segunda-feira, 24 de setembro de 2007

[Antevisão] Campo Pequeno - Grande Corrida de Toiros à Portuguesa "Nova Gente"

Os cavaleiros Rui Salvador, João Salgueiro e João Moura Caetano actuam quinta-feira, dia 27, na praça de toiros do Campo Pequeno, para lidarem um curro de Ernesto de Castro.
Pegam os grupos de forcados amadores do Aposento da Moita e do Aposento da Chamusca capitaneados, respectivamente, por Tiago Ribeiro e Tiago Prestes.
A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurará a componente musical neste serão tauromáquico.

Rui Salvador, cavaleiro com 23 anos de alternativa, (Campo Pequeno, 9 de Agosto de 1984) construiu uma carreira notável, com uma forte imagem de marca baseada na raça e no querer.
Se nos primeiros anos de profissional fez levantar o público das bancadas com os seus incríveis ferros a quiebro, hoje em dia o seu toureio é mais repousado, ganhando em temple e profundidade, permanecendo, contudo, inalterada a determinação com que enfrenta cada toiro, no profundo respeito por um público que lhe tem sido fiel ao longo de um quarto de século.

João Salgueiro descende da que é, porventura, a mais antiga dinastia de cavaleiros tauromáquicos portugueses.
Um antepassado seu, D. João da Costa, alanceou toiros no Terreiro do Paço (Lisboa), nas festas do casamento de D. Catarina de Bragança com Carlos II de Inglaterra.
Como equitador e como toureiro, João Salgueiro reflecte no seu estilo as profundas influências recebidas de seu avô, o Dr. Fernando Salgueiro, uma das maiores figuras do toureio de meados do século XX e de seu pai, Fernando Andrade Salgueiro que alternou, nos anos sessenta e setenta, com as maiores figuras de Portugal e Espanha.

João Moura Caetano Foi o primeiro cavaleiro a tomar alternativa no renovado Campo Pequeno (8 de Junho de 2006).
É um artista que consolida, de dia para dia, a sua posição entre a nova geração de cavaleiros tauromáquicos.
Trabalho e rigor têm sido as linhas de força segundo as quais tem vindo a desenvolver a sua trajectória ascendente, em arenas de Portugal e Espanha. Largos milhares de espectadores testemunharam o seu bom momento, através da transmissão televisiva da corrida de Gala à Antiga Portuguesa realizada a 9 de Agosto no Campo Pequeno, na qual registou um grande triunfo.

“Nascido da necessidade de manter vivo um sentimento que adivinhava perder-se” (A. M. Morais, in “A Praça de Toiros de Lisboa ? Campo Pequeno”, 1992) o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita do Ribatejo formou-se no ano conturbado de 1975.
Com uma ascensão meteórica no contexto tauromáquico português, cedo se impôs também a nível internacional.
Classe, valentia, coesão são três palavras que definem o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, pelo qual, em 32 anos de actividade têm passado nomes que em muito prestigiam a arte tão portuguesa de pegar toiros.

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca estreou-se oficialmente a 29 de Julho de 1984, em Nave de Haver.
O êxito então obtido foi determinante para a continuidade e desenvolvimento do grupo, por cujas fileiras já passaram, em 27 anos de actividade, várias dezenas de jovens de todas as camadas sociais.
Baluarte na angariação de novos aficionados e, naturalmente, também de novos forcados, o grupo tem permitindo aos jovens que o integram viajar através do mundo do toiro, exaltando as suas capacidades de auto domínio, bravura e sofrimento.

Ernesto Louro Fernandes de Castro fundou a sua própria ganadaria em 1955, através de vacas Soler e sementais de Oliveiras Irmãos, verificando-se a estreia cinco anos depois (Elvas, 21 de Setembro de 1960).
Entretanto, em 1964, adquire o direito ao ferro de Faustino da Gama, entrando para a Unión de Criadores de Toros de Lídia e, no ano seguinte, substitui todo o efectivo anterior por vacas e sementais comprados a Atanásio Fernandez Iglésias (Tamarón-Conde de la Corte), encaste que se mantém na actualidade.

Mais um grande espectáculo a não perder na Catedral do Toureio em Portugal na próxima 5ªFeira pelas 22 Horas. Venha até à Praça de Toiros do Campo Pequeno ver ao vivo esta grande corrida de toiros!

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.