domingo, 16 de setembro de 2007

[Ayamonte 2007] A Banda do Samouco fora de serviço

Em serviço ou fora dele, a Banda do Samouco é um conjunto de pessoas fortemente unidas com um gosto comum: fazer música.

Desde cedo que no seio da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se foi construindo um ambiente acolhedor entre todos os que se deslocam ou passam pela cidade de Ayamonte durante as Festas das Angústias, sejam eles músicos, amigos ou acompanhantes.

Fruto da experiência que é saber que as atenções têm que estar constantemente focadas nos músicos, factores como o apoio permanente nos serviços, a alimentação, os horários, etc. não são descorados. Estas exigências obrigam a uma coordenação bastante rigorosa por parte da vasta equipa de apoio.

Levar a Banda do Samouco até terras andaluzas é uma operação extraordinariamente complexa. A preparação de toda a logística incluindo bagagem, instrumentos, fardamentos, material de cozinha, alimentação, etc. para largas dezenas de músicos tem início várias semanas antes. Se adicionarmos o sobrecarregado mapa de serviços que a Banda do Samouco tem cumprido nesta época de 2007, resta-nos deixar aqui uma palavra de especial apreço a todos os elementos da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e ajudantes, que sem o esforço dos quais nada teria sido possível.

Um dos pilares mais importantes para todos os músicos em Ayamonte é a alimentação. Conscientes disso desde a primeira hora, a direcção desta casa portou-se ao mais alto nível. O http://bandadosamouco.blogspot.com deixa aqui uma palavra de apreço à srª Maria do Carmo Gonçalves e à srª Paula Belides, cozinheiras responsáveis pelas belas refeições servidas ao longo dos 6 dias: nem mesmo as fabulosas sobremesas faltaram!

Em momentos de maior descontracção, músicos, maestro, directores, acompanhantes e amigos da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense convivem em igual plano e de forma uniforme, resultando daí uma grande interacção entre todos. O resultado é um ambiente de convívio único, só possível em Ayamonte numa banda como a do Samouco.

Várias dezenas de samouqueiros em férias na região decidiram aparecer nos serviços e/ou fora dos mesmos para saudar a Banda da sua terra. O momento que a seguir apresentamos foi registado no sábado à noite (já com 5 dias de serviços acumulados), precisamente na véspera do regresso a Portugal e no sítio onde a Banda de Música ficou alojada. Nesta altura, cerca de centena e meia de pessoas ligadas à Banda do Samouco marcaram presença no recinto. O Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Dr. Luís Franco e o Vereador do pelouro da Cultura Dr. Paulo Machado também estiveram presentes.

É com orgulho e autoridade que se pode afirmar que a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense defendeu em todas as frentes, com esforço e máxima responsabilidade o bom nome da instituição, da vila do Samouco e do concelho onde se insere. E assim há-de continuar durante a presente temporada, a próxima e muitas mais. Ninguém pára a Banda do Samouco!

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto sim representa o verdadeiro espirito de familia e amizade que existe nesta casa.
Viva a banda do Samouco!!

Anónimo disse...

Assim se vê como nós banda do samouco vivemos Ayamonte.
E é por isso que ninguém se esquesse de Ayamonte e dizem para o ano quero voltar com voces. Força banda do Samouco únicos e grandes mas bem grandes.

Anónimo disse...

Venho por este meio felicitar a Banda do Samouco pelo magnifico trabalho que tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos. Pelo que tenho visto no blog mais uma vez estão de parabéns pelo óptimo desempenho em Ayamonte.
Um bem haja a todos e um enorme abraço deste que não vos esquece.

Do vosso conterrâneo que não esquece a sua terra - a vila do Samouco,

Hélder Pereira - São Miguel, Açores

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.