domingo, 2 de setembro de 2007

[Antevisão] Campo Pequeno - 3 Gerações em Competição

A competição entre cavaleiros de três gerações constitui o “prato-forte” da corrida da próxima quinta-feira dia 6 no Campo Pequeno.
Em praça vão estar os cavaleiros João Moura, Vítor ribeiro e Francisco Palha, bem como os grupos de forcados amadores de Santarém e Montemor, sendo lidados toiros José Lupi.

Desde que em 1974 se apresentou no Campo pequeno, com 14 anos de idade, João Moura começou a construir uma carreira ímpar no panorama taurino equestre mundial, guindando-se ao plano de figura maior entre as maiores figuras do toureio de todos os tempos. Após trinta e três anos de actividade e com milhares de toiros toureados, Moura continua a mostrar a sua raça, alternando com todos os cavaleiros da sua geração e, como na corrida desta noite, confrontando-se com os representantes das novas gerações que, com créditos firmados, buscam a consolidação das suas carreiras e os que agora despontam, cheios de qualidades e ambição.

A 13 de Julho de 2006, mercê de uma actuação triunfal, Vítor Ribeiro tornou-se no primeiro cavaleiro a sair em ombros do renovado Campo Pequeno. As qualidades artísticas que já então lhe eram apontadas, estão presentemente mais amadurecidas, em resultado de um trabalho continuado de aperfeiçoamento da condição das suas montadas, da sua própria percepção das características de cada toiro que lhe cabe lidar e da escolha do cavalo com melhores condições para o efeito. A sua presença é indispensável nas grandes feiras de Portugal, sendo, paralelamente, cada vez mais solicitado para actuar em arenas espanholas e francesas.

Na sua segunda apresentação no Campo Pequeno na presente temporada, a 23 de Agosto, Francisco Palha mostrou uma marcada evolução técnica e artística que justificam a sua presença no cartaz desta corrida.
Apresentou-se firme e sereno ante um toiro com idade e peso, que não facilitou, mas que o cavaleiro entendeu na perfeição permitindo-lhe arrebatar as mais fortes ovações da noite e ser considerado, por muitos dos aficionados e pela crítica, como o triunfador da corrida. Tem porte de cavaleiro da escola clássica, a sua equitação é segura e o seu desempenho ao longo da temporada, creditam-no como um valor dos mais sérios da nova geração de cavaleiros.
O Grupo de Forcados Amadores de Santarém, capitaneado por Pedro Graciosa, é o mais antigo de Portugal e foi o percursor do modelo amador nos Grupos de Forcados, facto relevante pelo pioneirismo e pelo estabelecimento de um conjunto de valores importantes como a amizade, serviço, paciência, generosidade e respeito pelos mais velhos. Com a criação e perpetuação do modelo amador, a pega guindou-se à categoria de sorte do toureio, merecedora de estilização e codificação, pelo estabelecimento de regras precisas quanto à forma de pegar, à farda dos forcados, aos terrenos, às vantagens ao toiro, ao cite, recuo e reunião, que concretizam esta portuguesíssima arte.

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor estreia-se nesta corrida, como cabo no Campo Pequeno, José Maria Cortes, que no passado dia 2 de Setembro assumiu estas funções na corrida realizada em Montemor-o-Novo, sucedendo assim a Rodrigo Vacas de Carvalho, cabo desde 1997. José Maria Cortes é filho de João Cortes, um dos forcados mais prestigiados da longa da história deste grupo fundado em 1939. No passado 27 de Julho, no Campo Pequeno pôs à prova todo o seu valor ao realizar uma pega emocionante e com risco acrescido, por o toiro ter dado uma “vuelta de campana” com o forcado enganchado na córnea.

Alguns factos do historial da ganadaria José Lupi: Em 1956, Emílio Ortuño “Junillano” adquiriu ao Marquês de Deleitosa a ganadaria que resultou da divisão da de Lamamié de Clairac. Paralelamente, adquiriu o ferro e a antiguidade de Manolo Escudero e Arturo Sanchez, vendendo posteriormente a José Samuel Lupi, através da Sociedade Agrícola de Rio Frio, no ano de 1968. José Lupi apenas manteve o ferro e antiguidade, substituindo as reses de Fermín Bohorquez, puro encaste Urquijo, o qual mantém na actualidade, introduzindo nalguns lotes sementais de Oliveiras Irmãos e Gutierrez Lorenzo.

A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense estará durante toda esta semana em Espanha, em serviço nas "Fiestas de las Angustias" na cidade de Ayamonte. Mesmo com a redação deste blog em terras andaluzas, o compromisso assumido pelo http://bandadosamouco.blogspot.com em trazer até aos seus leitores todas as informações relativas aos espectáculos tauromáquicos na Catedral do Toureio em Portugal mantém-se.

Na próxima 5ª feira dia 6 de Agosto visite o Campo Pequeno e não perca este excelente espectáculo tauromáquico a partir das 22 Horas na renovada praça lisboeta.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.