quinta-feira, 13 de setembro de 2007

[Antevisão] Juan Bautista estreia-se no Campo Pequeno

O matador de toiros francês Juan Bautista estreia-se quinta-feira, dia 20, no Campo Pequeno, alternando com o português Luís Vital "Procuna", na lide de quatro toiros da ganadaria Vinhas.
Do cartel fazem também parte os cavaleiros Luís Rouxinol e Ana Batista que lidarão três toiros da ganadaria dos Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva. As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, capitaneados por Vasco Pinto. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense abrilhanta musicalmente esta grande corrida de toiros.

Juan Bautista, nasceu na cidade francesa de Arles, onde tomou a alternativa de matador de toiros a 11 de Setembro de 1999. É descendente de uma família com fortes tradições taurinas, tanto campo ganadero e empresarial, como no toureio, dado que seu pai, Luc Jalabert chegou a tomar a alternativa de cavaleiro tauromáquico no Campo Pequeno, em Setembro de 1980.
Nas cerca de 40 corridas já toureadas esta temporada, cortou perto de 44 orelhas e dois rabos. A 22 de Maio, em Madrid, na Corrida da Imprensa, teve uma actuação épica, sob chuva torrencial, cortando uma orelha. Além de Madrid, Bilbao, San Sebastián de los Reyes, Vitória, Dax, Beacaire, Mont-de Marsan, Eauze, entre outras, foram arenas de onde saiu em triunfo, pretendendo agora que o Campo Pequeno se inscreva na lista das suas praças emblemáticas.

Luís Vital "Procuna" conseguiu, a 29 de Agosto, em Barrancos exercer legalmente, no seu país, a profissão de matador de toiros. Cortou uma orelha e foi passeado em ombros. Antes de tomar a alternativa (Almendralejo 15 de Agosto de 2003) já havia ganho dois importantes prémios instituídos pela Real Maestranza de Caballería (Sevilha) e cortado orelhas em Madrid e um pouco por toda a Espanha e França taurina. Radicado em Salamanca desde o início da temporada, está em negociações para regressar à Venezuela, onde também já triunfou, bem como para se apresentar no Peru e no Equador.

Luís Rouxinol é, hoje em dia um dos cavaleiros mais respeitados pelos aficionados, mercê da sua total entrega ao toureio a cavalo desde a mais tenra idade, pois iniciou a sua actividade aos 8 anos. Imprime grande alegria às lides, sem transigir com os princípios considerados básicos da "Arte de Marialva". Equitador muito sólido e partidário do toureio frontal tem nos pares de bandarilhas a duas mãos uma das sortes que executa com maior agrado do público. Na temporada de 2006 abriu a porta grande do Campo Pequeno e ganhou o Galardão para o melhor cavaleiro da temporada de Lisboa.

Ana Batista, em temporada de notável afirmação artística, vem ao Campo Pequeno naquele que será, provavelmente o melhor momento da sua carreira. À versatilidade da sua forma de interpretar o toureio a cavalo, ao bom gosto do seu sentido de lide, e ao vincado profissionalismo que caracteriza a sua postura em praça, juntou esta temporada uma inovação: os pares de bandarilhas a duas mãos, sorte tão do agrado do público pela destreza e conhecimento dos terrenos que exige aos seus praticantes. O Campo Pequeno constitui uma praça marcante na sua trajectória artística.

O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete confiou o seu comando, desde o passado mês de Junho, a Vasco Pinto, forcado descendeste de um família com grande prestígio não só no grupo, como no contexto nacional dos forcados. As gentes de Alcochete têm pelo Forcado um verdadeiro culto, cimentado ao longo de décadas de interacção da sua juventude com o meio em que está inserido, caracterizado pela grande afición ao toiro e ao cavalo. Pelo Grupo de forcados Amadores de Alcochete passaram já grandes nomes da forcadagem, que elevaram bem alto o seu nome em arenas de Portugal, Espanha e França.

A ganadaria de Paulino da Cunha e Silva, fundada em 1873 pelo Comendador Paulino da Cunha e Silva, estreou-se em Lisboa a 21 de Outubro de 1884, sendo formada exclusivamente por toiros e vacas de raça portuguesa, procedentes de Gaspar Gomes do Anjos (antes Rafael Calado), efectivo que foi extinto em 1942 e substituído por vacas de João Torres Vaz Freire e sementais do Dr. António Silva, a que se juntaram, ao longo dos anos, vários sementais de David Ribeiro Telles. O seu encaste actual é Soler-Pinto Barreiros.
A ganadaria de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas foi fundada em 1946 pelos irmãos Manuel e Mário Vinhas, com vacas e sementais de Pinto Barreiros e aumentada com reses de Ignácio Vazquez de Pablo (1953). Em 1964 adquirem o direito ao ferro espanhol da Casa Palmela que era pertença de Sommer d’Andrade. Modificam o ferro e substituem todo o efectivo por vacas e sementais de Joaquín Buendia Peña – puro encaste Santa Coloma. Desde 1992, novos sementais de Los Caminos, Buendía e Ana Romero têm "refrescado" a ganadaria. Antiguidade: 19 de Setembro de 1950 (Setúbal).

Mais um grande espectáculo a não perder na Catedral do Toureio em Portugal na próxima 5ªFeira. Venha até ao Campo Pequeno ver ao vivo esta grande corrida de toiros!

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.