interessantes. Ao som de “Torero Cale”, destacou-se nos dois últimos ferros curtos onde tirou máximo partido do seu oponente. No seu segundo toiro, o cavaleiro de Tomar teve uma lide esforçada na qual se teve que se aplicar a fundo. Culminou a sua actuação com dois curtos impossíveis “à Salvador”.

Sónia Matias apresentou-se em Setúbal vinda do Campo Pequeno na última quinta-feira, numa noite em que esteve menos inspirada. Começou por ser alvo de uma forte colhida no segundo comprido do seu primeiro toiro, felizmente sem consequências de maior. Já recomposta do susto, arrancou para uma lide de menos a mais onde, acarinhada pelo público, demonstrou toda a sua garra. No quinto exemplar da noite teve uma lide regular em que sobressaíram alguns bons pormenores.

Gilberto Filipe foi protagonista de alguns dos melhores momentos da noite. No seu 1º toiro mostrou maturidade em praça, onde compreendeu da melhor forma o jogo do seu oponente, protagonizando a melhor lide da corrida com o “Cabanão” – um dos seus mais recentes cavalos – estando em muito bom nível. No derradeiro da noite, o ginete da Atalaia voltou a estar bem, tendo protagonizado ao som do pasodoble “Nerva” mais uma boa lide na presente temporada, mantendo o elevado nível no seu toureio.

Foram apresentados 6 touros da Divisa de Jorge Mendes que, ainda que bem apresentados, mostraram comportamento algo manso em praça.

A respeito da forcadagem, os Amadores de Montemor selaram as suas sortes à 1ª e 2ª tentativas, tentando sem êxito no 5º da noite pegar à cernelha logo no arranque, tendo no final resultado uma pega fosca já com numerosos elementos em praça. Veja em seguida as pegas no 1º e 3º toiros desta formação alentejana:

Por sua vez, os Amadores de Setúbal concretizaram as suas pegas ao 2º, 1º e 1º intentos respectivamente. Pode ver em seguida os melhores momentos protagonizados pelos forcados da terra:
O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta agora 2 vídeos com excertos da actuação da sua Banda de Música esta noite na capital sadina:
- "España Cañi" (Solo a cargo de Fábio Cruz no decorrer do 1º Toiro de Gilberto Filipe):
- "Banda do Samouco" (Solo a cargo de Pedro Carvalho no decorrer do 2º Toiro de Rui Salvador) + "Olé Chamaco":
Mais notícias sobre tauromaquia a todo o momento: fique em sintonia com o blog da Banda do Samouco.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.