sexta-feira, 28 de setembro de 2007

[Crónica] Campo Pequeno - Grandiosa Corrida de Toiros "Nova Gente"

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:

Aconteceu numa noite de Outono ainda com algum sabor a Verão um espectáculo tauromáquico constituído por um cartel de excelência. Perante quase meia casa, a Praça de Toiros do Campo Pequeno recebeu a edição 2007 da Corrida "Nova Gente", numa corrida repleta de emoção... e algo atribulada.

Após as tradicionais cortesias ao som do já famoso "Campo Pequeno", arrancou Rui Salvador para uma boa lide: apesar de ter concretizado bons ferros, não conseguiu rasgar para a emoção no primeiro exemplar da ganadaria Fernandes de Castro; perante um segundo toiro inicialmente complicado, este viria a revelar problemas na pata direita a meio da lide não permitindo concluir a mesma, para descontentamento evidente do cavaleiro alfacinha que não conseguiu mostrar o seu melhor toureio esta noite;

João Salgueiro no primeiro toiro começou com ferros cravados de praça a praça, com garra e de forma correcta. Já ao som de "Torero Cale" conseguiu entusiasmar o público, embalando para um lide de bom nível onde o entendimento em praça com o seu oponente foi bastante razoável; No seu segundo toiro saiu-lhe em sorte um exemplar complicado: com alguns dos ferros a não lhe sairem da melhor forma, o cavaleiro concretizou a última cravagem - um ferro de palmo - tendo aliviado de forma deficiente, deixando que o cavalo fosse apanhado pelo toiro. Visivelmente enfurecido, Salgueiro saltou abandonando o cavalo na arena e enfrentou o toiro metendo-se diante dele. Com alguns dribles conseguiu fintar as investidas do seu oponente, até que quando recua de olhos no toiro é apanhado e projectado no ar, caindo de forma violenta e sendo atingido por uma das patas, ficando inanimado. Perante o inesperado, a confusão e algum pânico instalou-se em plena arena com o cavaleiro imobilizado no chão, sendo segundos depois recolhido pela equipa médica presente na praça. Viria a aparecer dentro de tábuas no final do último toiro, mostrando não ter passado de um susto a sua atitude arrojada. Esta sua aparição durante a volta de agradecimentos do último toiro de João Moura Caetano e a tradicional passagem final de porta-a-porta pela arena gerou reacções variadas do público, todas elas bem audíveis. João Salgueiro já foi capaz de melhor esta época. A título de exemplo, refira-se a corrida no Campo Pequeno onde foi feita a apresentação em público do seu filho João Salgueiro da Costa no passado dia 17 de Maio, onde actuou ao seu melhor nível.
Aceda à foto-reportagem que o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com preparou conjuntamente com o serviço informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica, pela objectiva de João Silva aqui.

Por último João Moura Caetano: teve uma lide muito razoável no seu primeiro toiro: começou em esforço perante um exemplar algo manso em praça, mas ao trocar de cavalo e já ao som de "Gracia Española" o jovem natural de Monforte soltou-se, conseguindo tirar partido da bravura do seu oponente com ferros de boa nota; no derradeiro da noite, Moura Caetano mostrou todo o seu brilho perante um oponente que correspondeu, com concretização consecutiva e ritmada de ferros muito bem conseguidos, levando o público a manifestar-se de forma bastante efusiva e a pedir um último ferro. Fechou aquela que foi a melhor lide da noite com um ferro de palmo executado de forma excelente, levando ao rubro a assistência. Em noite inspirada, nota alta para este jovem de 23 anos.
Nas pegas o Grupo de Forcados do Aposento da Moita correspondeu: com sortes consumadas à 1ª por Nuno Inácio, à 1ª por Hugo Mineiro e à 2ª por Nuno Carvalho "Mata". O grupo capitaneado pelo cabo Tiago Ribeiro conseguiu fazer frente aos fortes derrotes com que consecutivamente foi sacudido.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com disponibiliza em seguida a 1ª pega da noite, executada com Nuno Inácio na cara do toiro no primeiro de Rui Salvador:

Já o Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca pegou apenas por duas ocasiões esta noite, derivado à retirada prematura do segundo toiro de Rui Salvador. Por norma a corresponder, este grupo capitaneado por Tiago Prestes concretizou um par de pegas de grande garra respectivamente à 3ª por António Dias e 1ª por João Vinagre, perante exemplares em praça algo complicados.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com disponibiliza em seguida a 4ª pega da noite, executada por António Dias no segundo toiro de João Salgueiro:

Quanto a excertos em vídeo da Banda de Música, o http://bandadosamouco.blogspot.com reserva surpresas para o dia mundial da Música, que se celebra na próxima segunda-feira, dia 1 de Outubro. Excepcionalmente, reportamos a atenção dos nossos estimados leitores para esse dia, onde vão haver surpresas musicais em vídeo e não só.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.